FÉ: COMO CRESCER

EVANGELHO – Mt 9, 18-26

Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”. Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia, há doze anos, veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele,
ficarei curada”. Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: Coragem, filha! A tua fé te salvou”.
E a mulher ficou curada a partir daquele instante. Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou.
Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
O Evangelho de hoje apresenta-nos duas pessoas, um homem e uma mulher, que são para nós modelo de fé e confiança em Jesus. Jesus fica muito contente com seus filhos que se aproximam dele com fé.

O chefe, que nos outros Evangelhos sabemos que se chama Jairo, sua fé é tão grande que apesar de sua filha já estar morta, acredita que Jesus pode ressuscitá-la. Confia que a sua mera presença e o toque da sua mão lhe devolverá a vida. Nem se abala quando aparece a hemorroíssa que entretém Jesus no seu caminho, atrasando a chegada a sua casa.

A hemorroíssa acredita cegamente que o simples toque na bainha no manto de Jesus irá curá-la de uma doença longa e persistente, simplesmente porque esse manto pertence a Nosso Senhor.

Estes dois personagens não se preocupam com o ambiente que os rodeia ao manifestar o seu humilde apelo e desejo. Mesmo quando todos à sua volta tornam mais difícil alcançar o seu propósito, como as pessoas aglomeradas ao redor do Senhor, que dificultam o acesso da hemorroíssa; e, no caso do chefe, a própria hemorroíssa que entretém Jesus ou os parentes desconsolados, que lamentam a triste morte da menina e zombam dele e das palavras de Jesus.

Hoje podemos renovar a nossa fé na ação de Jesus. Será que eu tenho a fé de Jairo, a fé da hemorroíssa?

Imaginem como nos ajudará ter uma fé grande, a fé destes personagens do Evangelho! Quantas graças arrancaríamos de Deus! Por que os santos conseguiam muitos milagres de Deus? Porque a fé deles era muito, muito grande. E também viviam tão bem os seus ensinamentos, que Deus se alegrava em conceder-lhes muitas graças.

Como crescer na fé? Um dos caminhos é pedir a Deus. Eu me lembro de um sacerdote mais velho que me disse numa ocasião que devíamos pedir a Deus todos os dias até o fim da vida a virtude da fé, da esperança e da caridade. O que acham deste propósito? Imaginem passar um ano pedindo todos os dias a Deus a virtude da fé? Jesus não disse: “pedi e recebereis, buscai e encontrareis”? São promessas de Nosso Senhor e o que Ele promete, Ele cumpre.

Saibamos também viver muito bem os seus ensinamentos para que Deus também sinta uma alegria muito grande em conceder-nos as suas graças.

FÉ: COMO CRESCER

You may also like

SÃO BARNABÉ: SEGUIR SEU EXEMPLO
EVANGELHO - Mt 10, 7-13 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
SÃO JOSEMARIA: SUA MENSAGEM TRANSFORMADORA (8) – O QUE É A SANTIDADE
EVANGELHO - Mt 5, 1-12 Naquele tempo: Vendo Jesus as multidões, subiu ...
SANTÍSSIMA TRINDADE: AMAR CADA UMA DAS TRÊS PESSOAS
EVANGELHO - Mt 28, 16-20 Os onze discípulos foram para a Galileia, ...
OTIMISMO: SEU FUNDAMENTO NA FÉ (I)
EVANGELHO - Lc 24, 35-48 Naquele tempo, os dois discípulos contaram o ...
NOSSA SENHORA: DOR DIANTE DO SEU FILHO MORTO
EVANGELHO - Mt 28, 1-10 Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia ...
CONFISSÃO: MELHOR PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA
EVANGELHO - Mt 26, 14-25 Naquele tempo: Um dos doze discípulos, ...
DOMINGO DE RAMOS: COMEÇA A SEMANA
EVANGELHO – Mt 26, 14 – 27,66 Hoje o Evangelho é bastante longo, pois ...
SÃO JOSÉ: NOSSO PAI, SUA SANTIDADE
EVANGELHO – Mt 1, 16.18-21.24a Jacó gerou José, o esposo de Maria, da ...
PERDÃO: CAMINHOS PARA ELE
EVANGELHO - Mt 18, 21-35 Naquele tempo: Pedro aproximou-se de Jesus e ...
Page 1 of 24
Rolar para o topo