EVANGELHO – Mt 11, 28-30
Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração,
e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor
Olhar para Jesus: que tocantes são estas palavras de Jesus no Evangelho de hoje: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso”. Tantas vezes vamos procurar o descanso num remédio para dormir, numa terapia, numa poltrona de massagem para tirar a tensão no pescoço e nos ombros e nos esquecemos de buscar o descanso em Cristo. Não há dúvida que os meios humanos de encontrar descanso têm o seu valor, mas muitas vezes a raiz de todo o nosso cansaço vem da alma e quem pode acalmar a nossa alma, enchê-la de paz, é Jesus Cristo. Que saibamos nos aproximar cada vez mais de Jesus Cristo e Ele nos mostrará o caminho para serenar todas as nossas aflições.
Continuando a nossa série sobre a Santa Missa, estamos falando sobre o seu valor para vermos quanto ela é importante e não perdermos mais nenhuma Missa no domingo.
Gostaria hoje de citar algumas palavras de outros santos que nos ajudarão a ver por outros ângulos, o valor extraordinário da Missa.
Comecemos pelas palavras de São João Maria Vianney, padroeiro de todos os sacerdotes:
Se conhecêssemos o valor da Santa Missa, morreríamos de alegria (São João Maria Vianney).
Se soubéssemos o valor do Santo Sacrifício da Missa, que esforço tão grande faríamos para assisti-la (São João Maria Vianney).
A Missa é a grande devoção dos santos (São João Maria Vianney).
Como fica feliz o Anjo da Guarda quando acompanha uma pessoa que vai à Missa (São João Maria Vianney).
Não há momento mais precioso para pedir a Deus a nossa conversão do que na Santa Missa (São João Maria Vianney, Sermón sobre la Santa Misa).
A Santa Missa alegra toda a corte celestial, alivia as pobres almas do purgatório, atrai sobre a terra toda a sorte de bênçãos, e dá mais glória a Deus do que todos os mártires juntos, do que as penitências de todos os homens, do que todas as lágrimas derramadas pelos homens desde o princípio do mundo e do que tudo o que possam fazer até o final dos séculos (São João Maria Vianney).
Agradeçamos, pois, ao Divino Salvador por ter-nos deixado este meio infalível de atrair sobre nós as ondas da Divina Misericórdia (São João Maria Vianney).
Quantas almas sairiam do pecado se assistíssemos a Missa com boas disposições. Não nos estranhe, pois, que o demônio procure neste tempo sugerir-nos tantos pensamentos alheios à devoção (São João Maria Vianney).
São Bernardo:
Obtemos mais méritos assistindo a uma Santa Missa com devoção do que repartindo tudo o que temos aos pobres e passando a viver como um mendigo por toda a terra (São Bernardo).
Há na Santa Missa tantos mistérios como gotas de água no mar, como átomos de pó no ar e como anjos no céu; não sei se jamais saiu da mão do Altíssimo um mistério mais profundo (São Boaventura).
Santo Agostinho:
Assistindo a Missa com devoção, prestamos a maior das honras à Santa Humanidade de Jesus Cristo (Santo Agostinho).
Santo Tomás de Aquino:
O martírio não é nada em comparação com a Santa Missa. Pelo martírio, o homem oferece a Deus a sua vida; na Santa Missa, porém, Deus dá o seu Corpo e o seu Sangue em sacrifício para os homens. Se o homem reconhecesse devidamente esse mistério, morreria de amor (São Tomás de Aquino).
São Jerônimo:
Cada Missa que assistimos nos obtém maior grau de glória no Céu. Somos abençoados nos negócios pessoais e obtemos todas as graças que nos são necessárias (São Jerônimo).
São Francisco de Assis:
O homem deve tremer, o mundo deve vibrar, todo o Céu deve ficar profundamente comovido quando o Filho de Deus aparece no altar nas mãos do sacerdote (São Francisco de Assis).
Santa Teresa de Jesus:
Sem a Santa Missa, o que seria de nós? Todos aqui embaixo pereceríamos pois só ela pode deter o braço de Deus. Sem ela, certamente a Igreja não duraria e o mundo estaria perdido, sem remédio (Santa Teresa de Jesus).
Santo Alfonso Maria de Ligório:
O próprio Deus não pode fazer uma ação mais sagrada e maior do que a celebração da Santa Missa (Santo Alfonso Maria de Ligório).
São Leonardo de Porto Maurício:
Ó gente estulta! O que estais fazendo? Por que não correis até as igrejas para assistir tantas missas quanto possais? Por que não imiteis aos anjos que quando é celebrada uma missa, descem em esquadrões do Paraíso e ficam ao redor do altar para interceder por nós? (São Leonardo de Porto Maurício).
Poderíamos continuar citando palavras e mais palavras dos santos, mas penso que já é o suficiente para percebermos o valor incomensurável que possui a Santa Missa. Escrevendo estas linhas, gostaria de mostrar a vocês todo o seu valor, mas me sinto incapaz de fazê-lo, pois o seu entendimento ultrapassa a nossa compreensão. As palavras dos santos, que foram pessoas que viveram mais perto de Deus, nos ajudam a ter uma noção do seu mistério e do bem que ela pode fazer à nossa alma, dependendo das nossas disposições. Por falar nisso, vejam se vocês encontram palavras mais tocantes dos santos falando sobre alguma realidade da nossa fé como estas sobre a Missa. Deus, desejando que a assistamos semanalmente, quer encher-nos com os seus dons, que mergulhemos no seu amor e que nos tornemos mais santos.