SÃO JOSEMARIA: SUA MENSAGEM TRANSFORMADORA (2)

EVANGELHO – Mc 9, 41-50

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa.
E se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno.
Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, “onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga””. Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vos mesmos e vivei em paz uns com os outros.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
o tema principal do Evangelho de hoje é o escândalo. O escândalo no sentido espiritual é fazer com que outras pessoas caiam em pecado devido ao nosso mau comportamento. Jesus é muito duro com quem provoca o escândalo, principalmente em crianças. Alguns exemplos de escândalo em crianças é o de um pai que exagera na bebida na frente dos filhos ou de uma mãe que fala mal de alguém na frente dos filhos. Fazer algo contrário à lei de Deus já é ruim em si, porém torna-se pior ainda se fazemos na frente das crianças. Que o Evangelho de hoje seja um empurrão para estarmos mais atentos a isso.

Continuando a nossa série sobre São Josemaria e a sua mensagem, hoje gostaria de falar como surgiu o Opus Dei.

São Josemaria contava que morando com seus pais na cidade de Logronho, na Espanha, perto de completar 16 anos de idade, saiu um dia à rua e viu vários carmelitas andando descalços sobre a neve. Deus se serviu deste acontecimento para que ele começasse um caminho de mais proximidade com Ele. Ao ver aqueles religiosos fazendo aquilo por Deus ele pensou dentro de si: “e eu o que estou fazendo por Deus”?

Ele pertencia a uma família que praticava a fé, porém neste dia sentiu um chamado de se entregar mais a Deus. Começou a frequentar mais os sacramentos e, mais para frente, entrou no seminário, vendo que esta era a vontade de Deus, porém sabia que o que Deus estava querendo para ele ia além do sacerdócio. Ordenou-se sacerdote aos 24 anos. Dois anos depois, no dia 2 de outubro de 1928, fazendo um retiro espiritual, decidiu logo após o café da manhã colocar em cima da cama as anotações de frases da Sagrada Escritura que Deus lhe foi inspirando naqueles 10 anos desde que viu aquelas pegadas na neve. Nesta hora ele conta que Deus lhe mostrou o Opus Dei. Vamos ver ao longo destas reflexões que faremos nos próximos dias que o conteúdo do que São Josemaria viu neste momento é bastante denso. Resumindo em poucas palavras, ele dizia que viu pessoas de todas as raças e condições amando a Deus através do seu trabalho.

Imediatamente após esta visão, ele caiu de joelhos e, muito emocionado, começou a agradecer a Deus.

Num primeiro momento, São Josemaria pensava que o que ele viu já existia na Igreja. Então ele começou a procurar uma instituição que fazia aquilo, mas não encontrava. Ao cabo de um tempo Deus lhe fez ver que era ele quem devia fundar esta instituição. Assim começou o Opus Dei. Ele dizia que o Opus Dei começou ele tendo 26 anos, a graça de Deus e bom-humor e mais nada. Nem sequer nome ele possuía.

Então a data da fundação do Opus Dei é o dia 2 de outubro de 1928. Primeiramente São Josemaria viu que apenas os homens pertenceriam ao Opus Dei. Dois anos mais tarde, Deus lhe fez ver que também as mulheres deveriam fazer parte. Em 1943, por querer de Deus, viu que também os sacerdotes poderiam pertencer ao Opus Dei.

Hoje o Opus Dei está em 68 países e pertencem a ele cerca de 90 mil membros. O nome Opus Dei surgiu quando um conhecido de São Josemaria perguntou a ele como estava esta “obra de Deus”. Neste momento, São Josemaria viu que este poderia ser um bom nome para a instituição: obra de Deus, Opus Dei.

No ano de 1982 o Opus Dei foi aprovado definitivamente pela Igreja como uma prelazia pessoal. Uma prelazia pessoal é uma parte da Igreja Católica, no sentido de que está composta por determinados fiéis, tendo na sua cabeça e princípio de unidade um prelado, que conta com a colaboração de sacerdotes e diáconos.

A partir de amanhã destrincharemos a sua mensagem.

SÃO JOSEMARIA: SUA MENSAGEM TRANSFORMADORA (2)

You may also like

SACERDOTES: SUA DIGNIDADE, REZAR POR ELES
EVANGELHO - Mc 6, 7-13 Naquele tempo: Jesus chamou os doze, e começou ...
APOSTOLADO: NOSSA PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO
EVANGELHO - Mc 6, 1-6 Naquele tempo, Jesus foi a Nazaré, sua terra, e ...
FÉ: DIANTE DOS PERIGOSOS; TEMPESTADE ACALMADA
EVANGELHO - Mc 4, 35-41 Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a ...
APOSTOLADO: SER COMO O GRÃO DE MOSTARDA
EVANGELHO - Mc 4, 26-34 Naquele tempo, Jesus disse à multidão: “O ...
SÃO JOSEMARIA: SUA MENSAGEM TRANSFORMADORA (8) – O QUE É A SANTIDADE
EVANGELHO - Mt 5, 1-12 Naquele tempo: Vendo Jesus as multidões, subiu ...
ESPÍRITO SANTO: PECADO CONTRA ELE
EVANGELHO - Mc 3, 20-35 Naquele tempo, Jesus voltou para casa com os ...
Page 1 of 11
Rolar para o topo