EVANGELHO – Mt 2, 13-18
Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. Ali ficou até à morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”.
Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos.
Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias:
“Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor
Olhar para Jesus: comemoramos hoje a festa dos primeiros mártires. Estas crianças pequeninas que por causa da maldade humana foram assassinadas impiedosamente. Vejamos um belo vídeo mostrando as circunstâncias deste fato.
* * *
Lição: como a maldade humana é capaz de fazer verdadeiras atrocidades. Uma atrocidade que é feita diariamente contra as crianças é o aborto. Estima-se, bastante por baixo, que o número de abortos no ano no mundo são cerca de 50 milhões. Isto dá cifra de 150 mil por dia. Esta atrocidade é muito pior daquela cometida pelo rei Herodes e ninguém fala dela. Aproveitemos o dia de hoje para rezar para que o aborto cesse no mundo. Penso que só por isso já deveríamos rezar diariamente o terço.
O massacre dos Santos Inocentes