SANTIDADE: VEM DA GRAÇA QUE É FONTE DE VIDA


EVANGELHO – Jo 5, 1-3a.5-16

Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. Muitos doentes ficavam ali deitados – cegos, coxos e paralíticos -, esperando que a água se movesse. De fato, uma anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. Jesus disse: “Levanta-te, pega na tua cama e anda”. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou na sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: “Pega tua cama e anda””. Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: “Pega tua cama e anda?” O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
Seguindo a mesma dinâmica dos dias anteriores, a liturgia da Palavra, hoje, traz um tema relacionado à vida: a água.

É o tema que remete ao nosso batismo e à vida nova trazida por ele. São os reflexos da liturgia do quarto domingo que continuam presentes onde o Evangelho foi o da samaritana. Na primeira leitura, Ezequiel, numa linguagem carregada de símbolos, fala da água que brota da parte subterrânea do templo, isto é, das suas profundezas. O templo que contém a fonte da vida. O templo como espaço gerador de vida. A fonte brotava do seu interior e jorrava pelas suas portas, de onde saíam braços de rios. Por onde estas águas passavam, geravam vida: árvores frutíferas nas suas margens que alimentavam homens e peixes. Águas que desaguavam no mar, tornando as suas águas saudáveis.

Quando Cristo vem à terra Ele mesmo se torna esta água que é fonte de vida. E esta fonte de vida será a graça obtida por Cristo morrendo na Cruz. A graça será comunicada a nós principalmente através dos sacramentos. O que Deus deseja é que esta graça vivifique todo o nosso interior e vivifique todas as pessoas que vivem à nossa volta. Em outras palavras, que esta graça nos santifique e santifique as pessoas ao nosso redor. Tudo isso é mostrado de modo brilhante no vídeo que vem a seguir feito por instituto chamado Bible Project. Vale muito a pena conhecê-lo. Ele tem vídeos extraordinários, bem curtos, de todos os livros da Bíblia, além de outros como este que segue.

* * *

Que o nosso propósito hoje seja o de abrir as portas do nosso coração para esta fonte da vida que é Cristo, que é a sua graça, recebendo com frequência os sacramentos como a confissão e a Comunhão, enchendo a nossa vida de frutos deixando a água da graça correr em nossas entranhas, e que crescendo em santidade, espalhemos esta fonte de vida a todos os que passam ao nosso lado.

SANTIDADE: VEM DA GRAÇA QUE É FONTE DE VIDA

You may also like

JESUS CRISTO: SEGUI-LO, VALE A PENA
EVANGELHO - Jo 1, 35-42 Naquele tempo: João estava de novo com dois de ...
NATAL: LIÇÃO DE PUREZA
EVANGELHO - Jo 1, 43-51 Naquele tempo, Jesus resolveu partir para a ...
NATAL: LIÇÃO DE MANSIDÃO
EVANGELHO - Jo 1, 29-34 Naquele tempo: João viu Jesus aproximar-se ...
NATAL: LIÇÃO DE CUMPRIMENTO DA VONTADE DE DEUS
EVANGELHO - Jo 1, 19-28 Este foi o testemunho de João, quando os ...
SÃO JOÃO APÓSTOLO E EVANGELISTA: CRESCER NO AMOR A JESUS
EVANGELHO - Jo 20, 2-8 No primeiro dia da semana, Maria Madalena saiu ...
NATAL: PRESENÇA DE JESUS NA EUCARISTIA
EVANGELHO - Jo 1, 1-18 No princípio era a Palavra, e a Palavra estava ...
ALEGRIA: ESTAR COM DEUS, NATAL
EVANGELHO - Jo 1, 6-8.19-28 Surgiu um homem enviado por Deus; Seu nome ...
SANTIDADE: EXEMPLOS DO PROFETA ELIAS E DE SÃO JOÃO BATISTA
EVANGELHO - Mt 17, 10-13 Ao descerem do monte, os discípulos ...
VIRTUDES HUMANAS (3): SEM ELAS O CRISTIANISMO É APENAS UMA CARICATURA
EVANGELHO - Lc 12, 54-59 Naquele tempo: Jesus dizia às multidões: ...
NOSSA SENHORA: FESTA DE APARECIDA, PRINCESA ISABEL
EVANGELHO - Jo 2, 1-11 Naquele tempo: Houve um casamento em Caná da ...

Page 1 of 14

Rolar para o topo