BÍBLIA (6): GÊNESIS (2)

EVANGELHO – Lc 6, 1-5

Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos.
Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?” Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”.
E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
o Evangelho de hoje é uma ocasião para Jesus censurar o exagero da interpretação dos fariseus e mestres da Lei com relação à lei do sábado, do descanso e para nos ensinar a hierarquia dos mandamentos.

Em primeiro lugar, o exagero dos fariseus e mestres da Lei. A interpretação que faziam do descanso era tão rigorosa que sequer podiam debulhar as espigas, considerando isso uma violação do descanso. Jesus vai lhes mostrar que, por estarem longe de Deus, muitas interpretações que faziam da Lei eram equivocadas.

Em segundo lugar, Cristo vai nos ensinar a hierarquia dos mandamentos. No caso, irá mostrar que saciar a fome vem antes do respeito ao descanso. A Igreja nos ensina a este respeito, por exemplo, que o roubo famélico não é pecado. Isto é, uma pessoa que está em situação crítica de fome, se roubar algo de um supermercado para saciar a sua fome, não comete pecado de roubo, pois o direito a se alimentar vem antes do direito do dono do supermercado aos seus bens.

Continuando nosso estudo da Bíblia, o livro do Gênesis, assim que termina o relato da criação, narra o pecado original. Como o pecado original é muito importante para entendermos toda a história da salvação, toda a Bíblia, vamos falar hoje e nos próximos sábados sobre ele.

Uma vez que Deus criou Adão e Eva, Ele os colocou aqui na terra num Paraíso terrestre, o jardim do Éden, num estado de inocência e santidade e com os dons preternaturais. Os dons preternaturais eram três: o dom da integridade (domínio total das paixões; assim, o pecado que vão cometer, será um pecado por assim dizer, frio, pois eles tinham o domínio completo das paixões), o dom da ciência (ciência infusa; tinham o conhecimento de todas as coisas) e o dom da imortalidade (ou seja, uma vez que tivessem provado o amor a Deus aqui na terra, iriam para o Céu sem passar pela morte; seriam elevados ao Céu como foi Nossa Senhora).

No jardim do Éden antes de Deus colocar o homem nele, relata o Gênesis, fez brotar da terra toda sorte de árvores, de aspecto agradável, e de frutos bons para comer; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal. E diz que Deus colocou o homem neste jardim para cultivá-lo e guardá-lo. E lhes deu este preceito: “podes comer do fruto de todas as árvores do jardim, mas não comas do fruto da árvore da ciência do bem e do mal; porque no dia em que dele comeres, morrerás indubitavelmente”.

No início do capítulo 3 vem o relato do pecado original:

A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha formado. Ela disse a mulher: É verdade que Deus vos proibiu comer do fruto de toda árvore do jardim?”
A mulher respondeu-lhe: Podemos comer do fruto das árvores do jardim.
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: Vós não comereis dele, nem o tocareis, para que não morrais.”
“Oh, não! – tornou a serpente – vós não morrereis!
Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal.”
A mulher, vendo que o fruto da árvore era bom para comer, de agradável aspecto e mui apropriado para abrir a inteligência, tomou dele, comeu, e o apresentou também ao seu marido, que comeu igualmente.
Então os seus olhos abriram-se; e, vendo que estavam nus, tomaram folhas de figueira, ligaram-nas e fizeram cinturas para si.
E eis que ouviram o barulho (dos passos) do Senhor Deus que passeava no jardim, à hora da brisa da tarde. O homem e sua mulher esconderam-se da face do Senhor Deus, no meio das árvores do jardim.
Mas o Senhor Deus chamou o homem, e disse-lhe: “Onde estás?”
E ele respondeu: “Ouvi o barulho dos vossos passos no jardim; tive medo, porque estou nu; e ocultei-me.”
O Senhor Deus disse: “Quem te revelou que estavas nu? Terias tu porventura comido do fruto da árvore que eu te havia proibido de comer?”
O homem respondeu: “A mulher que pusestes ao meu lado apresentou-me deste fruto, e eu comi.”
O Senhor Deus disse à mulher: Porque fizeste isso?” “A serpente enganou-me,- respondeu ela – e eu comi.”
Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; andarás de rastos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida.
Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.”
Disse também à mulher: Multiplicarei os sofrimentos de teu parto; darás à luz com dores, teus desejos te impelirão para o teu marido e tu estarás sob o seu domínio.”
E disse em seguida ao homem: “Porque ouviste a voz de tua mulher e comeste do fruto da árvore que eu te havia proibido comer, maldita seja a terra por tua causa. Tirarás dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida.
Ela te produzirá espinhos e abrolhos, e tu comerás a erva da terra.
Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar.”
Adão pôs à sua mulher o nome de Eva, porque ela era a mãe de todos os viventes.
O Senhor Deus fez para Adão e sua mulher umas vestes de peles, e os vestiu.
E o Senhor Deus disse: “Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal. Agora, pois, cuidemos que ele não estenda a sua mão e tome também do fruto da árvore da vida, e o coma, e viva eternamente.”
O Senhor Deus expulsou-o do jardim do Éden, para que ele cultivasse a terra donde tinha sido tirado.
E expulsou-o; e colocou ao oriente do jardim do Éden querubins armados de uma espada flamejante, para guardar o caminho da árvore da vida.

Este é o relato do pecado original. A Igreja nos ensina que este pecado foi de soberba e de desobediência a Deus.

Lição: na semana que vem vou explicar em que consistiu o pecado original e quais foram as suas consequências. Pode ser uma boa ocasião nestes dias para pedirmos perdão pelos nossos pecados cometidos até hoje contra Deus.

BÍBLIA (6): GÊNESIS (2)

You may also like

BÍBLIA (19): REI DAVI (2)
EVANGELHO - Jo 21, 20-25 Naquele tempo: Pedro virou-se e viu atrás de ...
BÍBLIA (18): REI DAVI (1)
EVANGELHO - Jo 16, 23b-28 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
OTIMISMO: SEU FUNDAMENTO NA FÉ (I)
EVANGELHO - Lc 24, 35-48 Naquele tempo, os dois discípulos contaram o ...
NOSSA SENHORA: FESTA DA ANUNCIAÇÃO
EVANGELHO - Lc 1, 26-38 Naquele tempo: O anjo Gabriel foi enviado por ...
ESPERANÇA (5): AMOR CARINHOSO DE DEUS
EVANGELHO - Lc 24, 35-48 Naquele tempo: Os dois discípulos contaram o ...
ESPERANÇA (4): VISÃO SOBRENATURAL
EVANGELHO - Lc 24, 13-35 Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois ...
HUMILDADE: RECONHECER OS NOSSOS PECADOS
EVANGELHO - Lc 18, 9-14 Naquele tempo: Jesus contou esta parábola para ...
CARIDADE: DIVISÕES NA FAMÍLIA
EVANGELHO - Lc 11, 14-23 Naquele tempo: Jesus estava expulsando um ...
MULHERES DA BÍBLIA: A VIÚVA DE SAREPTA
EVANGELHO - Lc 4, 24-30 Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na ...
FELICIDADE: VAZIO AO COLOCARMOS NAS REALIDADES TERRENAS
EVANGELHO - Lc 15, 1-3.11-32 Naquele tempo: Os publicanos e pecadores ...
Page 1 of 22
Rolar para o topo