SANTÍSSIMA TRINDADE: SUA MORADA INEFÁVEL DENTRO DE NÓS

EVANGELHO – Jo 3, 16-18

Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.
Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
Comemoramos hoje a grande festa da Santíssima Trindade. Em termos de importância, poderíamos dizer que é a festa mais importante do ano, pois no Natal comemoramos o nascimento de Cristo, na Páscoa comemoramos o nosso resgate, a nossa salvação, mas hoje comemoramos ao próprio Deus que é uno e trino. Uno enquanto um só Deus e trino enquanto são três Pessoas reais e distintas.

Poderíamos falar muitas coisas a respeito da Santíssima Trindade, porém hoje gostaria de falar da habitação da Santíssima Trindade na nossa alma em graça.

O Evangelho de hoje começa dizendo que Deus amou tanto o mundo que nos deu o seu Filho unigênito para ser morto e nos salvar. O amor de Deus não tem limites! O que Deus não pediu para Abraão, impedindo que sacrificasse o seu filho Isaac, pediu a seu Filho Jesus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. Deus começou pedindo a Abraão para sacrificar o seu filho Isaac e Abraão num ato de fé imensa, leva seu filho até o alto do monte, mas na hora de sacrificá-lo, Deus envia um Anjo para segurar a sua mão. Abraão e Isaac são prefigurações de Deus-Pai e Jesus. Porém Deus-Pai sacrifica Jesus para a nossa salvação.

Este amor de Deus sem limites levou-o a fazer uma promessa sem precedentes: “Aquele que me ama, meu Pai o amará e nós viremos a ele e nele faremos morada” (Jo 14, 23). Jesus, prestes a morrer, na Última Ceia prometeu que depois da sua morte, aqueles que fossem batizados e permanecessem na sua graça, teriam a própria Santíssima Trindade como hóspede da alma.

Que loucura a de Deus: a Santíssima Trindade vir morar na nossa alma! Quem somos nós para merecermos tamanha graça, tamanho dom! O que de melhor podemos querer do que ter a Santíssima Trindade morando dentro de nós? Que melhor proteção podemos ter do que ter a Santíssima Trindade na nossa alma? Que melhor fonte de graça e de alegria podemos ter do que ter Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo fazendo morada dentro de nós?

Nada pode se comparar a isso!

Que propósito podemos tirar no dia de hoje? Viver sempre com a Santíssima Trindade dentro da nossa alma. E para isso precisamos estar com a alma pura, limpa. E a condição de pureza que Deus exige é, além de sermos batizados, não termos nenhum pecado grave na alma. Se tivemos a infelicidade de cometê-lo, pedir perdão na confissão o quanto antes. Assim voltaremos a estar nesta pureza exigida por Deus que se chama “estado de graça”. Costumo lembrar que os pecados mortais mais comuns são faltar à missa aos domingos e dias e guarda sem ter um motivo grave para isso e pecar contra a castidade.

Outro propósito que podemos tirar no dia de hoje é, caso estejamos em estado de graça, lembrar mais vezes durante o dia que a Santíssima Trindade está morando dentro de nós. Costumamos viver muito voltamos para o exterior e nos esquecemos desta presença inefável. Se lembrarmos mais de que temos este hóspede divino dentro de nós, afastaremos logo qualquer assomo de tristeza, de falta de esperança, de impaciência etc. Quem pode estar triste se tem a Santíssima Trindade morando em sua alma? Quem pode perder a esperança? Quem pode viver irritado, impaciente? Ninguém. Porém, precisamos nos lembrar frequentemente desta companhia divina incrível e inefável.

Coloquemos em prática este dois propósitos e nossa vida se transformará. Vale a pena!!!

SANTÍSSIMA TRINDADE: SUA MORADA INEFÁVEL DENTRO DE NÓS

You may also like

SANTÍSSIMA TRINDADE: AMAR CADA UMA DAS TRÊS PESSOAS
EVANGELHO - Mt 28, 16-20 Os onze discípulos foram para a Galileia, ...
DOUTRINA (7): SANTÍSSIMA TRINDADE (3)
EVANGELHO - Lc 21, 12-19 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
DOUTRINA (6): SANTÍSSIMA TRINDADE (2)
EVANGELHO - Lc 19, 11-28 Naquele tempo: Jesus acrescentou uma ...
SANTÍSSIMA TRINDADE: COMPREENDENDO-A EM 3 MINUTOS
EVANGELHO - Jo 3, 31-36 "Aquele que vem do alto está acima de todos. O ...
DEUS: MORA E REINA NA NOSSA ALMA EM GRAÇA
EVANGELHO - Lc 13, 18-21 Naquele tempo: Jesus dizia: "A que é ...
SANTÍSSIMA TRINDADE
EVANGELHO - Jo 16, 12-15 Disse Jesus a seus discípulos: Muitas coisas ...
SANTÍSSIMA TRINDADE: CONHECENDO UM POUCO
EVANGELHO - Jo 15, 26 - 16, 4a Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
Rolar para o topo