ESPERANÇA: JESUS VEIO PARA OS PECADORES

EVANGELHO Mt 9, 9-13

Naquele tempo: Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus.
Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.
Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes.
Aprendei, pois, o que significa: “Quero misericórdia e não sacrifício”. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
São muitos os ensinamentos de Jesus no Evangelho de hoje: o seguimento de Jesus, Jesus comendo com os cobradores de impostos que era sinônimo de comer com os pecadores, Jesus dizer que veio para curar os pecadores e a importância da misericórdia.

“Naquele tempo: Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus”.
Este Mateus, a quem Jesus chama, é o apóstolo do mesmo nome e autor humano do primeiro Evangelho. É o mesmo que em Mc 2,14 e em Lc 5,27 é chamado Levi.

Agora queria citar umas palavras de uma moça que faz o comentário deste Evangelho. Ela diz assim:

“A maioria das pessoas que segue o caminho de Deus, erradamente pressupõe que os grandes pecadores, isto é, os que cometem barbaridades não têm mais chances com Deus por causa das suas grandes transgressões. Enganamo-nos quando predizemos que somente os cumpridores de todos os mandamentos têm primazia no reino dos céus. Jesus Cristo, neste Evangelho vem nos dizer justamente o contrário: “eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”.  Ele compara o pecador a alguém que está doente e, por isso, precisa de médico para ser curado. Jesus Cristo é o médico enviado pelo Pai para nos devolver a saúde, partindo do princípio de que todos nós precisamos de médico, pois somos doentes pelo pecado. Jesus nos chama e nos atrai para si, mesmo que estejamos “sentados na coletoria de impostos” imersos no pecado. É aí que Ele nos vê e se apieda do nosso coração doente chamando-nos com autoridade: “Segue-me”! Jesus veio atrair para Si os mais pecadores e, quanto mais reconhecemos o nosso pecado, mais Ele olha para nós e insiste em que O acompanhemos. E quando escutamos a Sua voz nos chamando pelo nome não conseguimos mais ficar parados no mesmo posto, fazendo as mesmas coisas e alimentando-nos de migalhas. Como Mateus, nós também nos levantamos e o seguimos, querendo, principalmente, levá-Lo para perto daqueles de quem mais amamos. Em qualquer lugar ou situação em que nos encontremos, Jesus nos faz o convite para segui-Lo, no entanto, Ele deseja ser convidado para entrar na nossa casa e levar para lá a salvação” (Helena Colares Serpa).

Que consolador é saber que Jesus veio para os pecadores, que nunca Ele desistirá de nós. Por que Deus é assim? Porque nós somos seus filhos. E, se um pai bom aqui na terra não desiste dos seus filhos, imaginem Deus!

Que os nossos pecados nunca nos distanciem de Deus. Que nunca pensemos que Deus não vai nos perdoar por maiores que sejam nossos pecados. Mesmo que sejamos o maior pecador do mundo, Deus sempre estará de braços abertos, pois a maior alegria de um pai é ver o filho voltar para casa.

O demônio nos tenta para cairmos no pecado e depois quer que nos afundemos cada vez mais convencendo-nos que não temos solução, que nunca conseguiremos superar as nossas misérias. Mas nada disso é verdade. Não caiamos nesta artimanha.

Gosto muito das palavras de São Josemaria que dizia assim: “Sou um pecador que ama Jesus Cristo”.

Lição: nunca perder a esperança. Deus é um Pai e sempre estará de braços abertos para nos perdoar.

ESPERANÇA: JESUS VEIO PARA OS PECADORES

You may also like

SÃO BARNABÉ: SEGUIR SEU EXEMPLO
EVANGELHO - Mt 10, 7-13 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
SÃO JOSEMARIA: SUA MENSAGEM TRANSFORMADORA (8) – O QUE É A SANTIDADE
EVANGELHO - Mt 5, 1-12 Naquele tempo: Vendo Jesus as multidões, subiu ...
SANTÍSSIMA TRINDADE: AMAR CADA UMA DAS TRÊS PESSOAS
EVANGELHO - Mt 28, 16-20 Os onze discípulos foram para a Galileia, ...
ESPERANÇA (7): TER MEDO APENAS DE PERDER OS BENS ETERNOS
EVANGELHO - Mc 16, 9-15 Depois de ressuscitar, na madrugada do ...
ESPERANÇA (6): NÃO TER MEDO DE PERDER OS BENS EFÊMEROS
EVANGELHO - Jo 21, 1-14 Naquele tempo: Jesus apareceu de novo aos ...
ESPERANÇA (5): AMOR CARINHOSO DE DEUS
EVANGELHO - Lc 24, 35-48 Naquele tempo: Os dois discípulos contaram o ...
ESPERANÇA (4): VISÃO SOBRENATURAL
EVANGELHO - Lc 24, 13-35 Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois ...
ESPERANÇA (3): DEUS NUNCA NOS ABANDONA (2)
EVANGELHO - Jo 20, 11-18 Naquele tempo: Maria estava do lado de fora ...
ESPERANÇA (2): LIÇÃO DE JESUS COM MARIA MADALENA
EVANGELHO - Mt 28, 8-15 Naquele tempo: As mulheres partiram depressa ...
Page 1 of 26
Rolar para o topo