PLANO DA SANTIDADE (11): SANTA MISSA (3)

EVANGELHO – Jo 16, 16-20

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: “Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”, e: “Eu vou para junto do Pai”?” Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: “Estais discutindo entre vós porque eu disse: “Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis”? Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
no Evangelho de hoje Jesus fala de uma maneira que os apóstolos iriam entender mais tarde, após a ressurreição. Por isso, disse: “pouco tempo e não me vereis e outra vez pouco tempo e me vereis”. Estava dizendo que iria morrer e depois ressuscitar. E também disse: “vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”. E coloca como contraste a reação do mundo, daquelas pessoas que estão afastadas de Deus, que eles se alegrarão com a sua morte.

Dando continuidade à nossa série sobre o Plano da Santidade, falamos nas duas últimas vezes sobre o valor incalculável da Missa. Hoje gostaria de citar algumas palavras de alguns santos para vocês perceberem o valor que ela tem. Como os santos foram pessoas que viveram mais perto de Deus, eles sabem melhor do que nós o valor das obras de Deus.

Se conhecêssemos o valor da Santa Missa, morreríamos de alegria (São João Maria Vianney).

Se soubéssemos o valor do Santo Sacrifício da Missa, que esforço tão grande faríamos para assisti-la (São João Maria Vianney).

A Santa Missa alegra toda a corte celestial, alivia as pobres almas do purgatório, atrai sobre a terra toda a sorte de bênçãos, e dá mais glória a Deus do que todos os mártires juntos, do que as penitências de todos os homens, do que todas as lágrimas derramadas pelos homens desde o princípio do mundo e do que tudo o que possam fazer até o final dos séculos (São João Maria Vianney).

Vale mais assistir devotamente uma Missa do que jejuar um ano inteiro de pão e água (São Leonardo).

Saiba, ó cristão, que vale mais assistir devotamente uma Missa do que distribuir todos os bens aos pobres e passar a viver como um mendigo por toda a terra (São Bernardo).

O Martírio não é nada em comparação com a Santa Missa. Pelo martírio, o homem oferece a Deus a sua vida; na Santa Missa, porém, Deus dá o seu Corpo e o seu Sangue em sacrifício para os homens. Se o homem reconhecesse devidamente esse mistério, morreria de amor (São Tomás de Aquino).

Sem a Santa Missa, o que seria de nós? Todos aqui embaixo pereceríamos pois só ela pode deter o braço de Deus. Sem ela, certamente a Igreja não duraria e o mundo estaria perdido, sem remédio (Santa Teresa de Jesus).

Em certa ocasião Santa Teresa se sentia inundada da bondade divina. Então, fez uma pergunta a Nosso Senhor: “meu Senhor, como vos posso agradecer tudo isso”? Nosso Senhor respondeu: “assistindo a uma Missa”.

Seria mais fácil o mundo sobreviver sem o sol do que sem a Missa (Padre Pio de Pieltrecina).

Nenhuma língua humana pode enumerar os favores que vêm da Missa. O pecador se reconcilia com Deus, o homem justo se torna mais reto, as virtudes e o mérito crescem, os estratagemas do demônio são frustrados (São Lourenço Justino).

Ó gente estulta! O que estais fazendo? Por que não correis até as igrejas para assistir tantas Missas quanto possais? Por que não imiteis aos anjos que quando é celebrada uma Missa, descem em esquadrões do Paraíso e ficam ao redor do altar para interceder por nós? (São Leonardo de Porto Maurício).

Eu creio que se não existisse a Santa Missa, o mundo já teria afundado no abismo pelo peso da sua iniquidade. A Missa é o suporte poderoso que o sustenta (São Leonardo de Porto Maurício).

Lição: sabendo que a Missa é a maior obra de Deus aqui na terra e a ação de Deus que traz os maiores benefícios para a nossa alma e, ainda mais considerando a comunhão onde recebemos o próprio Cristo na nossa alma e também traz os maiores benefícios para o mundo, tiremos o propósito de nunca mais deixar de assisti-la. Vendo o seu valor, entendemos porque Deus considera um pecado grave faltar à Missa caso não haja um motivo sério para isso.

PLANO DA SANTIDADE (11): SANTA MISSA (3)

You may also like

NOSSA SENHORA: NOSSA SENHORA APARECIDA, SEU PODER
EVANGELHO – Jo 2, 1-11 Naquele tempo: Houve um casamento em Caná da ...
PLANO DA SANTIDADE (16): VIRTUDES HUMANAS
EVANGELHO - Lc 10, 1-12 Naquele tempo: O Senhor escolheu outros ...
CRUZ: FESTA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ
EVANGELHO - Jo 3, 13-17 Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: ...
COMUNHÃO: COMEMOS O CORPO DE CRISTO
EVANGELHO - Jo 6, 60-69 Naquele tempo, muitos dos discípulos de Jesus, ...
SÃO BARTOLOMEU: EXEMPLO DE SINCERIDADE
EVANGELHO - Jo 1, 45-51 Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: ...
EUCARISTIA: ALIMENTO DA VIDA ETERNA
EVANGELHO - Jo 6, 41-51 Naquele tempo, os judeus começaram a murmurar ...
EUCARISTIA: JESUS É O PÃO DA VIDA
EVANGELHO - Jo 6, 24-35 Naquele tempo, quando a multidão viu que Jesus ...
OTIMISMO: DEUS PODE TUDO, MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES
EVANGELHO - Jo 6, 1-15 Naquele tempo, Jesus foi para o outro lado do ...
PLANO DA SANTIDADE (15): PENITÊNCIA (2)
EVANGELHO - Mt 11, 28-30 Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: ...
Page 1 of 22
Rolar para o topo