AMOR A DEUS: DEIXAR DEUS ATEAR FOGO NO NOSSO CORAÇÃO

EVANGELHO – Lc 12, 49-53

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
S. Lucas conta no Evangelho de hoje que Jesus, já próximo de Jerusalém para sofrer a sua Paixão e Morte, revelou aos discípulos os profundos anseios do seu coração: “Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra”!

O que Jesus está querendo dizer com isto? Que fogo é este que quer lançar na terra? O fogo do Amor. No Antigo Testamento aparecem muitas passagens onde o Amor de Deus é comparado com o fogo. Por exemplo, quando Moisés viu uma sarça ardendo em fogo e que não se consumia, Deus estava lá. Quando Deus pediu a Moisés para construir a sua primeira casa, conhecido como Tabernáculo, um fogo permanecia junto ao Tabernáculo ardendo constantemente. Nós também utilizamos esta imagem do fogo relacionada ao amor. Uma pessoa apaixonada diz que tem o seu coração ardendo em chamas de amor.

Deus tem um Amor louco por nós, um Amor ardente em chamas. E deseja que todos nós estejamos ardendo em chamas de Amor por Ele e de amor pelos demais seres humanos. Se as pessoas deixassem Deus atear fogo nelas, o mundo estaria ardendo nas chamas do amor e este mundo seria uma antessala do Céu. Todo o mal do mundo vem da falta de amor. Todo o mal vem do egoísmo, do exagerado amor por nós mesmos, onde os demais passam a ser trampolim para as suas conquistas ou obstáculos para os seus objetivos, provocando até a morte ao próximo, caso seja necessário para o egoísta alcançar suas conquistas e objetivos.

Deus só deseja o amor, o amor mais pleno que existe, que é o seu Amor. Se as pessoas deixassem Deus atear fogo nelas, o mundo seria completamente diferente. Mas para Deus poder entrar numa alma, a pessoa precisa estar disposta a declarar guerra ao ego, ao egoísmo. E nós sabemos que poucas pessoas estão dispostas a isso. Algumas pessoas deixam Deus entrar um pouquinho. Outras pessoas não dão a menor abertura para o seu Amor. Outras pessoas, poucas no mundo de hoje, abrem totalmente o seu coração para o Amor de Deus.

Como eu sei que meu coração está totalmente aberto ao Amor de Deus? Quando eu estou ardendo no amor por Deus. Quando queremos fazer pequenas loucuras por Deus como assistir à missa, além do domingo, mais um dia na semana, como rezar mais um terço no dia, como combater com mais afinco a preguiça para Deus ficar feliz, como combater mais a impaciência para Deus ficar mais feliz, como saltar da cama quando toca o despertador para Deus ficar mais feliz, como ter um desejo enorme de pegar um megafone para falar de Deus para as pessoas, como topar qualquer coisa que Deus nos peça etc.

Queremos mudar o mundo? Queremos ser felizes? Abramos totalmente o nosso coração para o Amor de Deus. E, se eu for uma labareda de amor, vou atear este fogo em todos que passarem ao meu redor. São Josemaria, que foi um santo que ardia no amor a Deus, estando aqui no Brasil, pensando na selva amazônica, que é imensa, falou que basta uma árvore pegando fogo para que toda uma selva esteja ardendo em chamas. Neste sentido ele dizia: dai-me 50 homens que amem a Deus sobre todas as coisas e eu converterei o mundo.

Jesus sabia que enquanto Ele não morresse na Cruz para nos salvar, nosso coração estaria imerso no pecado e, portanto, não poderia ser ateado com o seu Amor. Por isso, Ele disse que não via a hora de sofrer o seu batismo, referindo-se ao batismo de sangue e, mais concretamente, à Cruz. Morrendo na Cruz, Cristo vai nos dar a possibilidade do perdão dos nossos pecados e de podermos começar uma vida divina através da graça. E tudo isso vem pelos sacramentos. Pelo batismo somos perdoados dos nossos pecados. Porém, somos pecadores e reincidimos nos pecados. Para isso nos deu o sacramento da confissão. Por isso, se quero me converter, arrancar o mal que há dentro do meu coração, preciso me confessar com frequência e declarar guerra ao pecado. Sem isso, o Amor de Deus nunca vai transformar o meu coração numa labareda. Depois preciso me alimentar do Eucaristia, que é outro sacramento, onde recebemos Cristo, o Fogo do Amor, em nosso coração. Os outros sacramentos, a Crisma, o Matrimônio e a Unção dos Enfermos, alimentam também poderosamente a nossa alma. O sacramento da Ordem é para os sacerdotes.

Lição: não sejamos tontos: abramos o nosso coração totalmente para Deus. Declaremos guerra ao pecado, ao egoísmo, e nos alimentemos frequentemente dos sacramentos, pois através deles recebemos a graça de Deus que vai divinizando a nossa alma.

AMOR A DEUS: DEIXAR DEUS ATEAR FOGO NO NOSSO CORAÇÃO

You may also like

ESCRÚPULO: O QUE É? COMO CURÁ-LO
EVANGELHO - Lc 14, 1-6 Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi ...
PLANO DA SANTIDADE (18): CARIDADE
EVANGELHO - Lc 13, 31-35 Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se ...
PECADO: SALVAÇÃO E CONDENAÇÃO
EVANGELHO - Lc 13, 22-30 Naquele tempo: Jesus atravessava cidades e ...
CARIDADE (24): BOM HUMOR (5)
EVANGELHO - Lc 13, 18-21 Naquele tempo: Jesus dizia: "A que é ...
SÃO JUDAS TADEU: SUA VIDA
EVANGELHO - Lc 6, 12-19 Naqueles dias, Jesus foi à montanha para ...
VIDA DE JESUS (5): ESCOLHA DOS APÓSTOLOS E OUTROS
EVANGELHO - Lc 13, 1-9 Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo ...
SÃO FREI GALVÃO: SUA VIDA
EVANGELHO - Lc 12, 54-59 Naquele tempo: Jesus dizia às multidões: ...
DOUTRINA (23): PECADO (3)
EVANGELHO - Lc 12, 39-48 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
CARIDADE (23): BOM HUMOR (4)
EVANGELHO - Lc 12, 35-38 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
JESUS CRISTO (20): AMOR POR ELE (9)
EVANGELHO - Lc 12, 13-21 Naquele tempo, alguém, do meio da multidão, ...
Page 1 of 27
Rolar para o topo