JESUS: OS BENS TERRENOS ME AFASTAM DELE?

EVANGELHO – Mt 8, 28-34

Naquele tempo: Quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos.
Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. Eles então gritaram: “O que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?” Ora, a certa distância deles, estava pastando uma grande manada de porcos. Os demônios suplicavam-lhe: “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos”. Jesus disse: “Ide”. Os demônios saíram, e foram para os porcos.
E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até à cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
O Evangelho de hoje traz uma cena que nos deixa pensativos.
Jesus vai para a outra margem do mar da Galileia e vai a um lugar distante, Gadara, terra de gentios. Sabemos que é terra dos gentios, pois aqueles homens estavam cuidando de porcos e o porco era um animal impuro para os judeus. O Senhor também quer levar a Boa Nova a este lugar, pois “Ele não faz acepção de pessoas”. Bem unidos a Ele podemos ser testemunhas de uma das situações mais surpreendentes: dois homens possuídos pelo demônio, furiosos ante a presença inesperada de Jesus.
Os demônios se dirigem a Jesus e lhe pedem que, se os expulsar desses homens, que os enviem à manda de porcos. O Senhor consente e eles saíram e foram-se para os porcos, e toda a vara se lançou ao mar barranco abaixo, perecendo nas águas. Os porqueiros fugiram e, indo à cidade, contaram tudo, especialmente o que se passara com os endemoninhados. E eis que toda a cidade saiu ao encontro de Jesus, e, vendo-o, rogaram-lhe que se retirasse daquele lugar. Que atitude estranha, não é verdade?
Um autor vai explicar a cena dizendo que eles fizeram isto por estarem apegados aos bens materiais e vão trocar Jesus por estes bens. Diz este autor:

“Aqueles gentios, apesar do milagre relatado pelos porqueiros e de verem livres e sãos os dois endemoninhados, não quiseram receber Jesus. Quantos bens não teriam recebido em suas casas, e sobretudo nas suas almas! (…) O Senhor ilumina a alegria e o sofrimento, a vida e a morte, o trabalho… E sem Ele, nada vale a pena. Possivelmente, o Senhor nunca mais passou por aqueles lugares. Tinham-no tido tão perto!, e pediram-lhe que se afastasse!
Que pouco hospitaleiro é às vezes o mundo para com o seu Senhor! Com frequência, para muitos, o que conta são os bens materiais, e não é difícil ver como se tenta construir uma sociedade em que o Senhor não esteja presente; não lhe deixam lugar (…) Exclui-se Aquele que dá sentido a tudo.
É necessário purificar o coração dos amores desordenados – do amor-próprio desordenado, do excessivo apego aos bens terrenos, das ideias e opiniões próprias… Então saberemos deixar Deus entrar na nossa vida e transformá-la”.

Será que tenho tido a atitude daquele povo para com Jesus? Será que tenho trocado Jesus por um prazer terreno? Tenho deixado de rezar para ficar no celular ou na tv assistindo séries? Tenho deixado de ir à missa por curtir um domingo na praia ou um churrasco num sítio?

Como Jesus deve ter ficado triste naquele dia que esteve em Gadara. Ele chegou junto coração de cada um daquele povo e eles recusaram a companhia de Jesus, o fogo do seu Amor, Aquele que traz a Paz e a felicidade infinitas.

Lição: Pensar que quando deixamos de rezar, de assistir a uma missa, de cumprir um mandamento de Deus estamos deixando de estar com Jesus que aqueles que o seguem brotarão das suas entranhas rios de água viva.

JESUS: OS BENS TERRENOS ME AFASTAM DELE?

You may also like

BÍBLIA (25): QUEDA DO REINO DO NORTE
EVANGELHO - Mt 10, 24-33 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
VIRTUDES HUMANAS (17): PACIÊNCIA (7)
EVANGELHO - Mt 10, 16-23 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
SÃO BENTO: SUA VIDA
EVANGELHO - Mt 10, 7-15 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
CARIDADE (20): BOM-HUMOR (1)
EVANGELHO - Mt 9, 32-38 Naquele tempo: Apresentaram a Jesus um homem ...
JESUS CRISTO: O AMOR POR ELE (4)
EVANGELHO - Mt 9, 18-26 Enquanto Jesus estava falando, um chefe ...
BÍBLIA (24): PRINCIPAIS PROFETAS (2)
EVANGELHO - Mt 9, 14-17 Naquele tempo, os discípulos de João ...
VIRTUDES HUMANAS (16): PACIÊNCIA (6)
EVANGELHO Mt 9, 9-13 Naquele tempo: Partindo dali, Jesus viu um homem ...
PLANO DA SANTIDADE (14): PENITÊNCIA (1)
EVANGELHO - Mt 9, 1-8 Naquele tempo: Entrando em um barco, Jesus ...
CARIDADE (19): COMPREENDER (4)
EVANGELHO - Mt 8, 23-27 Naquele tempo: Jesus entrou na barca, e seus ...
BÍBLIA (23): PRINCIPAIS PROFETAS (1)
EVANGELHO - Mt 8, 5-17 Naquele tempo: Quando Jesus entrou em ...
Page 1 of 29
Rolar para o topo