JESUS CRISTO: SEGUI-LO É FAZER OBRAS MARAVILHOSAS; SEM ELE NADA PODEMOS FAZER

EVANGELHO – Jo 14, 7-14

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta”! Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: “Mostra-nos o Pai”? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
no Evangelho de hoje gostaria de me deter nestas palavras de Jesus Cristo: “Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas”.

Durante muitos anos eu li esta frase sem deter-me nela. Porém uns anos atrás eu me detive e fiquei chocado. Perguntei-me: como assim nós faremos obras maiores do que as que fez Jesus Cristo? Até pensei: será que Jesus não tomou uma tacinha de vinho a mais antes de dizê-la?

Não, de modo algum. Uma verdade que temos que tomar como ponto de partida é que Jesus, sendo Deus, não diz nenhuma palavra ociosa, nenhuma palavra sem um propósito. Algumas palavras de Jesus a Igreja, que é a sua fiel intérprete por ser assistida pelo Espírito Santo, diz que devem ser tomadas no sentido figurado e não no sentido literal. Por exemplo: “se o teu olho te escandaliza, arranca-o e lança-o para longe de ti”. Jesus deve ter falado aos próprios apóstolos que estas palavras não deviam ser tomadas no sentido literal, pois nunca se soube de alguém, desde o início do cristianismo, que tenha arrancado os seus olhos por ter cometido um pecado grave através deles.

Porém esta frase que estamos mencionando, “em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas”, não há nenhuma menção de que deve ser tomada em sentido figurado.

O que Jesus, então, está querendo dizer com elas? Está querendo dizer que Ele através de nós fará algumas obras maiores das que ele fez enquanto este aqui na terra. Por exemplo, São Josemaria ao deixar esta vida, tinha espalhado a mensagem da santificação e a doutrina de Cristo a dezenas de países e cerca de 50 mil membros pertenciam à sua instituição. Assim, a pregação de São Josemaria chegou a mais gente do que a de Jesus. Isso aconteceu, pois a missão de Jesus por vontade do Pai reduziu-se apenas à Palestina.

O que Jesus está querendo dizer é que Ele continua a passar por esta terra através de nós e que se nós formos dóceis à sua vontade faremos obras maravilhosas aqui na terra.

Vejam só o que Jesus quer fazer através de nós!!! Quer, através de nós, reproduzir a sua vida. E, Jesus, à sua passagem pela terra fez os mortos ressuscitarem, os surdos ouvirem, os paralíticos andarem, os cegos verem. Não faremos estas coisas no sentido literal, com exceção de alguns santos, mas sim no sentido figurado. Faremos uma pessoa que estava morta para a fé, voltar a ter fé. Uma pessoa que esta surda as inspirações de Deus, pois estava afasta dEle, passar a ouvir a sua voz. Uma pessoa que estava paralítica em dar a vida pelos outros, pois estava imersa num grande egoísmo, a passar a pensar muito mais nos outros e esquecer mais de si mesma. Uma pessoa que estava cega para o valor da missa e passar a ver a missa como a maior obra de Deus aqui na terra, a fonte de todas, todas as graças de Deus.

Apenas para citar alguns exemplos.

Não é verdade que esta frase de Cristo, “em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas”, nos dão um sentido maravilhoso para a nossa vida e nos mostra quanto vale a pena seguir Jesus Cristo?

Vejamos, então, o que Deus quer fazer através de nós!!! Como é maravilhoso viver a vida cristã!!! Não há nenhum ideal aqui na terra, ser o presidente de uma multinacional, comprar uma ilha no lugar mais bonito do mundo, conhecer todos os países, que possa se comparar a corresponder ao amor de Jesus. Procuremos pensar ao longo dos próximos dias nesta frase de Jesus e se o estamos deixando guiar a nossa vida.

JESUS CRISTO: SEGUI-LO É FAZER OBRAS MARAVILHOSAS; SEM ELE NADA PODEMOS FAZER

You may also like

JESUS CRISTO: O AMOR POR ELE (4)
EVANGELHO - Mt 9, 18-26 Enquanto Jesus estava falando, um chefe ...
SÃO TOMÉ APÓSTOLO: SUA VIDA
EVANGELHO - Jo 20, 24-29 Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, ...
DOUTRINA (14): JESUS CRISTO (2)
EVANGELHO - Mt 7, 15-20 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
JESUS CRISTO: SEU SAGRADO CORAÇÃO
EVANGELHO - Jo 19, 31-37 Os judeus temeram que os corpos ficassem na ...
NOSSA SENHORA: MÃE DA IGREJA
EVANGELHO - Jo 19, 25-34 Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, ...
ESPÍRITO SANTO: FESTA DE PENTECOSTES
EVANGELHO - Jo 20, 19-23 Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da ...
BÍBLIA (19): REI DAVI (2)
EVANGELHO - Jo 21, 20-25 Naquele tempo: Pedro virou-se e viu atrás de ...
VIRTUDES HUMANAS (13): PACIÊNCIA (3)
EVANGELHO - Jo 21, 15-19 Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, ...
PLANO DA SANTIDADE (12): 3 AVE-MARIAS
EVANGELHO - Jo 17, 20-26 Naquele tempo, Jesus levantou os olhos ao céu ...
DOUTRINA (13): JESUS CRISTO (1)
EVANGELHO - Jo 17, 11b-19 Naquele tempo: Jesus ergueu os olhos ao céu ...
Page 1 of 23
Rolar para o topo