SACRÁRIO: NINGUÉM MAIS SABE O QUE É O SACRÁRIO


EVANGELHO – Jo 6, 51-58

Naquele tempo: disse Jesus às multidões dos judeus: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”. Os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
nesta grande festa do Corpus Christi, do Corpo de Cristo, me veio a ideia de, nos próximos dias, falar da Eucaristia, pois ela é o maior dom de Deus aqui na terra. Gostaria de começar falando do Sacrário e da sua importância.

Uma das coisas que me deixa abismado hoje é ver que as pessoas já não sabem mais o que é o Sacrário. Costumo perguntar às pessoas que entram na igreja onde Jesus está de modo especial nela. Nesta hora as respostas são as mais diferentes possíveis: no meu coração, em todo lugar, na cruz que está no altar e, praticamente nunca, dizem que é no Sacrário onde Jesus está de modo especial. Quando eu digo que o lugar especial onde está é o Sacrário, ficam com os olhos arregalados, pois não sabem o que é o Sacrário.

Pois bem, o Sacrário, cujo nome vem de sagrado, é o lugar na igreja onde ficam as hóstias consagradas, as hóstias que se tornaram no Corpo de Cristo durante a missa.

No capítulo 6 do Evangelho de São João, Jesus faz o famoso discurso eucarístico onde nos diz que nos dará a nós como alimento. Na Última Ceia, quando Jesus dirá aquelas palavras que repetimos em todas as missas, “Tomai, todos, e comei: isto é o meu Corpo que será entregue por vós”, a hóstia se transformou no seu Corpo, por isso Ele mesmo disse: “Tomai, todos, e comei: isto é o meu Corpo”. Jesus não disse: “isto se parece com o meu Corpo ou isto lembra o meu Corpo”. Não, “isto é o meu Corpo”. Na verdade, a hóstia se transformou não apenas no Corpo de Cristo, mas em Cristo, no próprio Cristo. Porém, costumamos dizer que a hóstia se transforma no Corpo de Cristo. E na Última Ceia Jesus vai dar o poder a todo sacerdote em toda missa, por seu intermédio, de fazer o mesmo, ao pronunciar as palavras da Última Ceia.

Esta verdade de fé de que Cristo está na Eucaristia ou na hóstia consagrada, como costumamos dizer, é tão decisiva que isto diferencia a fé católica de todas as outras religiões. Em nenhuma outra religião, mesmo nas cristãs como as evangélicas ou protestantes, fala-se ou vive-se desta verdade. Para nós, esta verdade, não só é clarissimamente afirmada por Cristo, como é fundamental. É fundamental poder receber o próprio Deus como alimento para a alma e é fundamental saber que Jesus Cristo, o próprio Deus está presente em todos os sacrários da terra.

São João Maria Vianney dizia que o que mais vai nos impressionar ao chegar no Céu será ver Jesus e saber que o próprio Jesus estava tão perto de nós, em todos os sacrários das igrejas, e nós não nos demos conta desta verdade. Isto me faz pensar quando, uns anos atrás, eu comecei a atender as pessoas na igreja Divino Salvador que ficava a poucos metros de uma faculdade e pensei que seria uma maravilha, pois muitos alunos passavam em frente da igreja e entrariam para rezar. Ledo engano. Ninguém, absolutamente ninguém entrava, salvo raríssimas exceções um dia ou outro. Aí pensei: se estas pessoas soubessem quem está dentro na igreja, certamente entrariam para visitá-lo ou conversar com Ele. Também pensei que um dia, provavelmente só depois de morrerem, saberão quem estava lá dentro e o que elas perderam: quem as podia consolar, ajudar, iluminar, fortalecer, encher de amor, salvar etc.

Hoje vivemos uma crise de fé enorme. Se as pessoas tivessem a fé na presença de Jesus na Eucaristia, no Sacrário, as igrejas estariam lotadas o dia inteiro. Foi o que comentou o Beato Carlo Acutis numa ocasião passando em frente a um estádio de futebol e vendo uma fila enorme para entrar no estádio. Como sua fé na Eucaristia era profunda, comentou: “como é possível que as pessoas façam fila para entrar num estádio de futebol e não façam fila para entrar na igreja?”

Lição: se Deus deve ser o centro da nossa vida, o Sacrário deve ser o centro físico da nossa vida. Todo o nosso existir deve estar voltado para o Sacrário. Os pais do Carlo Acutis queriam dar de presente para ele uma viagem à Terra Santa. Ele recusou dizendo que podia encontrar Cristo vivo nos Sacrários da cidade de Milão onde vivia e que não precisava ir até à Terra Santa. Que lugar o Sacrário tem ocupado na minha vida? Posso dizer que é o centro da minha vida? Pensemos nisso!

SACRÁRIO: NINGUÉM MAIS SABE O QUE É O SACRÁRIO

You may also like

JESUS CRISTO: SEGUI-LO, VALE A PENA
EVANGELHO - Jo 1, 35-42 Naquele tempo: João estava de novo com dois de ...
NATAL: LIÇÃO DE PUREZA
EVANGELHO - Jo 1, 43-51 Naquele tempo, Jesus resolveu partir para a ...
NATAL: LIÇÃO DE MANSIDÃO
EVANGELHO - Jo 1, 29-34 Naquele tempo: João viu Jesus aproximar-se ...
NATAL: LIÇÃO DE CUMPRIMENTO DA VONTADE DE DEUS
EVANGELHO - Jo 1, 19-28 Este foi o testemunho de João, quando os ...
SÃO JOÃO APÓSTOLO E EVANGELISTA: CRESCER NO AMOR A JESUS
EVANGELHO - Jo 20, 2-8 No primeiro dia da semana, Maria Madalena saiu ...
NATAL: PRESENÇA DE JESUS NA EUCARISTIA
EVANGELHO - Jo 1, 1-18 No princípio era a Palavra, e a Palavra estava ...
ALEGRIA: ESTAR COM DEUS, NATAL
EVANGELHO - Jo 1, 6-8.19-28 Surgiu um homem enviado por Deus; Seu nome ...
NOSSA SENHORA: FESTA DE APARECIDA, PRINCESA ISABEL
EVANGELHO - Jo 2, 1-11 Naquele tempo: Houve um casamento em Caná da ...
SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL: TRÊS GRANDES ARCANJOS
EVANGELHO - Jo 1, 47-51 Naquele tempo, Jesus viu Natanael que vinha ...
NOSSA SENHORA: NOSSA SENHORA DAS DORES, LÁGRIMAS
EVANGELHO - Jo 19, 25-27 Naquele tempo: Perto da cruz de Jesus, ...

Page 1 of 14

Rolar para o topo