DOUTRINA CATÓLICA: ESPALHAR A SUA LUZ


EVANGELHO Forma longa – Mt 4, 12-23

Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia.
Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia,
no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías:
“Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz. Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo.
Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores.
Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”.
Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram. Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus
: O Evangelho de hoje nos diz que Jesus, depois que ficou sabendo que João Batista foi preso, foi morar em Cafarnaum. Esta cidade estava no norte da Palestina na região chamada Galileia. Naquela época a palestina estava dividida em regiões: Judeia ao sul, onde estava o Templo, Galileia ao norte e Samaria no centro. Jesus vai à Galileia, pois os doutores da Lei se concentravam mais ao sul, em torno de Jerusalém, onde estava o Templo. Na Galileia Jesus podia pregar mais tranquilamente.

Em seguida, o Evangelho diz que o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz. São Mateus, ao falar da luz, menciona a profecia de Isaías segundo a qual o Messias iluminaria toda a terra. De fato, sem Deus estamos nas trevas, na escuridão. Só Deus pode encher-nos de luz e dar sentido à nossa vida.

São Mateus narra também que os primeiros que, no início da vida pública do Senhor, receberam o influxo dessa luz foram aqueles discípulos – primeiro Simão e André, e depois os outros dois irmãos, Tiago e João – que Ele chamou enquanto caminhava junto ao mar da Galileia. Aqueles pescadores da Galileia saíram da penumbra de uma vida sem relevo nem horizonte para terem a luz do mundo.

Nosso Senhor também quer nos iluminar e quer que iluminemos a vida das pessoas. E uma grande luz para as pessoas é, além do próprio Cristo, a sua doutrina, os seus ensinamentos. Assim como Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida, a seus ensinamentos são também o Caminho, a Verdade e A Vida. E para podermos dar a conhecer a doutrina de Jesus Cristo, devemos estudá-la a fundo. Para isso sugiro meu Curso de Doutrina Católica que está no meu canal Youtube e depois o aprofundamento nas questões doutrinais. Para este aprofundamento sugiro o meu site fecomvirtudes onde recolhi ao longo de anos os melhores textos para explicar as questões mais debatidas da nossa fé. Quanto mais estudarmos, mais nos aproximaremos de Cristo e quanto mais estudarmos seus ensinamentos, mais luz entrará no nosso coração e, consequentemente, mais luz podermos dar aos outros. Vale a pena!!!

Seguem abaixo do texto da homilia os dois links que mencionei.

Youtube – Curso de Doutrina Católica:
https://www.youtube.com/watch?v=6rRjTfcZBF0&list=PL9pnZMVyWSpi-YI_otQiq3VPYDnrkWqeu

Site com os textos doutrinais (selecione acima da nuvem de verbetes ou tags o menu “Doutrina Católica; ao selecioná-lo, aparecerão os verbetes correspondentes à esta seção):
https://www.fecomvirtudes.com.br/

DOUTRINA CATÓLICA: ESPALHAR A SUA LUZ

You may also like

PAI-NOSSO: A ORAÇÃO MAIS PERFEITA
EVANGELHO - Mt 6, 7-15 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ...
ESMOLA: GENEROSIDADE, QUARESMA
EVANGELHO - Mt 25, 31-46 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ...
TENTAÇÕES: SÃO BOAS E NÃO MÁS
EVANGELHO - Mt 4, 1-11 Naquele tempo: o Espírito conduziu Jesus ao ...
PENITÊNCIA: SEM BITOLAÇÃO, SABER FESTEJAR
EVANGELHO - Mt 9, 14-15 Naquele tempo: Os discípulos de João ...
QUARESMA: COMO VIVÊ-LA
EVANGELHO - Mt 6, 1-6.16-18 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
DOUTRINA (11): PECADO ORIGINAL (2)
EVANGELHO - Mc 7, 14-23 Naquele tempo: Jesus chamou a multidão para ...
DOUTRINA (10): PECADO ORIGINAL (1)
EVANGELHO - Mc 6, 1-6 Naquele tempo: Jesus foi a Nazaré, sua terra, e ...
DOUTRINA (9): CRIAÇÃO (2)
EVANGELHO - Mc 4, 1-20 Naquele tempo: Jesus começou a ensinar de novo ...
DOUTRINA (8): A CRIAÇÃO (1)
EVANGELHO - Mc 3, 1-6 Naquele tempo: Jesus entrou de novo na sinagoga. ...
REIS MAGOS: SUA HISTÓRIA, EPIFANIA
EVANGELHO - Mt 2, 1-12 Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na ...

Page 1 of 22

Rolar para o topo