JESUS CRISTO: SEM MIM NADA PODEIS FAZER

EVANGELHO – Jo 15, 1-8

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vós será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
São João no Evangelho de hoje, traz umas palavras de Jesus que são importantíssimas e muito profundas.

Jesus, servindo-se da imagem da videira, uma imagem muito próxima daqueles ouvintes e de todos nós, vai nos dizer que sem Ele, prestemos atenção, não podemos fazer nada, não podemos dar nenhum fruto.

Que forte são estas palavras, não é verdade! Mas, o que Jesus está querendo dizer com elas? Aparentemente as pessoas conseguem tocar a vida e obter muitos frutos sem estarem unidas a Deus. Quantas pessoas até, ganham muito dinheiro sendo corruptas, roubando, não tendo nenhum escrúpulo em fazer coisas erradas!

De fato, isto é verdade! Porém o que Cristo está querendo dizer aqui é que ninguém irá se salvar, irá obter frutos de vida eterna, sem Ele. Quem de nós não quer salvar-se, alcançar a vida eterna? É o que realmente importa. Pois bem, para salvar-se só há um caminho: Cristo.

Neste sentido, podemos fazer uma pergunta: em quantos momentos do dia eu estou com Cristo? Posso dizer que faço tudo com Cristo?

Não é nada fácil fazer tudo com Cristo? Por quê? Porque somos muito materialistas, muito egoístas e muito orgulhosos.

Somos muito materialistas. Tendemos a esquecer de Deus e viver olhando para o chão, para esta realidade terrena. Muitas pessoas passam o dia sem lembrar sequer que Deus existe. Para que isto não aconteça, temos que avivar continuamente a nossa fé. Temos que lembrar que não vivemos para esta vida, mas para a vida eterna, apesar de que ganharemos a vida eterna vivendo bem esta vida. Para lembrar de Deus é importante parar alguns momentos do dia para rezar, para fazer uma breve oração. Rezar ao acordar, rezar no meio do dia, rezar no final da tarde, rezar no fim do dia.

Somos também muito egoístas. O normal, se não lutamos, é viver não pensando em Deus, mas pensando em nós. Viver pensando na nossa felicidade, no nosso sucesso profissional, nos nossos gostos, nos nossos interesses, nas nossas conquistas etc. Se queremos passar o dia junto com Cristo, precisamos combater energicamente o egoísmo. Uma forma de combatê-lo é, em primeiro lugar, pedir a Deus que nos ajude a esquecer-nos de nós mesmos e que Ele seja nosso principal amor; e, em segundo lugar, todas as vezes que nos pegarmos pensando em nós mesmos, cortar este pensamento e colocá-lo em Deus e nos outros.

Somos também muito orgulhosos. Se não lutamos, o normal é pensar que não necessitamos de Deus para viver e para fazer as coisas. Na verdade, dependemos radicalmente de Deus para existir e continuar existindo. Se Deus parasse de nos sustentar na existência, cairíamos no nada imediatamente. Mas, como não vemos Deus nos sustentando continuamente, tendemos a pensar que nós não precisamos de Deus para existir. É importante pensar diariamente que somos sustentados por Deus e assim viver agradecendo a Deus a nossa vida e, consequentemente, todos os bens que conseguimos obter graças a sermos sustentados no ser.

Se não combatermos o materialismo, o egoísmo e o orgulho, passaremos a maior parte do dia, senão todo o dia, sem estar junto com Cristo. E o problema é que, como Jesus nos disse, sem Ele nada podemos fazer, sem Ele não produziremos frutos de salvação. São Josemaria dizia que fazer as coisas sem Deus é como costurar sem linha: não fica nada.

Lição: gravar estas palavras fundamentais de Cristo ditas no Evangelho de hoje: “Eu sou a videira, vós os ramos, sem mim nada podeis fazer”. E que lutemos para fazer tudo por Cristo, com Cristo e em Cristo.

JESUS CRISTO: SEM MIM NADA PODEIS FAZER

You may also like

JESUS CRISTO: O AMOR POR ELE (4)
EVANGELHO - Mt 9, 18-26 Enquanto Jesus estava falando, um chefe ...
SÃO TOMÉ APÓSTOLO: SUA VIDA
EVANGELHO - Jo 20, 24-29 Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, ...
DOUTRINA (14): JESUS CRISTO (2)
EVANGELHO - Mt 7, 15-20 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
JESUS CRISTO: SEU SAGRADO CORAÇÃO
EVANGELHO - Jo 19, 31-37 Os judeus temeram que os corpos ficassem na ...
NOSSA SENHORA: MÃE DA IGREJA
EVANGELHO - Jo 19, 25-34 Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, ...
ESPÍRITO SANTO: FESTA DE PENTECOSTES
EVANGELHO - Jo 20, 19-23 Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da ...
BÍBLIA (19): REI DAVI (2)
EVANGELHO - Jo 21, 20-25 Naquele tempo: Pedro virou-se e viu atrás de ...
VIRTUDES HUMANAS (13): PACIÊNCIA (3)
EVANGELHO - Jo 21, 15-19 Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, ...
PLANO DA SANTIDADE (12): 3 AVE-MARIAS
EVANGELHO - Jo 17, 20-26 Naquele tempo, Jesus levantou os olhos ao céu ...
DOUTRINA (13): JESUS CRISTO (1)
EVANGELHO - Jo 17, 11b-19 Naquele tempo: Jesus ergueu os olhos ao céu ...
Page 1 of 23
Rolar para o topo