BATISMO DO SENHOR: VALOR DO BATISMO

EVANGELHO – Mc 1, 7-11

Naquele tempo, João Batista pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus
: Comemoramos hoje a festa do Batismo do Senhor, esta festa que marca o encerramento do Tempo do Natal. A partir de amanhã começará o Tempo Comum que será interrompido quando começar a Quaresma, no dia de Quarta-Feira de Cinzas que, neste ano, cai no dia 14 de fevereiro.

João Batista foi o primeiro profeta que começou a batizar as pessoas. Tanto assim que perguntaram até se ele era o Messias. E o que São João Batista estava querendo ao batizá-las? Mergulhando-as na água, simbolizava o perdão dos pecados e pondo a cabeça para fora, o início de uma nova vida.

Este batismo de João foi apenas uma prefiguração do batismo que Cristo iria instituir. O batismo de João não produzia realmente o efeito desejado, o perdão dos pecados e o início de uma vida nova. Isso só acontecerá depois que Cristo morrer na cruz e nos der o poder de, através do sacramento do batismo, realmente sejamos perdoados do pecado original e passemos a ter uma vida nova.

O sacramento que será instituído por Cristo será, junto com os outros sacramentos, um canal da graça, um comunicador de dons divinos, de graças, que foram obtidas com a sua morte na cruz.

O que são os sacramentos? Os sacramentos são realidades instituídas por Cristo para nos comunicar as graças que nos obteve morrendo na Cruz. Costuma-se representar Cristo no alto da Cruz e da cruz saindo sete rios que são os sete sacramentos.

E o que é a graça?

a) por um lado, são os méritos adquiridos por Cristo santificando as suas ações e, principalmente, sofrendo toda a sua Paixão dolorosa e morrendo na cruz. Dizemos que Cristo criou um banco de graças para que a Igreja as distribua através dos sacramentos e das indulgências.

b) por outro lado, a graça é, na sua essência, uma centelha da natureza divina que de alguma maneira diviniza a nossa alma tornando-a apta a ter Deus morando dentro dela, e com isto podermos ter intimidade com Deus e a agir e pensar como Cristo.

A graça é o maior dom que um ser humano pode receber. Vale milhões e milhões de vezes mais do que todo o ouro e a prata do mundo. Na verdade, não há a menor comparação com as realidades materiais. Por exemplo, a cura de uma doença incurável, só a graça de Deus pode realizá-la. Todo o dinheiro do mundo não vale nada nesta hora.

O que é o batismo? O batismo é um sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo que tem os seguintes efeitos:

1º apaga o pecado original;
2º perdoa toda a pena, todo o dano, devido a esse pecado;
3º regenera a alma;
4º imprime na alma o caráter; o caráter é uma marca na alma; utilizando uma imagem, é a marca de Cristo, o JC, de modo tridimensional, formando como um reservatório que poderá acumular as graças;
5º eleva-nos à ordem sobrenatural tornando-nos realmente filhos de Deus; antes do batismo, a distância entre nós e Deus é tão grande que não podemos ser chamados de filhos de Deus, da mesma forma que não chamamos uma formiga de filha. Com o batismo, Deus nos eleva sobrenaturalmente a tal altura que podemos ser chamados de filhos, assim como há pessoas que chamam os cachorros de filhos, pois a distância entre nós e os cachorros já é bem mais próxima; esta elevação à ordem sobrenatural, esta elevação ao estado de filhos de Deus, é para toda a eternidade;
6º torna-nos membros da Igreja;
7º torna-nos aptos para receber os outros sacramentos.

O batismo que João realizava não produzia nenhum efeito que dissemos acima, pois ainda não comunicava a graça. Simbolizava apenas que a partir de Cristo, ele seria o sacramento que nos daria a graça inicial que apagaria o pecado original e nos tornaria filhos de Deus e porta para os outros sacramentos.

Lição: Vejam a importância do batismo! Que a festa de hoje e o entendimento do seu valor nos leve a querer que as crianças sejam batizadas o quanto antes.

BATISMO DO SENHOR: VALOR DO BATISMO

You may also like

ESPERANÇA (7): TER MEDO APENAS DE PERDER OS BENS ETERNOS
EVANGELHO - Mc 16, 9-15 Depois de ressuscitar, na madrugada do ...
MANDAMENTOS: O MANDAMENTO POR EXCELÊNCIA
EVANGELHO - Mc 12, 28b-34 Naquele tempo: Um mestre da Lei, ...
CÉU: CONSOLO PARA TODO SOFRIMENTO NA TERRA
EVANGELHO - Mc 9, 2-10 Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago ...
CARIDADE (16): COMBATER O EGOÍSMO (2)
EVANGELHO - Mc 8, 14-21 Naquele tempo: Os discípulos tinham se ...
JESUS CRISTO (12): O AMOR POR ELE (1)
EVANGELHO Mc 8, 11-13 Naquele tempo: Os fariseus vieram e começaram a ...
PECADOS: PEDIR A CURA DELES MUITAS VEZES E COM TODA SIMPLICIDADE
EVANGELHO - Mc 1, 40-45 Naquele tempo: Um leproso chegou perto de ...
BÍBLIA (17): REI SAUL
EVANGELHO - Mc 8, 1-10 Naqueles dias, havia de novo uma grande ...
VIRTUDES HUMANAS (11): PACIÊNCIA (1)
EVANGELHO - Mc 7, 31-37 Naquele tempo: Jesus saiu de novo da região de ...
PLANO DA SANTIDADE (10): SANTA MISSA (2)
EVANGELHO - Mc 7, 24-30 Naquele tempo: Jesus saiu dali e foi para a ...
DOUTRINA (11): PECADO ORIGINAL (2)
EVANGELHO - Mc 7, 14-23 Naquele tempo: Jesus chamou a multidão para ...
Page 1 of 9
Rolar para o topo