EVANGELHO – Lc 9, 46-50
Naquele tempo: Houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”. João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque não anda conosco”.
Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor
Olhar para Jesus: já vimos em outras ocasiões que quando Jesus se refere às crianças, está nos falando da humildade. O humilde se vê pequeno, pois esta é a nossa condição de criaturas, ao passo que o soberbo se vê grande, superior aos demais. Todos os santos foram muito humildes. Por exemplo, São Jerônimo cuja festa comemoramos hoje. São Jerônimo, que foi do século V, foi um santo importantíssimo na história da Igreja, pois foi quem traduziu toda a Bíblia para o latim. O Antigo Testamento todo estava em hebraico e o Novo Testamento, com exceção do Evangelho de São Mateus que também foi escrito em hebraico, todo o resto foi escrito em grego. Vejamos um vídeo contando a sua história.
* * *
Lição: que o dia de hoje seja ocasião para pedir a Deus que nos dê um amor maior pela sua Palavra e que façamos o propósito de meditá-la diariamente, pois não há alimento melhor para a nossa alma.