PAI-NOSSO: OS 7 PEDIDOS

EVANGELHO – Lc 11, 1-4

Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: “Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação””.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
No Evangelho de hoje vemos o belo pedido de um dos discípulos, assim que Jesus terminou de rezar: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”.

Esta foi a ocasião para Jesus nos ensinar a oração mais perfeita que existe, o Pai-Nosso. É a mais perfeita, pois foi ensinada pelo próprio Deus. Não sei se vocês já repararam, mas nela há sete pedidos. O número 7 na Bíblia tem o significado de perfeição. Então é como se Jesus nos ensinasse os pedidos mais perfeitos que podemos fazer a Deus.

Estes são os pedidos:

1. Santificado seja o vosso nome,
2. Venha a nós o vosso reino,
3. Seja feita a vossa vontade assim na Terra como no céu.
4. O pão nosso de cada dia nos dai hoje
5. Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido
6. E não nos deixeis cair em tentação
7. Mas livrai-nos do mal.

1 – Na primeira petição: santificado seja o vosso nome, pedimos que Deus seja conhecido, amado, honrado e servido por todos os homens, e por nós em particular. Neste sentido, tenho amado e honrado a Deus sobre todas as coisas? Deus é a principal preocupação da minha vida? Tenho procurado servir a Deus?

2 – Na segunda petição: Por venha a nós o vosso Reino entendemos um tríplice reino espiritual, a saber: o reino de Deus em nós, ou o reino da graça; o reino de Deus na terra, isto é, a Santa Igreja Católica; e o reino de Deus nos céus, ou o Paraíso. Pedimos então que o seu Reino se instaure nos Céus e na terra, em contraposição ao reino do mal, ao reino das trevas. Eu peço com sinceridade de coração que o Reino de Deus se instaure nos Céus e na terra? É o que eu mais quero? Mais do que qualquer outro sonho terreno?

3 – Na terceira petição: seja feita a vossa vontade, assim na terra como no Céu, pedimos que todos aqui na terra e também no Céu façam a vontade de Deus, que lhe obedeçam, que cumpram seus mandamentos. Deus deseja muito que façamos a sua vontade para que se instaure o reino do amor. Fazer a sua vontade é ir no caminho do bem, do amor e da felicidade. Procuro saber diariamente qual é a vontade de Deus? Procuro segui-la deixando em segundo lugar a minha vontade? Em geral não queremos saber muito qual é a vontade de Deus, porque ela pode custar. Sejamos generosos em saber a sua vontade para segui-la do começo ao fim do dia.

4 – Na quarta petição: o pão nosso de cada dia nos dai hoje, pedimos a Deus o que nos é necessário cada dia para a alma (pedimos a Deus o sustento da vida espiritual, isto é, pedimos ao Senhor que nos dê a sua graça, da qual a todo o instante temos necessidade) e para o corpo (pedimos o que é necessário para o sustento da vida temporal).

5 – Na quinta petição: perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, pedimos a Deus que nos perdoe os nossos pecados, como nós perdoamos aos que nos ofendem. Tenho perdoado as pessoas? Há alguma mágoa no meu coração? Tenho tratado mal alguém? Tratamos mal alguém quando não perdoamos o que ela nos fez.

6 – Na sexta petição: e não nos deixeis cair em tentação, pedimos a Deus que nos ajude a não cair nas tentações. Este é um pedido muito importante! Primeiro, que estejamos dispostos a lutar contra todo o mal, contra todos os pecados, e depois que Deus nos ajude a não cair nas seduções do demônio que está empenhado a afastar-nos de Deus.

7 – Na sétima petição: mas livrai-nos do mal, pedimos a Deus que nos livre dos males passados, presentes, futuros, e especialmente do sumo mal, que é a condenação eterna, que é a pior coisa que nos pode acontecer. Para isto, que estejamos sempre, sempre, em estado de graça, sem um pecado mortal que não tenhamos confessado.

Amém quer dizer: assim seja, assim desejo, assim peço ao Senhor e assim espero.

Para se alcançarem as graças pedidas no Pai-Nosso, é necessário rezá-lo sem precipitação, com atenção e acompanhá-lo com o coração.

Lição: Que saibamos rezar com muita frequência o Pai-Nosso, pois agrada muito a Deus e faz um bem enorme para a nossa alma. E que o Pai-Nosso seja matéria de reflexão para ver se estamos alinhados com o querer de Deus.

PAI-NOSSO: OS 7 PEDIDOS

You may also like

OTIMISMO: SEU FUNDAMENTO NA FÉ (I)
EVANGELHO - Lc 24, 35-48 Naquele tempo, os dois discípulos contaram o ...
NOSSA SENHORA: FESTA DA ANUNCIAÇÃO
EVANGELHO - Lc 1, 26-38 Naquele tempo: O anjo Gabriel foi enviado por ...
ESPERANÇA (5): AMOR CARINHOSO DE DEUS
EVANGELHO - Lc 24, 35-48 Naquele tempo: Os dois discípulos contaram o ...
ESPERANÇA (4): VISÃO SOBRENATURAL
EVANGELHO - Lc 24, 13-35 Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois ...
HUMILDADE: RECONHECER OS NOSSOS PECADOS
EVANGELHO - Lc 18, 9-14 Naquele tempo: Jesus contou esta parábola para ...
CARIDADE: DIVISÕES NA FAMÍLIA
EVANGELHO - Lc 11, 14-23 Naquele tempo: Jesus estava expulsando um ...
MULHERES DA BÍBLIA: A VIÚVA DE SAREPTA
EVANGELHO - Lc 4, 24-30 Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na ...
FELICIDADE: VAZIO AO COLOCARMOS NAS REALIDADES TERRENAS
EVANGELHO - Lc 15, 1-3.11-32 Naquele tempo: Os publicanos e pecadores ...
POBREZA: DESPRENDIMENTO; QUARESMA
EVANGELHO - Lc 16, 19-31 Naquele tempo, Jesus disse aos fariseus: ...
CARIDADE: ALGUNS PONTOS DE EXAME; QUARESMA
EVANGELHO - Lc 6, 36-38 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
Page 1 of 21
Rolar para o topo