FIM DOS TEMPOS: ESTAR VIGILANTE; EXAME DE CONSCIÊNCIA

EVANGELHO – Lc 21, 34-36

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
No fim do Seu discurso, Jesus exorta à vigilância como atitude necessária para todos os cristãos.

Devemos estar vigilantes porque não sabemos nem o dia nem a hora em que o Senhor virá pedir-nos contas. Por isso, importa viver em todos os momentos pendentes da vontade divina, fazendo em cada instante o que temos de fazer. É preciso viver de tal modo que, venha quando vier a morte, sempre nos encontre preparados.

Para aqueles que vivem assim, a morte repentina não será uma surpresa. A estes diz São Paulo: «Vós, irmãos, não viveis em trevas para que aquele dia vos arrebate como um ladrão» (1Thes 5,4). Vivamos, pois, em contínua vigilância. Consiste a vigilância na luta constante por não nos apegarmos às coisas deste mundo (a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida; cfr 1Ioh 2,16), e na prática assídua do exame de consciência.

Como Nosso Senhor disse: “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra”.

As coisas deste mundo sempre, sempre, vão nos atrair, nos seduzir: o dinheiro, o prazer carnal, os objetos materiais, a fama, a comida, a bebida etc. Nenhuma destas realidades é ruim, porém devem estar ordenadas. Por exemplo: o sexo é querido por Deus, mas é ordenado se é feito no matrimônio realizado na Igreja e, mesmo assim, não como um fim em si mesmo, mas como uma expressão do amor que pressupõe a abertura para a vida. Nosso Senhor sabe que podemos nos perder com as coisas deste mundo fazendo delas o nosso deus e consequentemente tornar frio o nosso coração para Ele. Pede, então, para tomarmos cuidado, pois o fim virá, de repente, como um ladrão.

Uma forma de estarmos vigilantes é fazermos diariamente o exame de consciência antes de deitar. É uma prática tradicional na Igreja e consiste em, estando na presença de Deus, fazer três perguntas: o que fiz de bom hoje, o que fiz de ruim, o que posso fazer no dia seguinte para melhorar. Fazendo isso, saberemos retificar a cada dia a nossa conduta.

No link que está na descrição do vídeo, há algumas sugestões de perguntas para o exame de consciência.

Lição: Se vivermos vigilantes, o dia do fim será para nós um dia de gozo e não de terror, porque a nossa vigilância terá como resultado, com a ajuda de Deus, que as nossas almas estejam prontas, em graça, para receber o Senhor. Assim o nosso encontro com Cristo não será um juízo condenatório mas um abraço definitivo pelo qual Jesus nos introduzirá na casa do Pai. Faz pensar naquelas palavras de São Josemaria no seu livro Caminho: “Não brilha na tua alma o desejo de que teu Pai-Deus fique contente quando te tiver de julgar?” (Caminho, n° 746).

FIM DOS TEMPOS: ESTAR VIGILANTE; EXAME DE CONSCIÊNCIA

You may also like

OTIMISMO: SEU FUNDAMENTO NA FÉ (I)
EVANGELHO - Lc 24, 35-48 Naquele tempo, os dois discípulos contaram o ...
NOSSA SENHORA: FESTA DA ANUNCIAÇÃO
EVANGELHO - Lc 1, 26-38 Naquele tempo: O anjo Gabriel foi enviado por ...
ESPERANÇA (5): AMOR CARINHOSO DE DEUS
EVANGELHO - Lc 24, 35-48 Naquele tempo: Os dois discípulos contaram o ...
ESPERANÇA (4): VISÃO SOBRENATURAL
EVANGELHO - Lc 24, 13-35 Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois ...
HUMILDADE: RECONHECER OS NOSSOS PECADOS
EVANGELHO - Lc 18, 9-14 Naquele tempo: Jesus contou esta parábola para ...
CARIDADE: DIVISÕES NA FAMÍLIA
EVANGELHO - Lc 11, 14-23 Naquele tempo: Jesus estava expulsando um ...
MULHERES DA BÍBLIA: A VIÚVA DE SAREPTA
EVANGELHO - Lc 4, 24-30 Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na ...
FELICIDADE: VAZIO AO COLOCARMOS NAS REALIDADES TERRENAS
EVANGELHO - Lc 15, 1-3.11-32 Naquele tempo: Os publicanos e pecadores ...
POBREZA: DESPRENDIMENTO; QUARESMA
EVANGELHO - Lc 16, 19-31 Naquele tempo, Jesus disse aos fariseus: ...
CARIDADE: ALGUNS PONTOS DE EXAME; QUARESMA
EVANGELHO - Lc 6, 36-38 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
Page 1 of 21
Rolar para o topo