ESPÍRITO SANTO: DEVOÇÃO


EVANGELHO – Mc 1, 7-11

Naquele tempo, João Batista pregava dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
Penso que hoje é uma boa oportunidade para falar sobre o Espírito Santo. Há duas referências a Ele no Evangelho de hoje: São João Batista dizendo que Nosso Senhor batizará com o Espírito Santo e São João Evangelista dizendo que o Espírito Santo desceu sobre Jesus ao ser batizado.

Quem é o Espírito Santo? A terceira pessoa da Santíssima Trindade. Quem nos revelou a existência do Espírito Santo? Jesus Cristo. Antes de Jesus Cristo, não se sabia que Deus é trino. Por isso, os judeus não acreditam na Santíssima Trindade. Também os muçulmanos não acreditam, pois não consideram Jesus como Deus e menos ainda o Espírito Santo. Jesus para eles é apenas um grande profeta.

Vamos ver o que nos fala a Igreja sobre o Espírito Santo:

Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Estamos diante de um mistério, mas segundo Santo Agostinho, a gênese das três Pessoas da Santíssima Trindade se dá assim: o conhecimento do Pai de si mesmo é tão perfeito que gera a Pessoa do Filho e o Espírito Santo procede do amor perfeito entre o Pai e o Filho. E isso desde sempre, sem que ninguém seja superior aos demais. As três Pessoas são igualmente poderosas, perfeitas, eternas etc.

A distinção que se dá entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo ocorre no seio da Santíssima Trindade. Porém nas ações externas de Deus, é todo Ele que atua. Apesar disso, costumamos atribuir determinadas funções a cada uma das Três Pessoas. Assim, o Pai é o criador, o Filho o redentor e o Espírito Santo o santificador.

Então qual é a obra que se atribui especialmente ao Espírito Santo? A obra que se atribui especialmente ao Espírito Santo é a santificação das almas.

Por que se costuma figurar o Espírito Santo em forma de pomba? Costuma-se figurar o Espírito Santo em forma de pomba porque foi assim que o Espírito Santo se mostrou no batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O Espírito Santo não se mostrou outras vezes aos homens de modo visível? Sim; o Espírito Santo mostrou-se outras vezes de modo visível aos homens, principalmente no dia de Pentecostes.

Como se mostrou o Espírito Santo no dia de Pentecostes? O Espírito Santo, no dia de Pentecostes, se mostrou em línguas de fogo descendo sobre os apóstolos.

Que efeito produziu o Espírito Santo nos apóstolos? O efeito que o Espírito Santo produziu nos apóstolos foi o de enchê-los de luz, de força e de todos os seus dons, para anunciarem o Evangelho e propagarem a Igreja de Jesus Cristo.

Lição: Muitos santos costumam dizer que o Espírito Santo é o grande desconhecido. Pois se fala muito no Pai e no Filho e quase não se fala do Espírito Santo. Recorramos mais vezes a Ele pedindo sobretudo o que muitas pessoas lhe pedem: a sabedoria, luz, para guiar os nossos passos e a paz, que é um grande bem da alma. Segue no final do texto da homilia um link do meu aplicativo com várias orações ao Espírito Santo.

https://app.fecomvirtudes.com.br/oracoes/

ESPÍRITO SANTO: DEVOÇÃO

You may also like

CARIDADE (16): COMBATER O EGOÍSMO (2)
EVANGELHO - Mc 8, 14-21 Naquele tempo: Os discípulos tinham se ...
JESUS CRISTO (12): O AMOR POR ELE (1)
EVANGELHO Mc 8, 11-13 Naquele tempo: Os fariseus vieram e começaram a ...
PECADOS: PEDIR A CURA DELES MUITAS VEZES E COM TODA SIMPLICIDADE
EVANGELHO - Mc 1, 40-45 Naquele tempo: Um leproso chegou perto de ...
BÍBLIA (17): REI SAUL
EVANGELHO - Mc 8, 1-10 Naqueles dias, havia de novo uma grande ...
VIRTUDES HUMANAS (11): PACIÊNCIA (1)
EVANGELHO - Mc 7, 31-37 Naquele tempo: Jesus saiu de novo da região de ...
PLANO DA SANTIDADE (10): SANTA MISSA (2)
EVANGELHO - Mc 7, 24-30 Naquele tempo: Jesus saiu dali e foi para a ...
DOUTRINA (11): PECADO ORIGINAL (2)
EVANGELHO - Mc 7, 14-23 Naquele tempo: Jesus chamou a multidão para ...
FARISEUS: QUEM ERAM
EVANGELHO - Mc 7, 1-13 Naquele tempo: Os fariseus e alguns mestres da ...
JESUS CRISTO (11): É O PRÓPRIO DEUS (2)
EVANGELHO - Mc 6, 53-56 Naquele tempo: Tendo Jesus e seus discípulos ...
BÍBLIA (16): JUÍZES
EVANGELHO - Mc 6, 30-34 Naquele tempo: Os apóstolos reuniram-se com ...

Page 1 of 9

Rolar para o topo