EVANGELHO – Mc 10, 13-16
Naquele tempo: Traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas.
Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor
Olhar para Jesus: podemos nos colocar nesta cena do Evangelho de hoje vendo os discípulos repreendendo os pais que queriam levar suas crianças para que Jesus as tocasse. E Jesus, por outro lado, olhando para elas com todo amor, pois as crianças, pela sua pureza, pela sua simplicidade, são encantadoras. E Jesus aproveita esta situação para nos dizer que o seu Reino é para as pessoas que são como elas, isto é, para as pessoas que são puras e simples.
Para conquistar o Reino dos Céus temos que ir crescendo cada vez mais na pureza: a pureza no olhar, a pureza nas intenções, a pureza no coração. A simplicidade pode ser vista na pureza das intenções. Aproveitemos, então, a Deus para pedir que nos ajude a ter um olhar puro para as pessoas de outro sexo, a tirar toda malícia que nos faz ser um por fora e outro por dentro.
Continuando a nossa série sobre a Bíblia, no sábado passado terminamos de falar sobre o rei Davi. Hoje vamos falar sobre o famoso rei Salomão. Para conhecer um pouco a sua história vejamos o vídeo a seguir.
* * *
Lição: como vimos, a obra mais grandiosa do rei Salomão foi a construção do Templo de Jerusalém. Sua construção foi feita a pedido de Deus, pois até então, Deus habitava numa simples tenda conhecida como Tabernáculo. O Tabernáculo foi construído, também a pedido de Deus, por Moisés durante a travessia do deserto. Agora Deus queria uma morada mais digna e vai transmitir este desejo ao rei Davi, porém Deus diz a Davi que ele não o construirá, pois derramou muito sangue no seu reinado. Apesar disso, Davi preparou tudo para seu filho Salomão o construir. Hoje as casas de Deus são as igrejas espalhadas pelo mundo. Façamos o propósito de entrar na casa de Deus com mais frequência ao longo da semana. Na semana que vem abordaremos a segunda parte da história de Salomão.