APOSTOLADO: TAREFA MAIS IMPORTANTE DA VIDA, APROXIMAR AS PESSOAS DE DEUS

EVANGELHO – Lc 5, 1-11

Naquele tempo: Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer.
Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
De acordo com o relato de São Lucas, Jesus conhecia Simão há pouco tempo. Como vimos ontem, Jesus esteve na sua casa e curou a sua sogra. Agora, Jesus está em Cafarnaum, junto ao lago de Genesaré e, para facilitar a pregação pois havia uma multidão que apertava ao seu redor, toma a liberdade de entrar no barco de Simão, e lhe pede que o afaste um pouco da costa. Simão estava cansado e desanimado porque, depois de uma noite de trabalho duro, não havia pescado nada, mas faz o que Cristo lhe pede sem reclamar.

Quando Jesus termina de falar, ainda lhe pede algo mais, algo ilógico, pois se não deu peixes durante a noite, não dará de manhã. Jesus diz: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. Simão deve ter ficado perplexo dainte destas palavras do Senhor. Provavelmente pensaria: Jesus não deve entender nada de pesca. Mas a autoridade de Jesus é tão grande e o pedido deve ter sido feito com tanta delicadeza que Pedro diz: “Senhor, vou fazer isto, só porque o Senhor está me pedindo. Senão jamais faria”. E obedece.

E vem aquela pesca milagrosa.

E São Lucas nos diz que Pedro ficou atônito, espantado, e ajoelhou-se aos pés de Jesus: Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados”.

Podemos pensar que o espanto de Simão foi apenas pela pesca milagrosa. Se fosse só isso, Simão Pedro não se ajoelharia aos pés de Jesus e não diria: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!”

Pedro nessa hora se deu conta que estava diante de Deus ou de um representante de Deus. Nós veremos que a consciência dos Apóstolos da divindade de Jesus se tornará claríssima somente depois da ressurreição de Nosso Senhor.

Em seguida Jesus disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”.

Essas são as águas profundas mencionadas por Cristo: as águas onde estão os seus filhos que precisam se converter, que precisam colocá-lo em primeiro lugar na sua vida.

Vamos tirar o propósito de colaborar com Jesus nesta tarefa que é a mais importante da nossa vida. Não existe nada mais importante do que ajudar as pessoas a se salvarem, começando por rezar por essa intenção. Quando Jesus utilizou o verbo “vir”, “Eu vim para”, Ele disse: “Eu para salvar”. Esse foi o sentido da vinda do Filho de Deus à terra.

Uma sugestão para aproximar as pessoas de Deus é espalhar esta homilia ou qualquer outra que vocês gostem. Será um poderoso instrumento de conversão, a Palavra de Deus, espalhar a Palavra de Deus.

APOSTOLADO: TAREFA MAIS IMPORTANTE DA VIDA, APROXIMAR AS PESSOAS DE DEUS

You may also like

ASCENSÃO DO SENHOR: MISSÃO DE EVANGELIZAR
EVANGELHO - Mt 28, 16-20 Naquele tempo: Os onze discípulos foram para ...
APOSTOLADO: DIFUNDIR CRISTO AOS HOMENS
EVANGELHO - Mt 2, 1-12 Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na ...
APOSTOLADO: AI DE MIM SE NÃO EVANGELIZAR!
EVANGELHO - Lc 12, 8-12 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
APOSTOLADO: COMO FAZÊ-LO (II)
EVANGELHO - Mt 10, 16-23 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
APOSTOLADO: COMO FAZÊ-LO (I)
EVANGELHO - Mt 10, 7-15 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
APOSTOLADO: SUA IMPORTÂNCIA, MUDAR O MUNDO
EVANGELHO - Mt 10, 1-7 Naquele tempo: Jesus chamou os doze discípulos ...
APOSTOLADO: NÃO TER MEDO DE DAR TESTEMUNHO DE CRISTO
EVANGELHO - Jo 15, 18-21 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
Rolar para o topo