SÃO JOSEMARIA: SUA MENSAGEM TRANSFORMADORA (1)

EVANGELHO – Mc 9, 38-40

Naquele tempo: João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim.
Quem não é contra nós é a nosso favor.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
no Evangelho de hoje vemos uma visão estreita dos apóstolos: se não estão junto deles, então não podem estar fazendo o bem.

Este é um defeito muito comum entre nós: pensar que se não estão comigo, estão contra mim. Temos que pensar que há infinitos ângulos pelos quais se pode olhar um objeto, uma realidade. Pouquíssimas coisas são verdades inquestionáveis. Eu teria uma visão estreita se pensasse que as pessoas têm que pensar como eu penso. Como dizia São Josemaria, só os tolos é que são cabeçudos. Os muito tolos, muito cabeçudos.

Falando em São Josemaria, gostaria de interromper momentaneamente as nossas séries diárias para fazer uma série sobre São Josemaria, pois no dia de hoje, há exatamente 50 anos atrás, este santo pisou pela primeira vez em solo brasileiro para uma estadia de 15 dias, terminando no dia 7 de junho.

Como vocês devem saber, eu pertenço ao Opus Dei, e tornei-me membro desta instituição da Igreja, no dia 25 de março de 1980. Ou seja, há mais de 44 anos. E, depois de tantos anos vivendo nesta instituição, posso dizer de boca cheia que foi o maior presente que Deus me deu na vida. Minha vida é uma autêntica maravilha e não me canso de ver a maravilha que é o Opus Dei e o bem que ele provoca nas pessoas, nas famílias e na sociedade.

São Josemaria dizia que o Opus Dei é o melhor lugar para viver e para morrer e a cada dia comprovo, depois de 44 anos, que é a pura verdade.

Gostaria que vocês conhecessem um pouco melhor o que é o Opus Dei, através de uma pessoa que pertence a ele há tantos anos e não através da mídia e de outros meios de comunicação e de uma pessoa que não é tola e sujeita a algum tipo de lavagem cerebral, pois formei-me na Escola Politécnica da USP em engenharia civil e fiz doutorado em filosofia numa universidade em Roma. E uma das coisas que mais gosto de fazer é pensar e ir até a última explicação das realidades desta vida. A última coisa que faria seria seguir-me por fanatismos.

A primeira coisa que gostaria de dizer é que São Josemaria foi um santo de primeiríssima categoria. Sua vida foi totalmente esquadrinhada e nunca foi encontrado algo que desabonasse a sua imagem. Nunca quis ser fundador de nada. Se o foi, foi por desejo expresso de Deus. Sua vida poderia ser resumida em ser um homem fidelíssimo à vontade de Deus. De fato, uma das formas de se definir a santidade é dizer que ser santo é fazer sempre a vontade de Deus. Ao conhecermos a sua vida, vemos que nunca disse não a Deus. Também é importante saber que a declaração da santidade de uma pessoa por parte da Igreja é uma declaração dogmática, ou seja, é um dogma. É uma afirmação assistida pelo Espírito Santo para que não incorra em erro. Se a Igreja errasse ao declarar santa uma pessoa, seria um grande desastre. Imaginem se hoje descobríssemos que Santa Teresinha do Menino Jesus não foi santa. Seria uma catástrofe. Ou seja, a Igreja não pode errar ao declarar que alguém é santo. E São Josemaria foi declarado santo pela Igreja no dia 2 de outubro de 2002. A Igreja atesta, então, a sua vida como modelo para todos nós e os seus ensinamentos como caminhos para levar a Deus.

O papa São João Paulo II dizia na homilia da sua canonização:

O seu ensinamento (…) hoje é atual e urgente. O fiel, em razão do batismo que o incorpora a Cristo, está chamado a manter com o Senhor uma relação vital e ininterrupta. Está chamado a ser santo e a colaborar na salvação da humanidade (…) O trabalho e qualquer outra atividade, levada a cabo com a ajuda da graça, convertem-se em meios de santificação cotidiana.

(…) A vida habitual de um cristão que tem fé – costumava afirmar Josemaria Escrivá -, quando trabalha ou descansa, quando reza ou dorme, em todos os momentos, é uma vida na qual Deus está sempre presente” (Meditações, 3 de março de 1954). Esta visão sobrenatural da existência abre um horizonte extraordinariamente rico (…) porque, também no contexto aparentemente monótono dos acontecimentos terrenos normais, Deus aproxima-se de nós, e podemos cooperar com o seu plano de salvação.

(…) Que o exemplo e os ensinamentos de São Josemaria sejam o nosso estímulo para que, no final da peregrinação terrena, possamos também participar da herança bem-aventurada do Céu.

Lição: convido a vocês a conhecerem com mais profundidade a vida de São Josemaria e o Opus Dei, pois sua mensagem é maravilhosa e transformadora. Eu penso que é natural que o Opus Dei tenha sido atacado por pessoas ligadas aos meios de comunicação por três motivos: por não terem entrado numa casa do Opus Dei, por terem formação acadêmica marxista e, portanto, ateia e contrária à Igreja e pelo Opus Dei estar no meio do mundo e incomodar as pessoas que vivem afastadas de Deus e querem justificar seu comportamento que é contrário a algum ou alguns dos mandamentos de Deus. Como o Opus Dei é fiel à Igreja e, portanto, seus membros procuram viver com fidelidade os mandamentos como, por exemplo, que o casamento é indissolúvel, que não pode haver relações antes do casamento, que não se pode utilizar métodos contraceptivos etc, acaba sendo tachado de ultraconservador. Esta é uma tática manipuladora conhecida, que os inimigos de Deus utilizam para desqualificar algo que é de Deus. Para ter o primeiro contato com o Opus Dei, nada melhor do que consultar o seu site, opusdei.org.br

SÃO JOSEMARIA: SUA MENSAGEM TRANSFORMADORA (1)

You may also like

SACERDOTES: SUA DIGNIDADE, REZAR POR ELES
EVANGELHO - Mc 6, 7-13 Naquele tempo: Jesus chamou os doze, e começou ...
APOSTOLADO: NOSSA PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO
EVANGELHO - Mc 6, 1-6 Naquele tempo, Jesus foi a Nazaré, sua terra, e ...
FÉ: DIANTE DOS PERIGOSOS; TEMPESTADE ACALMADA
EVANGELHO - Mc 4, 35-41 Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a ...
APOSTOLADO: SER COMO O GRÃO DE MOSTARDA
EVANGELHO - Mc 4, 26-34 Naquele tempo, Jesus disse à multidão: “O ...
SÃO JOSEMARIA: SUA MENSAGEM TRANSFORMADORA (8) – O QUE É A SANTIDADE
EVANGELHO - Mt 5, 1-12 Naquele tempo: Vendo Jesus as multidões, subiu ...
ESPÍRITO SANTO: PECADO CONTRA ELE
EVANGELHO - Mc 3, 20-35 Naquele tempo, Jesus voltou para casa com os ...
Page 1 of 11
Rolar para o topo