VOCAÇÕES: REZAR PELAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS

EVANGELHO Lc 10, 1-12.17-20

Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar onde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: “A paz esteja nesta casa!” Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: “O Reino de Deus está próximo de vós”. Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo! Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade. Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos a vós obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
O Evangelho de hoje pode dar margem a fazermos muitas considerações: o envio dos 72 discípulos para evangelizar que é dirigido a nós também; que a messe é grande e os trabalhadores são poucos; não levar nem bolsa, nem sacola, nem sandálias; levar a paz às pessoas; a proximidade do Reino de Deus; que a grande alegria nossa é a alegria de ter o nosso nome inscrito no céu etc.

Gostaria de falar hoje da necessidade de trabalhadores para a messe.

É importante, neste sentido, citar números para vocês terem noção da situação da Igreja. Antes do Concílio Vaticano II que ocorreu entre os anos 1962 a 1965, o número de sacerdotes estava em torno de 450 mil ao redor do mundo. Não vamos entrar em detalhes, mas a mídia foi responsável por instigar a divisão entre os membros do Concílio e isso se refletiu na Igreja fazendo com que alguns milhares de sacerdotes abandonassem o sacerdócio. Com o passar dos anos este número foi crescendo lentamente e hoje o número de sacerdotes está em torno de 414 mil.

Então se pensarmos que a população cresceu muito da década de 60 até hoje e que o número de sacerdotes diminuiu, dá para perceber como estão faltando trabalhadores para a messe do Senhor.

E para dificultar o aumento de vocações sacerdotais, as famílias estão bem menores e muito afastadas de Deus.

Assim entendemos a atualidade do pedido de Jesus: “Pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita”.

Então gostaria de convidar a todos a rezarem mais pelas vocações sacerdotais. Na diocese de São Paulo, por exemplo, se ordenam em torno de 4 a 5 sacerdotes por ano. É muito pouco levando em conta os que falecem. Deus conta com as nossas orações para que mais pessoas entreguem a sua vida a Ele.

Gostaria que rezassem também para que os sacerdotes sejam santos, sejam homens de Deus, de muita oração e penitência. Lembro-me de umas palavras de São Josemaria que dizia que se os sacerdotes não são santos, a culpa é nossa, pois rezamos muito pouco por eles.

Para pedir pelas vocações sacerdotais sugiro a oração do terço e a oração ao Espírito Santo. Há uma oração que rezamos ao Espírito Santo que diz assim: “Vinde Espírito Santo, enchei o coração de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e serão criados e renovareis a face da terra”. O Espírito Santo e Maria podem renovar a face da terra, mas querem contar com as nossas orações.

Lição: Fazer o propósito de rezar mais pelas vocações sacerdotais e pela santidade dos sacerdotes.

Agora vos dou a bênção para este dia:
A benção de Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo esteja sempre convosco e permaneça para sempre. Amém!
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo, bendita sois vós

VOCAÇÕES: REZAR PELAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS

You may also like

SÃO JOÃO BATISTA: SUA VIDA
EVANGELHO - Lc 1, 57-66.80 Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, ...
EUCARISTIA: CORPUS CHRISTI (2)
EVANGELHO - Lc 1, 39-56 Naqueles dias, Maria partiu para a região ...
OTIMISMO: SEU FUNDAMENTO NA FÉ (I)
EVANGELHO - Lc 24, 35-48 Naquele tempo, os dois discípulos contaram o ...
NOSSA SENHORA: FESTA DA ANUNCIAÇÃO
EVANGELHO - Lc 1, 26-38 Naquele tempo: O anjo Gabriel foi enviado por ...
ESPERANÇA (5): AMOR CARINHOSO DE DEUS
EVANGELHO - Lc 24, 35-48 Naquele tempo: Os dois discípulos contaram o ...
ESPERANÇA (4): VISÃO SOBRENATURAL
EVANGELHO - Lc 24, 13-35 Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois ...
HUMILDADE: RECONHECER OS NOSSOS PECADOS
EVANGELHO - Lc 18, 9-14 Naquele tempo: Jesus contou esta parábola para ...
CARIDADE: DIVISÕES NA FAMÍLIA
EVANGELHO - Lc 11, 14-23 Naquele tempo: Jesus estava expulsando um ...
MULHERES DA BÍBLIA: A VIÚVA DE SAREPTA
EVANGELHO - Lc 4, 24-30 Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na ...
FELICIDADE: VAZIO AO COLOCARMOS NAS REALIDADES TERRENAS
EVANGELHO - Lc 15, 1-3.11-32 Naquele tempo: Os publicanos e pecadores ...
Page 1 of 21
Rolar para o topo