EVANGELHO – Jo 2, 13-22
Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio”! Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” Ele respondeu: “Destruí, este Templo, e em três dias o levantarei”. Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor
Olhar para Jesus: aproveitando a festa de hoje, a festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão, que foi a primeira igreja principal da Igreja, passando a sua primazia à Basílica de São Pedro no século XVI, gostaria que vocês conhecessem a primeira casa de Deus, conhecida como Tabernáculo ou Tenda de Reunião.
O povo judeu foi formado por Abraão e pouco tempo depois foi parar no Egito. Lá permaneceram mais de 400 anos, não sendo permitido que realizassem o culto religioso. Somente após a fuga do Egito é que isto foi possível. Realizando a travessia do deserto em direção à Terra Prometida, Deus instruiu a Moisés como ele deveria construir a sua primeira casa. Vejamos através de um vídeo excelente como era esta casa. Como é um pouco longo, na segunda-feira vamos ver a segunda parte deste vídeo.
* * *
Lição: saibamos ter um profundo respeito pela casa de Deus não transformando a igreja num mercado onde as pessoas vão conversando em voz alta como se Deus não estivesse ali presente.