APOSTOLADO: DIFUNDIR CRISTO AOS HOMENS

EVANGELHO – Mt 2, 1-12

Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado assim como toda a cidade de Jerusalém. Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”. Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”. Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
Como dissemos, hoje comemoramos a festa da Epifania do Senhor. O que significa a palavra Epifania? Significa “manifestação”. Então nós comemoramos hoje o dia em que Jesus se manifestou ao mundo inteiro, representado pelos magos.

Isso nos faz pensar neste desejo de Deus de que Ele seja conhecido por todas as pessoas. Antes de Jesus subir aos Céus, Ele disse: “ide por todo o mundo e pregai o Evangelho”. No prefácio da Missa de hoje, rezamos: “Revelastes, hoje, o mistério de vosso Filho como luz para iluminar todos os povos no caminho da salvação”. Cristo é a Luz do mundo, é, como Ele mesmo disse de si, o Caminho, a Verdade e a Vida.

Gosto muito desta frase de Santo Agostinho: “Criaste-nos Senhor para ti e nosso coração estará inquieto enquanto não descansar em ti”. Ou seja, todos nós fomos feitos para Deus, para Jesus e enquanto não o encontrarmos, nossa vida padecerá de um vazio, de uma falta de luz, de um caminho, da verdade plena, da vida, da felicidade verdadeira e profunda.

Muitas pessoas pensam que devemos respeitar a intimidade das pessoas e não falar nada do que acreditamos. Não há dúvida que devemos respeitar a intimidade das pessoas, mas isso não significa não falar da realidade mais importante de todas que é a existência de Deus que dá razão e sentido à nossa vida. Não é verdade que quando temos uma notícia boa queremos contá-la a todas as pessoas? Da mesma forma, se Cristo é a grande e maravilhosa notícia da nossa vida, não a contaremos aos outros? Sim, devemos respeitar a liberdade das pessoas. Cada um é livre de acreditar no que quer. Por outro lado, seria muito estranho que às pessoas que amamos não lhes contássemos o que nos faz felizes. Seria estranho que entre colegas de trabalho que estimamos, não lhes contássemos aquilo que é a maior razão da nossa alegria.

Como disse anteriormente, Cristo antes de subir aos Céus, disse aos apóstolos: “ide por todo o mundo e pregai o Evangelho”. Este encargo que lhes conferiu abrangia não só as pessoas próximas, mas a todo ser humano. E os apóstolos cumpriram este pedido de Cristo colocando inclusive em risco as suas vidas, tal a importância desta missão de dar a conhecer a Deus e os seus ensinamentos que nos tornam felizes e nos levam para o Céu. Penso que Deus não pede este encargo de falar dele a pessoas conhecidas e desconhecidas. Porém, se não falarmos dele para nossos amigos e conhecidos, claro, de uma maneira natural, com senso de oportunidade, respeitando a sua liberdade, com certeza Cristo nos dirá que Ele não era tudo para nós.

Lição: Que não tenhamos vergonha de falar de Deus, de Jesus Cristo, para as pessoas, pois foi o próprio Cristo quem nos pediu para difundir a sua Verdade que é a única que pode salvar e tornar plenamente feliz o ser humano.

APOSTOLADO: DIFUNDIR CRISTO AOS HOMENS

You may also like

SÃO BARNABÉ: SEGUIR SEU EXEMPLO
EVANGELHO - Mt 10, 7-13 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
SÃO JOSEMARIA: SUA MENSAGEM TRANSFORMADORA (8) – O QUE É A SANTIDADE
EVANGELHO - Mt 5, 1-12 Naquele tempo: Vendo Jesus as multidões, subiu ...
SANTÍSSIMA TRINDADE: AMAR CADA UMA DAS TRÊS PESSOAS
EVANGELHO - Mt 28, 16-20 Os onze discípulos foram para a Galileia, ...
NOSSA SENHORA: DOR DIANTE DO SEU FILHO MORTO
EVANGELHO - Mt 28, 1-10 Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia ...
CONFISSÃO: MELHOR PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA
EVANGELHO - Mt 26, 14-25 Naquele tempo: Um dos doze discípulos, ...
DOMINGO DE RAMOS: COMEÇA A SEMANA
EVANGELHO – Mt 26, 14 – 27,66 Hoje o Evangelho é bastante longo, pois ...
SÃO JOSÉ: NOSSO PAI, SUA SANTIDADE
EVANGELHO – Mt 1, 16.18-21.24a Jacó gerou José, o esposo de Maria, da ...
PERDÃO: CAMINHOS PARA ELE
EVANGELHO - Mt 18, 21-35 Naquele tempo: Pedro aproximou-se de Jesus e ...
SALVAÇÃO: DOLOROSO APELO DE JESUS
EVANGELHO - Mt 21, 33-43.45-46 Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos ...
Page 1 of 23
Rolar para o topo