PAZ: PEDIR AO ESPÍRITO SANTO


EVANGELHO – Jo 17, 20-26

Naquele tempo, Jesus levantou os olhos ao céu e disse: Pai Santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra, para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. Eu dei-lhes glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste.
Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
O Evangelho de hoje traz as últimas palavras de Jesus na “Oração sacerdotal” e na Última Ceia. Hoje Jesus pede a unidade, que todos sejamos um, assim como Pai estás em mim e eu em ti. A unidade é sinal de paz, assim como a divisão é sinal de guerra. Estamos a poucos dias da festa de Pentecostes, a festa da vinda do Espírito Santo aos Apóstolos marcando o início da Igreja. O Espírito Santo vindo à terra trará inúmeros dons: a paz, o fogo do amor, seus sete dons (sabedoria, entendimento, conselho, ciência, piedade, fortaleza e temor de Deus), a graça que será comunicada principalmente através dos sacramentos etc. Gostaria de falar nos próximos dias do dom da paz, da paz interior, que é uma das maiores aspirações humanas.

Quantas pessoas quando eu pergunto o que querem pedir ao lhes dar uma bênção, elas me dizem: Padre Paulo quero a paz, a paz interior.

De fato, a paz é um grande bem. É uma maravilha quando estamos em paz. E como conseguir este bem? Em primeiro lugar, pedindo ao Espírito Santo, que apareceu em forma de pomba quando Jesus foi batizado no rio Jordão. E a pomba, como sabemos, é o símbolo da paz. Um tempo atrás fiz uma oração para pedir a paz ao Espírito Santo que segue abaixo.

* * *

Querido Espírito Santo, vós que sois a fonte de toda a paz, recorro a vós para acalmar o meu coração que se encontra atribulado.

Vós que tendes consolado tantos corações, recorro a vós para encontrar o consolo e a paz. Não é à toa que Jesus chamou a vós de Consolador (Paráclito). Não é à toa que Jesus nos disse que enviaria à terra a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade (o Espírito Santo) para estar junto de nós, para fazer-nos companhia e nos dar a paz. O Espírito Santo vem à terra justamente com esta missão: ser consolo, paz, companhia para nós.

Querido Espírito Santo, confio plenamente em vós! Confio que através da vossa intercessão meu coração, que se encontra atormentado, se aquietará. Mais do que ficar pensando na minha dor, prometo recorrer a vós. Quero me colocar nos seus braços e ficar sereno(a) como uma criancinha no colo da sua mãe, do seu pai. Um filho descansa profundamente no colo dos seus pais, pois confia plenamente. Ajudai-me a confiar cada vez mais em vós e assim encontrar a paz.

Querido Espírito Santo, nunca me deixes. Eu, da minha parte, prometo recorrer a vós sem cessar. Querido Espírito Santo, fonte de toda paz, rogai por mim!

Lição: toda vez que percebermos que começamos a perder a paz, criemos o hábito de recorrer ao Espírito Santo e veremos o poder da sua intercessão.

PAZ: PEDIR AO ESPÍRITO SANTO

You may also like

JESUS CRISTO: SEGUI-LO, VALE A PENA
EVANGELHO - Jo 1, 35-42 Naquele tempo: João estava de novo com dois de ...
NATAL: LIÇÃO DE PUREZA
EVANGELHO - Jo 1, 43-51 Naquele tempo, Jesus resolveu partir para a ...
NATAL: LIÇÃO DE MANSIDÃO
EVANGELHO - Jo 1, 29-34 Naquele tempo: João viu Jesus aproximar-se ...
NATAL: LIÇÃO DE CUMPRIMENTO DA VONTADE DE DEUS
EVANGELHO - Jo 1, 19-28 Este foi o testemunho de João, quando os ...
SÃO JOÃO APÓSTOLO E EVANGELISTA: CRESCER NO AMOR A JESUS
EVANGELHO - Jo 20, 2-8 No primeiro dia da semana, Maria Madalena saiu ...
NATAL: PRESENÇA DE JESUS NA EUCARISTIA
EVANGELHO - Jo 1, 1-18 No princípio era a Palavra, e a Palavra estava ...
NATAL: E A PAZ
EVANGELHO - Lc 1, 5-25 Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um ...
ALEGRIA: ESTAR COM DEUS, NATAL
EVANGELHO - Jo 1, 6-8.19-28 Surgiu um homem enviado por Deus; Seu nome ...
NOSSA SENHORA: FESTA DE APARECIDA, PRINCESA ISABEL
EVANGELHO - Jo 2, 1-11 Naquele tempo: Houve um casamento em Caná da ...
SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL: TRÊS GRANDES ARCANJOS
EVANGELHO - Jo 1, 47-51 Naquele tempo, Jesus viu Natanael que vinha ...

Page 1 of 14

Rolar para o topo