OTIMISMO: O PODER DE DEUS SOBRE O DEMÔNIO É ABSOLUTO

EVANGELHO – Mc 1, 21-28

Estando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.
Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou:
“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!
E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
começamos hoje o Tempo Comum e o seu início é variável, pois ele começa assim que termina o Tempo do Natal, isto é, na festa que comemoramos ontem que é a festa do Batismo do Senhor. Porém, esta festa é variável.

O Tempo Comum, durante a semana, começa percorrendo todo o Evangelho de São Marcos. Já nos domingos, começa percorrendo todo o Evangelho de São Mateus.

São Marcos, no seu Evangelho, já entra de cheio na vida pública de Cristo. Por isso, no Evangelho de hoje, que traz o primeiro capítulo, nos fala da ida de Jesus à cidade de Cafarnaum que ficava na Galileia, ao norte da Palestina, junto ao lago de Genesaré. Jesus vai aproveitar para pregar a sua palavra nas sinagogas que são pequenas igrejas onde os judeus se reuniam aos sábados para ler e refletir na Palavra de Deus. As sinagogas começaram a surgir depois do exílio da Babilônia que foi de 586 a 538 a.C. Antigamente só existia o Templo que ficava em Jerusalém, que era o lugar do culto por excelência dos judeus. Lá se meditava na Palavra de Deus e, como tarefa importantíssima, era feito o sacrifício dos animais para o perdão dos pecados. Nas sinagogas isso não havia.

O Evangelho de hoje centra-se na pregação de Cristo na sinagoga e na expulsão do demônio de um homem possuído. O que São Marcos quer nos mostrar é que Cristo é o salvador tão esperado, pois Ele tem o poder de expulsar os demônios. Até a vinda de Cristo, ninguém tinha o poder para isso. Nenhum profeta teve este poder, nem o maior deles. Até hoje, os sacerdotes exorcistas que fazem o ritual de exorcismo, expulsam o demônio invocando o nome de Cristo.

São Marcos quer nos mostrar também que Deus tem um poder absoluto sobre o demônio e todo mal. E que, quando for a hora, Deus vencerá de uma vez por todas a batalha contra o mal. Por enquanto Deus permite o mal e a ação do demônio, pois quer tirar frutos muito grandes destas realidades.

Que o dia de hoje seja uma ocasião para termos a certeza da vitória de Deus sobre o mal, de tal forma a sermos muito otimistas com relação ao futuro e às realidades de cada dia.

Sou uma pessoa otimista? Será que entrou algum traço de azedume dentro da minha alma?

Conversando com as pessoas você nota na hora se são otimistas ou não e se tem um otimismo profundo, apoiado na fé, ou superficial, apoiado praticamente no nada. E é comum encontrar pessoas que se dizem católicas e não são otimistas.

Em nenhum católico deveríamos encontrar o pessimismo, pois como já dissemos tantas vezes, o poder de Deus sobre o demônio e qualquer criatura, é absoluto. A criatura, qualquer uma, precisa de Deus para existir e continuar existindo.

Procuremos nos próximos dias dar voltas nesta verdade: “o poder de Deus sobre a criatura é absoluto”. Que esta verdade vá configurando a nossa alma e dando-nos uma confiança absoluta em Deus, sem deixar de fazer, como sempre, a nossa parte. Gosto de um comentário que me faz um amigo toda vez que começa um ano: “Padre Paulo, estamos fadados inexoravelmente à vitória total e absoluta”. É com este espírito que temos que começar o ano, cientes de que se coisas ruins acontecem, é porque Deus permite e as permite para o bem.

OTIMISMO: O PODER DE DEUS SOBRE O DEMÔNIO É ABSOLUTO

You may also like

FIM DOS TEMPOS: COMO SERÁ?
05:54
EVANGELHO - Mc 13, 24-32 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: ...
CARIDADE: OLHAR PARA AS PESSOAS COM AMOR
07:47
EVANGELHO - Mc 12, 38-44 Naquele tempo, Jesus dizia, no seu ...
FÉ: EXEMPLO DE BARTIMEU
07:47
EVANGELHO - Mc 10, 46-52 Naquele tempo, Jesus saiu de Jericó, junto ...
SERVIR: IMITAR CRISTO
EVANGELHO - Mc 10, 35-45 Naquele tempo, Tiago e João, filhos de ...
DEUS: NÃO PODEMOS SERVIR A DOIS SENHORES
EVANGELHO - Mc 10, 17-30 Naquele tempo, quando Jesus saiu a caminhar, ...
MATRIMÔNIO: NULIDADE MATRIMONIAL
EVANGELHO - Mc 10, 2-16 Naquele tempo, alguns fariseus se aproximaram ...
ESCÂNDALO: PECADO DE ESCÂNDALO
EVANGELHO - Mc 9, 38-43.45.47-48 Naquele tempo, João disse a Jesus: ...
CARIDADE: SUPÕE O ESVAZIAMENTO DE NÓS MESMOS
EVANGELHO - Mc 9, 30-37 Naquele tempo, Jesus e seus discípulos ...
JESUS CRISTO: É TUDO PARA NÓS; TOMAR A CRUZ PARA SEGUI-LO
EVANGELHO - Mc 8, 27-35 Naquele tempo, Jesus partiu com seus ...
CONFIAR EM DEUS: DEUS TEM O SEU TEMPO
EVANGELHO - Mc 7, 31-37 Naquele tempo, Jesus saiu de novo da região de ...
Page 1 of 12
Rolar para o topo