SÃO TIAGO MAIOR: INSPIRAÇÃO PARA O NOSSO PEREGRINAR EM DIREÇÃO AO CÉU

EVANGELHO – Mt 20, 20-28

Naquele tempo: A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
Como dissemos, hoje comemoramos a festa de São Tiago Maior, apóstolo. Vamos aproveitar este dia para conhecer a sua história.

São Tiago apóstolo é conhecido como Tiago Maior, para diferenciá-lo de Tiago Menor, que era de Nazaré e primo de Jesus. Ele é conhecido também como: São Tiago Apóstolo, Santiago e Santiago de Compostela.

É padroeiro dos cavaleiros, peregrinos, farmacêuticos, veterinários, dos químicos. É também padroeiro da Espanha, Guatemala, Chile e Nicarágua.

São Tiago era irmão de São João Evangelista, o mais novo dos discípulos de Jesus. Era filho de Zebedeu e Salomé. Nascido em Betsaida, às margens do Mar da Galileia. Tal como Pedro e André, vinha de uma família de pescadores. Zebedeu, Tiago e seu irmão João eram sócios de Pedro e André no trabalho da pesca. São Tiago foi um dos primeiros discípulos chamados por Jesus e fazia parte dos principais, dos mais íntimos, ao lado de Pedro e João. Nos momentos mais importantes da missão de Jesus, como a Transfiguração, a ressurreição da filha de Jairo, a Santa Ceia entre outros, esses três estavam sempre presentes.

São Tiago e seu irmão João foram apelidados por Jesus de “Filhos do Trovão”, como vemos no Evangelho de Marcos 3, 17. Isto aconteceu porque eram fogosos de coração e quando Jesus e uma grande comitiva de discípulos se preparavam para atravessar a Samaria, os samaritanos recusaram-se a recebê-los. Tiago e João perguntaram a Jesus se poderiam, nada mais nada menos, do que mandar cair fogo do céu sobre os rebeldes. Mas Jesus os repreendeu dizendo que “não veio para perder, mas para salvar os seus filhos”.

O Evangelista Mateus narra uma passagem curiosa. Quando Jesus estava caminhando para seus últimos dias em Jerusalém, Salomé, mãe de Tiago e João, foi até Jesus com os dois filhos, ajoelhou-se e pediu ao Senhor que, quando viesse em sua glória, colocasse um de seus filhos à sua direita e o outro à esquerda. Jesus respondeu que os dois irmãos beberiam o mesmo cálice de sofrimento que Ele (Jesus) beberia. Porém, quanto a estar à direita ou à esquerda, somente o Pai é quem sabe e determina. Os outros discípulos ficaram indignados com o pedido. Jesus, então, deu-lhes uma lição de humildade dizendo que, no Reino dos Céus, o maior é aquele que se coloca a serviço de todos.

São Tiago é o padroeiro da Espanha. Isto se deve a uma tradição que vem desde os primórdios do cristianismo. Conta-se que, logo após receber o Espírito Santo no dia de Pentecostes, São Tiago teria ido para a Espanha anunciar o Evangelho. Depois de ter passado por vários lugares na Península Ibérica, inclusive Portugal, sem obter muito sucesso no seu intento, voltou para Jerusalém, onde foi aclamado o líder da Igreja local. Após sua morte, seus restos mortais teriam sido trasladados para a Espanha e sepultados no local onde hoje se encontra a famosa Catedral de Santiago de Compostela, erguida em sua homenagem.

A última vez que São Tiago aparece nas Sagradas Escrituras é em Atos 12, 1-2, onde se noticia seu martírio. O texto diz que Herodes Agripa, filho de Herodes, o grande (aquele que mandou matar os bebês inocentes em Belém), rei da região sul de Israel chamada Judéia, “mandou matar Tiago, irmão de João, pelo fio da espada”. Isso aconteceu perto do ano 44, na cidade de Jerusalém, tornando-se o primeiro apóstolo a ser martirizado. Esta é a única morte de um dos doze apóstolos que é narrada na Bíblia.

Durante a Idade Média, a Igreja concedeu indulgência plenária a todos aqueles que fizessem peregrinação à Catedral de Santiago de Compostela, com espírito de penitência, de arrependimento e de conversão. Por isso, um grande número de fiéis começou a fazer este caminho de peregrinação. A rota da peregrinação foi se estendendo cada vez mais e, hoje, chega a oitocentos quilômetros. O caminho é feito, na maioria das vezes, a pé. Mas também é feito de bicicleta e outros tipos de veículos movidos pelo esforço humano. A peregrinação sempre transforma o peregrino. É raro o peregrino chegar ao seu destino sem ter sido transformado pela oração, pela penitência e por percorrer o caminho, que representa a peregrinação em direção ao Céu.

Oração a São Tiago Maior

Apóstolo São Tiago Maior, escolhido entre os primeiros, tu foste o primeiro a beber no cálice do Senhor. És o grande protetor dos peregrinos, interceda a Deus por mim, faz-me forte na fé e alegre na esperança. Nos caminhos de minha vida, socorrei-me sem demora. Em meu caminhar de peregrino, seguindo o caminho da vida de Cristo, fortalecei-me e alentai-me para que finalmente eu possa alcançar a glória de Deus Pai. Quero ser íntimo de Jesus, assim como tu fostes, São Tiago, pois estão no meu coração as palavras do Senhor: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Sem mim nada podeis fazer. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando”. Ó São Tiago, dai-me a vossa coragem de deixar tudo e seguir ao chamado do Mestre. São Tiago, intercedei por nós!

Lição: que a vida de São Tiago Maior seja uma fonte de inspiração para perseverarmos no nosso peregrinar em direção ao Céu.

SÃO TIAGO MAIOR: INSPIRAÇÃO PARA O NOSSO PEREGRINAR EM DIREÇÃO AO CÉU

You may also like

NATAL (5): PREPARAÇÃO – DESPRENDIMENTO
05:44
EVANGELHO - Mt 9, 27-31 Naquele tempo: Partindo Jesus, dois cegos o ...
NATAL (4): PREPARAÇÃO – RECOLHIMENTO INTERIOR
07:13
EVANGELHO - Mt 7, 21.24-27 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
NATAL (1): PREPARAÇÃO - HUMILDADE
06:25
EVANGELHO - Mt 8, 5-11 Naquele tempo: Quando Jesus entrou em ...
SANTO ANDRÉ: AMOR À CRUZ
09:30
EVANGELHO - Mt 4, 18-22 Quando Jesus andava à beira do mar da ...
TODOS OS SANTOS: QUE ELES SEJAM UMA LUZ PARA NÓS
07:30
EVANGELHO - Mt 5, 1-12a Naquele tempo: Vendo Jesus as multidões, subiu ...
FINADOS: ORIGEM DESTE DIA
EVANGELHO - Mt 11, 25-30 Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te ...
SÃO MATEUS: VIDA, MILAGRES, DOUTRINA
EVANGELHO - Mt 9, 9-13 Naquele tempo: Partindo dali, Jesus viu um ...
DIREÇÃO ESPIRITUAL: PODEROSA AJUDA PARA CONQUISTARMOS O CÉU
06:10
EVANGELHO - Mt 25, 1-13 Naquele tempo, disse Jesus, a seus discípulos, ...
SANTO AGOSTINHO: UM DOS MAIORES SANTOS DA IGREJA
EVANGELHO - Mt 23, 27-32 Naquele tempo, disse Jesus: Ai de vós, ...
Page 1 of 29
Rolar para o topo