EVANGELHO – Lc 10, 13-16
Naquele tempo, disse Jesus: Ai de ti, Corazim! Aí de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas.
Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno.
Quem vos escuta, a mim escuta; e quem vos rejeita, a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor
Olhar para Jesus: no Evangelho de hoje Jesus recrimina as cidades que não se abriram para ouvir a sua voz. Um santo que soube ouvir generosamente a voz de Deus foi São Francisco de Assis, que foi um dos maiores santos de todos os tempos. Os primeiros que o seguiram o chamavam de outro Cristo. De fato, até nos seus discípulos que deram início à sua ordem, assemelhou-se aos apóstolos. Foram doze e um mais santo do que outro. Inclusive um deles se enforcou assim como Judas. Conheçamos um pouco a sua vida através do vídeo tirado do canal do Youtube “Hoje na história das santidades”.
* * *
Lição: que a exemplo de São Francisco de Assis, saibamos estar desprendidos dos bens materiais para que todo o nosso coração possa ser para Deus e para o próximo. O apego às coisas terrenas é egoísmo, é pensar na própria felicidade, impedindo um amor pleno a Deus e ao próximo. Pensemos nisso!