EVANGELHO – Mt 12, 1-8
Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado.
Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer.
Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo, o que não é permitido fazer em dia de sábado!” Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome? Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma? Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. Se tivésseis compreendido o que significa: “Quero a misericórdia e não o sacrifício”, não teríeis condenado os inocentes. De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor
Jesus nos ensina no Evangelho de hoje que há uma hierarquia de valores nos seus mandamentos. No caso relatado, era dia de sábado, onde se vivia o preceito do descanso, e os discípulos estavam com fome e começam a apanhar espigas para comer. Segundo a Lei isto era considerado um trabalho e, portanto, não era permitido ser feito.
Olhar para Jesus: Como sabemos, os fariseus foram se desvirtuando do espírito da Lei e, por isso, nem sequer esta ação mínima de colher espigas para alimentar-se era permitida, por considerar isto um trabalho. Sem Deus vamos nos desvirtuando dos seus ensinamentos e o demônio fica feliz com isto.
Continuemos nossa reflexão sobre as atuações do demônio e hoje vamos falar sobre a possessão. Com relação a isto e outros tipos de atuação que chamamos extraordinária do demônio, digo que em 30 anos de sacerdócio, nunca vi uma possessão. Digo isto para vocês ficarem tranquilos, pois isto não é comum e, quando acontece, é porque se abriram portas ao demônio.
Neste sentido, gostaria de passar um vídeo do Padre Duarte Lara, um exorcista conhecido que trabalhou durante 10 anos com o famoso exorcista Gabriel Amorth. Ele vai falar de quais são estas portas e o que nos protege contra as ações extraordinárias do demônio.
* * *
Lição: Penso que estas palavras do Padre Duarte Lara nos fazem pensar bastante. Reflitamos nelas e tomemos decisões claras para estarmos bem longe das atuações extraordinárias do demônio e uma delas, como foi dito, é a confissão dos pecados. Coloquei no final do texto da homilia no meu site homilias.fecomvirtudes.com.br o vídeo completo do Padre Duarte Lara.
Vídeo completo Padre Duarte Lara:
https://www.youtube.com/watch?v=IHcRa3RE1R8