NATAL: LIÇÃO DE MANSIDÃO

EVANGELHO – Jo 1, 29-34

Naquele tempo: João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus,
que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”. E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: “Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo”. Eu vi e dou testemunho:
Este é o Filho de Deus”!
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
outra lição que aprendemos de Jesus no seu nascimento é a lição da mansidão.

Jesus está no bercinho cheio de mansidão. Diante dos pecados dos homens, poderia vir gritando, enviando raios e trovões e, no entanto, vem como uma criancinha mansa, cheia de paz e de amor.

Jesus vem nos ensinar que é no amor e na mansidão que se conseguem as coisas, vem nos ensinar que, como nos ensinou no sermão das bem-aventuranças, os mansos possuirão a terra, conquistarão a terra.

Quando Jesus iniciar a sua vida pública, todas as suas palavras e gestos estarão inundados de uma profunda mansidão. Até mesmo quando expulsa os camelôs do Templo. Não perderá a mansidão em nenhum momento, nem sequer no alto da Cruz, sendo condenado injustamente, pela maldade tremenda dos homens.

Tenho sido uma pessoa mansa? Vivo gritando, esbravejando? Será que eu penso que isso é sinal de força? Não, não é sinal de força, mas de fraqueza, de não saber dominar as paixões para tornar-se uma máquina orgulhosa e fraca de ofender as pessoas.

Para sermos mansos, precisamos não aceitar nosso comportamento. Enquanto acharmos que é gritando que se conseguem as coisas, não vamos mudar.

Não há dúvida que o amor é exigente e é preciso ser enérgicos para ajudar as pessoas. Mas toda energia deve estar impregnada de amor e carinho.

Conseguimos as coisas com amor e através do amor. É o que o Menino Jesus nos ensina estando no presépio.

Como Jesus conseguirá que aqueles pobres apóstolos se tornassem verdadeiras colunas da Igreja? Com muito amor e explorando as qualidades boas de cada um. Também chamando a atenção com carinho dos seus defeitos. Mas o que estava por trás de tudo era o amor, um grande amor pelos seus filhos, por cada um de nós. Como bom ourives, sabe ver a pedra preciosa que está dentro de cada um de nós e vai lapidando com amor as arestas até que esta pedra vem à tona.

Jesus não pegou um porrete para lapidar a pedra. Pegou um martelo suave e uma fina talhadeira para realizar a sua obra.

A mansidão que vemos em toda a cena do presépio não pode cair em vão. Jesus está querendo nos ensinar algo. Não podemos passar batidos e ficar na superfície. Deus quer aproveitar todos os detalhes da sua vida para nos ensinar algo valioso e profundo.

Para ganharmos a mansidão, comecemos por segurar a língua. Como dizia São Josemaria, “se não é para louvar, cala-te”! É possível segurar a língua! Não é uma obra sobre-humana. O que precisamos é, além de pedir ajuda a Deus, lutar com todas as forças, sem justificar-nos.

Peçamos ao Menino-Jesus que nos ensine a conquistarmos esta virtude tão importante no relacionamento humano e que produz frutos tão valiosos.

NATAL: LIÇÃO DE MANSIDÃO

You may also like

PROVIDÊNCIA DIVINA (5): JESUS NUNCA CHEGA TARDE: FILHA DE JAIRO E LÁZARO
EVANGELHO - Jo 6, 16-21 Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao ...
PROVIDÊNCIA DIVINA (4): EXEMPLO GRÁFICO DE JESUS
EVANGELHO - Jo 6, 1-15 Naquele tempo, Jesus foi para o outro lado do ...
PROVIDÊNCIA DIVINA (3): PALAVRAS DE JESUS
EVANGELHO - Jo 3, 31-36 "Aquele que vem do alto está acima de todos. O ...
PROVIDÊNCIA DIVINA (2): DEUS É PAI (2)
EVANGELHO - Jo 3, 16-21 Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho ...
PROVIDÊNCIA DIVINA (1): DEUS É PAI (1)
EVANGELHO - Jo 3, 7b-15 Naquele tempo disse Jesus a Nicodemos: Vós ...
MISERICÓRDIA DE DEUS: FESTA DA MISERICÓRDIA
EVANGELHO - Jo 20, 19-31 Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da ...
ESPERANÇA (6): NÃO TER MEDO DE PERDER OS BENS EFÊMEROS
EVANGELHO - Jo 21, 1-14 Naquele tempo: Jesus apareceu de novo aos ...
ESPERANÇA (2): LIÇÃO DE JESUS COM MARIA MADALENA
EVANGELHO - Mt 28, 8-15 Naquele tempo: As mulheres partiram depressa ...
PÁSCOA: ESPERANÇA (1): DEUS TRANSFORMA A MORTE EM VIDA
EVANGELHO - Jo 20, 1-9 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ...
Page 1 of 19
Rolar para o topo