SÃO JOSEMARIA: SUA MENSAGEM TRANSFORMADORA (9) –SANTIDADE E AS COISAS PEQUENAS

EVANGELHO – Mt 5, 17-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
nós dizemos que com Jesus a revelação chegou à plenitude. Sim, este foi o plano de Deus: revelar paulatinamente tudo o precisávamos saber para irmos ao Céu desde a criação do mundo até a vinda da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade à terra. É por isso que Jesus diz no Evangelho de hoje que não veio para abolir a Lei e o que foi ensinado pelos profetas, mas veio para lhes dar pleno cumprimento. E o que Jesus ensinou tem validade até o fim dos tempos. Então, este argumento que a Igreja precisa se modernizar, é válido para realidades que podem ser adaptadas com o tempo, mas não para a doutrina, para os ensinamentos de Deus a respeito da fé e da moral. Estas verdades são perenes.

Dando continuidade à série sobre São Josemaria e a sua mensagem, gostaria de falar hoje sobre a importância das coisas pequenas.

São Josemaria, ao nos falar que todos os que estão no meio do mundo estão chamados à santidade, vai lembrar após isto que a vida de uma pessoa que está no meio do mundo é feita, na sua maior parte, de coisas pequenas, do cumprimento de pequenos deveres diários.

Porém, muitas pessoas quando reparam nesta realidade pensam que, por fazerem coisas pequenas, coisas sem importância, não serão santas. Isto é assim, pois muitas pessoas pensam que a santidade está em fazer coisas grandes, chamativas, ações heroicas como dormir apenas uma hora por noite, como jejuar de pão e água várias vezes por semana, largar tudo e durante alguns meses ajudar as pessoas pobres e necessitadas etc.

Não, para sermos santos, não precisamos fazer coisas grandes, chamativas. São Josemaria, com aquela luz que recebeu no dia 2 de outubro de 1928 dirá que o que torna grande nossas ações não é a ação em si, mas o amor. Isto faz lembrar muito Santa Teresinha ao nos ensinar a pequena via. São Josemaria dirá: “fazei tudo por Amor, assim não haverá coisas pequenas, mas tudo será grande”.

São Josemaria dirá também que a santidade para uma pessoa que está no meio do mundo é a fidelidade no pequeno: a luta de muitos anos para sorrir, a luta de muitos anos para ser pontual no trabalho, a luta de muitos anos para não perder a paciência. Ele dizia: a perseverança nas coisas pequenas por Amor, é heroísmo. É o mesmo que dizer: a santidade heroica é a somatória de pequenos atos bons feitos por amor a Deus, onde o heroísmo não está em ações extraordinárias, mas na perseverança, ao longo de anos, no pequeno.

Também dizia Deus tem muito em conta as coisas pequenas. E isso é assim porque Deus, que é Amor, olha tudo, repara em tudo: o grande e o pequeno; portanto, espera que cuidemos bem tanto das coisas grandes como das coisas pequenas.

Ao falar das coisas pequenas, São Josemaria nos alertava contra o perigo de desprezá-las. De fato, aos olhos humanos, as coisas pequenas não têm importância, não brilha, não chama a atenção. É muito comum para nós, por exemplo, não dar importância a fechar uma janela e sim à reunião de trabalho que teremos no dia; não dar importância a colocar algo que está fora do lugar no seu devido lugar e sim à festa do nosso melhor amigo que será no final do dia; não dar importância a chegar pontualmente num compromisso e sim ao compromisso etc.

São Josemaria dizia que se desprezamos as coisas pequenas, desprezamos simplesmente a matéria básica da nossa santificação.

Nesse sentido: tenho cuidado das coisas pequenas? Tenho me preocupado, por exemplo, em:
– deixar em ordem a mesa de trabalho?
– atender à porta da minha casa?
– colocar óleo na dobradiça da porta que está rangendo?
– trocar uma lâmpada que está queimada?
– cuidar para não encostar a cadeira ou a poltrona na parede?
– apagar uma luz que está acesa?
– não deixar vencer a validade dos produtos?
– abrir e fechar as portas com cuidado?
– engraxar os sapatos?
– guardar as coisas no lugar depois de usá-las?
– tirar as manchas na parede?
– consertar as coisas que estão quebradas em casa: uma prateleira, um abajur, uma maçaneta etc?
– deixar o carro limpo por dentro e por fora?
– não esquecer de um favor que alguém nos pediu etc.

Lição: que saibamos colocar em prática estes ensinamentos colocando o propósito de cuidar cada vez melhor das coisas pequenas e de converter todas elas em ocasião para amar a Deus.

SÃO JOSEMARIA: SUA MENSAGEM TRANSFORMADORA (9) –SANTIDADE E AS COISAS PEQUENAS

You may also like

BÍBLIA (25): QUEDA DO REINO DO NORTE
EVANGELHO - Mt 10, 24-33 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
VIRTUDES HUMANAS (17): PACIÊNCIA (7)
EVANGELHO - Mt 10, 16-23 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
SÃO BENTO: SUA VIDA
EVANGELHO - Mt 10, 7-15 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
CARIDADE (20): BOM-HUMOR (1)
EVANGELHO - Mt 9, 32-38 Naquele tempo: Apresentaram a Jesus um homem ...
JESUS CRISTO: O AMOR POR ELE (4)
EVANGELHO - Mt 9, 18-26 Enquanto Jesus estava falando, um chefe ...
BÍBLIA (24): PRINCIPAIS PROFETAS (2)
EVANGELHO - Mt 9, 14-17 Naquele tempo, os discípulos de João ...
VIRTUDES HUMANAS (16): PACIÊNCIA (6)
EVANGELHO Mt 9, 9-13 Naquele tempo: Partindo dali, Jesus viu um homem ...
PLANO DA SANTIDADE (14): PENITÊNCIA (1)
EVANGELHO - Mt 9, 1-8 Naquele tempo: Entrando em um barco, Jesus ...
CARIDADE (19): COMPREENDER (4)
EVANGELHO - Mt 8, 23-27 Naquele tempo: Jesus entrou na barca, e seus ...
BÍBLIA (23): PRINCIPAIS PROFETAS (1)
EVANGELHO - Mt 8, 5-17 Naquele tempo: Quando Jesus entrou em ...
Page 1 of 26
Rolar para o topo