EVANGELHO – Mt 16, 24-28
Naquele tempo, disse Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. Em verdade vos declaro: muitos destes que aqui estão não verão a morte, sem que tenham visto o Filho do Homem voltar na majestade de seu Reino.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor
Olhar para Jesus: uma moça que soube carregar a sua cruz sem reclamar, com garbo foi Edith Stein que é a santa que estamos comemorando hoje. Ela adotou o nome de Teresa Benedita da Cruz quando entrou para o carmelo. Além do modo como morreu, como veremos no vídeo a seguir, chama a atenção nesta santa, a sua inteligência extraordinária, pois foi discípula de um filósofo fenomenologista bem famoso, Husserl e segundo ele, Edith Stein foi quem mais o entendeu, e depois chama a atenção como ela se converteu: num fim de semana lendo um livro de Santa Teresa de Jesus. Na semana seguinte comprou um Catecismo da Igreja Católica, leu-o inteirinho na semana e apareceu no domingo na paróquia dizendo ao pároco que queria se batizar. Em uma semana, com sua profundidade e inteligência, provavelmente ela já sabia mais sobre a doutrina católica do que muitos catequistas. Vejamos um pouco a sua história.
* * *
Lição: que a exemplo de Santa Teresa Benedita da Cruz, procuremos dedicar tempo a aprofundar cada vez mais na Doutrina Católica, que é aprofundar no conhecimento de Deus, que é inesgotável e quanto mais o conhecemos, mais nos apaixonamos por Ele.
A História de Santa Edith – A santa que morreu na câmara de gás Auschwitz (youtube.com)