VOCAÇÃO: QUAL É A MINHA VOCAÇÃO?

EVANGELHO – Mt 9, 9-13

Naquele tempo: Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: “Quero misericórdia e não sacrifício”. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
o Evangelho deste domingo começa narrando a vocação de São Mateus. Vocês já repararam como São Mateus passou a seguir Jesus? Jesus o chama e ele imediatamente larga tudo e passa a segui-lo. Não é impressionante isto? São Mateus não pediu um tempo para pensar, não ficou fazendo considerações sobre tudo aquilo que tinha que deixar para trás a partir daquele momento. Simplesmente ao chamado de Jesus, levantou-se e passou a segui-lo.

O que é a vocação?

A palavra vocação vem do latim e significa “chamar”. Assim a vocação é um chamado, um chamado da parte de Deus para um fim, para uma finalidade.

Deus, sendo a suma bondade, o sumo amor, ao criar-nos, cria-nos por um sumo amor e para o sumo amor. Esta é a vocação, o chamado, que Deus dá e faz a todo ser humano: o chamado ao Amor, a participar do seu Amor, com maiúscula, infinito junto dEle na vida eterna. E isso já é maravilhoso. Que mais poderíamos desejar de melhor para nós, sendo que o amor é o que mais preenche o nosso coração, o que mais nos torna felizes?

Nós chamamos esta vocação ao amor de vocação primeira e aponta para um fim, para a outra vida, a vida no Reino dos Céus, no Reino do Amor, com maiúscula, porém tem o seu início a partir do momento que Deus nos cria e passamos a existir aqui na terra. Esta vocação é comum a todos nós.

Para alcançarmos este fim, o Reino dos Céus, Deus nos faz um outro chamado que é o chamado à santidade, pois só entraremos no Reino dos Céus quando formos santos. Para entrar no Reino do Amor, com maiúscula, precisamos tirar todos os defeitos, todos os vícios do nosso coração, o orgulho, o egoísmo, a inveja, a avareza, a gula etc, pois eles destroem o amor, limitam nossa capacidade de amar. Assim Deus nos chama a todos também à santidade, a terminar esta vida muito parecidos com Ele.

E, para alcançar a santidade, Deus faz um terceiro chamado, o chamado a cumprir uma missão aqui na terra através da qual seremos santos. Esta vocação é particular a cada um. Deus me chamou, por exemplo, a ser sacerdote. Nesta vocação está incluída minha vocação esponsal, minha vocação familiar, minha vocação social e minha vocação profissional.

Para a maior parte das pessoas, sua missão se desdobra nestas quatro missões que acabei de mencionar: a vocação esponsal, que é a matrimonial; a vocação familiar, que é a contribuição que Deus espera de mim hoje, nesta semana, para que meus familiares sejam felizes; a vocação social, que é a contribuição que Deus espera de mim para que meus amigos e os membros da sociedade, principalmente os mais necessitados, hoje, nesta semana, sejam felizes; a vocação profissional, que é a contribuição que Deus espera de mim para que os meus colegas de profissão, hoje, nesta semana, sejam felizes e o bem que estou fornecendo à sociedade através do meu trabalho.

Penso que estas palavras abrem um enorme panorama para muitos de vocês. Como pano de fundo de tudo, estamos chamados ao Amor infinito junto com Deus no seu Reino, dando início aqui na terra, transformando tudo aqui na terra em ocasião para amar a Deus e amar o próximo. Depois, isto se traduz em sermos santos. E, para alcançar a santidade, cada um de nós tem uma missão única e irrepetível querida por Deus que se traduz nestas quatro vocações: esponsal, familiar, social e profissional.

Que maravilhoso é saber que temos um chamado a algo. Isto dá um sentido enorme à nossa vida. Tudo passa a ter um sentido. Que maravilhoso é saber que estamos chamados ao Amor, com maiúscula, a viver para sempre com o Deus-Amor no Reino dos Céus. E que maravilhoso é saber que isso se traduz em sermos santos e fazer felizes as pessoas deste mundo. De modo prático aconselho a todos a fazerem um exame de consciência no final do dia, na presença de Deus, e examinar o que fizemos no dia com relação às quatro vocações.

VOCAÇÃO: QUAL É A MINHA VOCAÇÃO?

You may also like

SÃO BARNABÉ: SEGUIR SEU EXEMPLO
EVANGELHO - Mt 10, 7-13 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
SÃO JOSEMARIA: SUA MENSAGEM TRANSFORMADORA (8) – O QUE É A SANTIDADE
EVANGELHO - Mt 5, 1-12 Naquele tempo: Vendo Jesus as multidões, subiu ...
SANTÍSSIMA TRINDADE: AMAR CADA UMA DAS TRÊS PESSOAS
EVANGELHO - Mt 28, 16-20 Os onze discípulos foram para a Galileia, ...
NOSSA SENHORA: DOR DIANTE DO SEU FILHO MORTO
EVANGELHO - Mt 28, 1-10 Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia ...
CONFISSÃO: MELHOR PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA
EVANGELHO - Mt 26, 14-25 Naquele tempo: Um dos doze discípulos, ...
DOMINGO DE RAMOS: COMEÇA A SEMANA
EVANGELHO – Mt 26, 14 – 27,66 Hoje o Evangelho é bastante longo, pois ...
SÃO JOSÉ: NOSSO PAI, SUA SANTIDADE
EVANGELHO – Mt 1, 16.18-21.24a Jacó gerou José, o esposo de Maria, da ...
PERDÃO: CAMINHOS PARA ELE
EVANGELHO - Mt 18, 21-35 Naquele tempo: Pedro aproximou-se de Jesus e ...
SALVAÇÃO: DOLOROSO APELO DE JESUS
EVANGELHO - Mt 21, 33-43.45-46 Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos ...
Page 1 of 22
Rolar para o topo