SÃO JOSEMARIA: SUA MENSAGEM TRANSFORMADORA (3)

EVANGELHO – Mc 10, 1-12

Naquele tempo: Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo, em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava.
Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
no Evangelho de hoje vemos a doutrina sobre o matrimônio que Jesus nos ensinou: “o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.

Na cerimônia do casamento religioso lembramos sempre estas palavras de Nosso Senhor. Que dois se tornam uma só carne, que o que Deus uniu, o homem não separe. Aqui vemos, então, a doutrina da indissolubilidade do matrimônio, de tal forma que, como diz Jesus, “quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, comete adultério contra a primeira. E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.

Quando se falar de entrar com um processo na Igreja para anular o casamento, isto não significa que o casamento que foi válido será anulado, mas significa que irá provar-se se o casamento, desde o começo, não foi válido. Em outra ocasião falarei mais sobre isso.

Dando continuidade à nossa série sobre São Josemaria e a sua mensagem, como comentei, vamos, a partir de agora, destrinchar a sua mensagem.

Dizia que São Josemaria viu pessoas de todas as raças e condições amando a Deus no meio do seu trabalho. São Josemaria viu não só que estavam amando a Deus no meio do seu trabalho, mas estavam se santificando no meio do seu trabalho.

Isto já foi uma grande novidade na mente de São Josemaria e na Igreja. Até a fundação do Opus Dei, não passava pela cabeça das pessoas que alguém pudesse ser santo estando no meio do mundo, realizando as suas tarefas normais.

Por que isso não passava pela cabeça das pessoas?

Isso acontecia em primeiro lugar, pois com o surgimento no século IV das ordens religiosas, isto é, estas instituições da Igreja onde as pessoas se reuniam para afastar-se do mundo e viver uma vida de oração, passou-se a acreditar que somente estas pessoas e os sacerdotes, poderiam ser santas. E por que? Porque se nós estamos aqui na terra para ganhar o Céu, então o que realmente importa é a vida espiritual, a vida de oração, a vida de penitência. E como os religiosos vivem mergulhados na vida espiritual, então só eles podem ser santos, alcançar a perfeição da vida cristã. Depois, tendo contato com os religiosos, as pessoas viam como, de fato, eles iam progredindo cada vez mais na vida espiritual. Porém, para ser religioso, é preciso ter vocação para isso. Então os que não sentiam esse chamado, ficavam no meio do mundo, trabalhavam, se casavam e sentiam-se como cristãos de segunda categoria. O ideal seria fazer-se religioso, afastar-se do mundo. Neste sentido até, começou a surgir as ordens terceiras. O que são as ordens terceiras? São leigos que estão no meio do mundo e que tentam viver de alguma maneira a vida religiosa.

Em segundo lugar, isso acontecia, pois se o que importa é ganhar o Céu e, portanto, a vida espiritual, o mundo começou a ser visto como contraponto. Se a vida espiritual, se o afastamento do mundo é bom, o mundo, por sua vez, é ruim. O mundo é ruim, pois não só ele nos afasta de Deus, afasta-nos da vida de oração, como também nos conduz à perdição.

Então aquilo que São Josemaria viu, isto é, pessoas de todas as raças e condições amando a Deus no meio do mundo, no meio do seu trabalho e santificando-se, foi uma grande novidade, uma grande mudança de paradigma. Amanhã continuamos…

Lição: como dissemos, o Opus Dei por viver o que Jesus nos ensinou é atacado pelos inimigos de Deus sendo tachado de ultraconservador. Porém, como acabamos de ver, o Opus Dei não só não é ultraconservador, mas é ultramoderno e revolucionário: traz uma grande novidade: todos aqueles que estão no meio do mundo estão chamados à santidade e podem ser santos. Tanto é assim que quando D. Alvaro que foi o secretário de São Josemaria foi ao Vaticano para falar sobre o Opus Dei pela primeira vez, disseram que ele teria que voltar dentro de cem anos, pois aquilo era uma novidade sem precedente.

SÃO JOSEMARIA: SUA MENSAGEM TRANSFORMADORA (3)

You may also like

SÃO JOSEMARIA: SUA MENSAGEM TRANSFORMADORA (8) – O QUE É A SANTIDADE
EVANGELHO - Mt 5, 1-12 Naquele tempo: Vendo Jesus as multidões, subiu ...
SÃO JOSEMARIA: SUA MENSAGEM TRANSFORMADORA (6) – TRABALHO (1)
EVANGELHO - Mc 10, 32-45 Naquele tempo: Os discípulos estavam a ...
SÃO JOSEMARIA: SUA MENSAGEM TRANSFORMADORA (5) – EIXO DA SANTIFICAÇÃO
EVANGELHO - Mc 10, 28-31 Naquele tempo: Começou Pedro a dizer a Jesus: ...
SÃO JOSEMARIA: SUA MENSAGEM TRANSFORMADORA (4) - O MUNDO
EVANGELHO - Mc 10, 17-27 Quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém ...
Page 1 of 3
Rolar para o topo