EVANGELHO – Mt 12, 46-50
Naquele tempo: Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor
Olhar para Jesus: A festa de Nossa Senhora do Carmo foi instituída em 1726 para comemorar o dia em que Nossa Senhora apareceu a São Simão Stock, então Superior Geral da Ordem.
São Simão vendo as dificuldades e as perseguições intensas que seus irmãos estavam sendo submetidos, decidiu recorrer à proteção de Nossa Senhora invocando-a com o título de “Flor do Carmelo”.
Depois de dias de oração, Nossa Senhora atende a sua súplica e aparece diante dele rodeada de anjos e segurando o escapulário da ordem. Em seguida, faz-lhe uma promessa: “Isto será um privilégio para ti e para todos os Carmelitas. Quem morrer com este escapulário, não experimentará a pena do fogo eternamente, e, se morrer com ele, será salvo”.
Embora a data da aparição seja incerta, sabe-se que foi anterior ao dia 13 de janeiro de 1252.
O escapulário (do Carmo) tem um valor extraordinário!!!
Nossa Senhora prometeu, como vimos, que quem o usasse devotadamente seria salvo por ela. Para quem tem fé, ir para o Céu, salvar-se, é a coisa mais importante desta vida. Porque nós estamos aqui só de passagem para provar nosso amor a Deus e merecer viver para sempre com Ele na outra vida. E ninguém tem assegurada a salvação. Nosso Senhor falou que a única coisa com que deveríamos nos preocupar é se nosso nome está inscrito no céu (cfr. Lucas 10, 20).
Outra promessa de Nossa Senhora para quem usar devotadamente o escapulário, feita cerca de 70 anos mais tarde da primeira aparição, é que se tivermos de passar pelo Purgatório, no sábado seguinte à nossa morte ela irá ao Purgatório e nos levará para o Céu. Isso é uma grande graça, pois podemos passar muito tempo, anos e anos, no Purgatório para realizar a purificação final da nossa alma.
Por isso, digo brincando para as pessoas que só tonto não usa o escapulário.
Porém, para que possamos receber essas graças, o escapulário deve ser posto por um sacerdote mediante um pequeno ritual chamado “imposição do escapulário”. O escapulário tem um valor tão grande que é a única medalha que tem um ritual para ser colocado.
Fora essas graças extraordinárias, Nossa Senhora protege quem usa o escapulário de um modo muito especial. Queria contar três histórias que conheço.
Primeira. Coloquei o escapulário numa menina numa terça-feira. Na quinta-feira ela estava se aproximando do ponto de ônibus quando um rapaz mal-encarado a abordou e lhe pediu dinheiro. Ela deu 2 reais a ele. No ponto de ônibus, estando armado, ele começou a assaltar as pessoas que estavam lá. A menina lembrou-se do escapulário e passou a segurá-lo. Ele foi tirando tudo das pessoas: relógio, celular, dinheiro. Quando chegou novamente diante da menina, ele olhou em seus olhos e lhe disse: “Você não, firmeza”!!!! E foi embora. Uma das pessoas que foi assaltada e que viu que o assaltante não pegou nada desta menina perguntou-lhe: “O que você tem de especial? Por que ele não levou nada de você?”. Ela respondeu trêmula: “É que estou com o escapulário”!!!
Segunda. Num dia em que eu estava colocando o escapulário em algumas pessoas na igreja São Gabriel, uma moça se aproximou de mim e me disse: “É verdade, padre, o escapulário é muito poderoso! Vou contar o que aconteceu com meu pai. Ele estava morrendo no hospital, e nós fomos até seu quarto para nos despedirmos dele. Nessa hora, vimos que ele estava sem o escapulário, coisa que sempre usou, pois as enfermeiras o haviam tirado. Colocamos o escapulário nele e imediatamente ele começou a melhorar. Saiu do hospital e viveu por mais um bom tempo”.
Terceira. Já tinha ouvido dizer que algumas pessoas haviam recebido um milagre de levar um tiro e a bala parar no escapulário. Ainda duvidava um pouco de tal milagre quando um bispo auxiliar do Rio de Janeiro, muito amigo meu, me disse que isso aconteceu com seu avô, que morava na Espanha. Seu sítio havia sido invadido e, na troca de tiros com os invasores, ele fora alvejado, e a bala parou no escapulário que era de tecido. Desde essa época, sua família construiu naquela localidade uma capela dedicada à Nossa Senhora do Carmo.
Lição: Quem já tem o escapulário que esta festa seja ocasião para aumentar a devoção ao escapulário e quem ainda não tem, que seja ocasião para comprá-lo e pedir a um sacerdote para fazer a sua imposição. O escapulário para a imposição deve ser de tecido. Na descrição do vídeo coloquei um link para conhecer melhor a sua história, em que consiste a sua devoção, milagres etc.