VONTADE DE DEUS: QUEM A FAZ É SEU IRMÃO, SUA IRMÃ

EVANGELHO – Mt 12, 46-50

Naquele tempo: Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
Uma primeira observação ao Evangelho de hoje é com relação à menção dos irmãos de Jesus que estavam do lado de fora junto com Maria à espera para falar com Ele. Nos idiomas antigos hebraico, árabe, aramaico, etc., não havia palavras concretas para indicar os graus de parentesco que existem nos idiomas mais modernos. Em geral, todos os pertencentes a uma mesma família, clã, inclusive tribo, eram «irmãos».

A Igreja sempre professou com plena certeza que Jesus Cristo não teve irmãos de sangue em sentido próprio. Está implícito também no dogma da perpétua virgindade de Nossa Senhora (cfr a nota a Mt 1, 25).

Gostaria de comentar esta frase de Nosso Senhor: “todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Hoje é muito comum as pessoas dizerem que amam Jesus Cristo, que estão muito unidas a Ele etc. Porém aqui Jesus nos diz que só está unido a Ele, só é seu irmão, sua irmã, aqueles que fazem a sua vontade.

Pela cultura do nosso povo, tendemos a ser muito sentimentais, dizer que amamos muito a Deus, que Deus é tudo para nós porém, muitas vezes, estes sentimentos não estão baseados na verdade. Um europeu, por exemplo, neste sentido, é bem mais racional, principalmente os do norte da Europa. Um alemão jamais vai dizer que ama muito a Deus se não cumpre os seus mandamentos. E, para isso, vai estudar a fundo os mandamentos antes de dizer que o ama.

Edith Stein, por exemplo, é uma santa alemã de origem judaica que morreu nos campos de concentração. Ela estudou filosofia e foi discípula de Husserl. Num dia, passando o fim de semana na casa de uns amigos, viu um livro de Santa Teresa de Ávila e o devorou. Ao terminar, disse: aqui está a verdade! Já na segunda-feira foi comprar um catecismo da Igreja e no outro fim de semana foi procurar o pároco de uma igreja próxima à sua casa para lhe dizer que queria ser batizada e que já havia lido todo o catecismo. Em uma semana leu todo o catecismo com uma profundidade que deixaria qualquer catequista de boca aberta.

Lição: Comprar o Catecismo da Igreja Católica para conhecer toda a doutrina católica. Com relação a fazer a vontade de Deus, é importante ler a parte do catecismo sobre os 10 mandamentos. Para aqueles que já o conhecem bem, e também para aqueles que não o conhecem, poderiam refletir se estão fazendo a vontade de Deus em outro aspecto: aquela vontade de Deus que é manifestada por Ele em muitas ocasiões ao longo do dia. Há uma definição de santidade que é esta: “santo é aquele que foi heroico em fazer a vontade de Deus em cada momento da sua vida”. Não é nada fácil prescindir da nossa vontade e fazer a vontade de Deus. Porém também é isso que Jesus está dizendo no Evangelho de hoje: estará muito próximo dele aquele que fizer isto. Procuremos ser generosos em fazer a vontade de Deus. Vale a pena!!! Jesus nos prometeu que deixando tudo (a nossa vontade) para segui-lo receberemos 100 vezes mais aqui na terra. Vale a pena!!!

VONTADE DE DEUS: QUEM A FAZ É SEU IRMÃO, SUA IRMÃ

You may also like

SÃO BARNABÉ: SEGUIR SEU EXEMPLO
EVANGELHO - Mt 10, 7-13 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
SÃO JOSEMARIA: SUA MENSAGEM TRANSFORMADORA (8) – O QUE É A SANTIDADE
EVANGELHO - Mt 5, 1-12 Naquele tempo: Vendo Jesus as multidões, subiu ...
SANTÍSSIMA TRINDADE: AMAR CADA UMA DAS TRÊS PESSOAS
EVANGELHO - Mt 28, 16-20 Os onze discípulos foram para a Galileia, ...
NOSSA SENHORA: DOR DIANTE DO SEU FILHO MORTO
EVANGELHO - Mt 28, 1-10 Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia ...
CONFISSÃO: MELHOR PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA
EVANGELHO - Mt 26, 14-25 Naquele tempo: Um dos doze discípulos, ...
DOMINGO DE RAMOS: COMEÇA A SEMANA
EVANGELHO – Mt 26, 14 – 27,66 Hoje o Evangelho é bastante longo, pois ...
SÃO JOSÉ: NOSSO PAI, SUA SANTIDADE
EVANGELHO – Mt 1, 16.18-21.24a Jacó gerou José, o esposo de Maria, da ...
PERDÃO: CAMINHOS PARA ELE
EVANGELHO - Mt 18, 21-35 Naquele tempo: Pedro aproximou-se de Jesus e ...
SALVAÇÃO: DOLOROSO APELO DE JESUS
EVANGELHO - Mt 21, 33-43.45-46 Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos ...
Page 1 of 22
Rolar para o topo