EVANGELHO – Mt 13, 1-9
Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. E disse-lhes muitas coisas em parábolas: “O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz. Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. Quem tem ouvidos, ouça!”
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor
Olhar para Jesus: São Mateus, no capítulo 13 do seu Evangelho, nos transmite diversas parábolas ensinadas por Jesus. São Mateus começa com a parábola do semeador. Esta foi a primeira vez que Jesus ensinou por meio de parábolas. Há uma grande sabedoria em ensinar por meio de alegorias, pois elas se prestam a muitas interpretações.
Dando continuando à nossa série sobre a Santa Missa, falamos da última vez de como a Missa alimenta poderosamente a nossa alma. Hoje vamos falar da Missa como missão.
Qual é a principal missão de Jesus aqui na terra? Jesus nos falou qual é quando disse o porquê veio à terra. Ele disse: “Eu vim para salvar” (Jo 12, 47). Esta foi a sua principal missão: ajudar os seus filhos a vencerem o pecado e a irem ao Céu. E toda a sua Paixão e Morte, de modo especial, estará voltada para isso. E Jesus quer que o ajudemos nesta tarefa, que esta missão seja também para nós a nossa principal missão aqui na terra.
Como Jesus vai reproduzir a sua Paixão e Morte na Santa Missa, Ele quer que nos unamos a Ele nesta hora, rezando junto com Ele e oferecendo nossa vida para a salvação das almas.
Quais são as orações que Jesus fez nesta hora? São as orações sacerdotais, as orações de um mediador que se coloca entre Deus e os homens para salvá-los. E quais são estas orações? São aquelas que constituem os fins da Missa: adorar a Deus, agradecê-lo, pedir graças e pedir perdão dos pecados. Vamos imaginar que Jesus está no meio entre o Céu e a terra. Salvar significa unir novamente a terra com o Céu, os homens com Deus. Para salvar os homens, Jesus vai adorar o Pai em nome de todos os homens que não o adoram. Vai agradecer ao Pai em nome de todos os homens que não o agradecem, não agradecem a Deus todos os dons, graças e bênçãos que Ele vai nos dando continuamente. Dizemos que estas orações são de subida. Elas vão da terra, dos homens, para o Céu. E, para nos salvar, Jesus vai pedir graças ao Pai, sobretudo a nossa conversão e salvação e vai pedir ao Pai o perdão dos nossos pecados. Dizemos que estas orações são orações de descida: vão do Céu, de Deus, para a terra, para os homens.
Estas são as orações para salvar os homens. E Jesus as fazia durante a sua Paixão e Morte na cruz. Estamos chamados a unir-nos a Jesus nesta hora com estas orações para ajudá-lo na salvação das almas. E para nos salvar também. Então, desde quando o sacerdote pronuncia as palavras da Última Ceia, que é quando começa a Paixão de Cristo até a hora da Comunhão do sacerdote, que é quando Jesus morre na cruz, estamos chamados a fazer estas quatro orações.
Para nos unir a Jesus no oferecimento da sua vida para a salvação dos homens, costumamos oferecer a nossa vida na hora do ofertório quando o sacerdote, na hóstia grande que está na patena, é oferecida ao Pai para que Ele abençoe esta oferenda.
A Missa, então, é o momento de realizarmos a grande missão que estamos chamados a desempenhar, junto com Jesus ao percorrer a sua via dolorosa.
E é mais um motivo para percebermos quão importante é a Missa.
Lição: quando a nossa vida tem uma missão bem grande, um grande propósito, nossa vida se enche de um grande sentido. Agora já sabemos qual é a nossa maior missão na terra. E toda a nossa vida, tudo o que fazemos no dia-a-dia pode ser feito com esta intenção: com a intenção de adorar, agradecer, pedir graças e pedir perdão para a salvação de todos os homens. E isto nos levará a fazer todas as nossas tarefas com a maior perfeição possível.