SALVAÇÃO (10): REALIDADE QUE MAIS IMPORTA (10)

EVANGELHO – Lc 12, 1-7

Naquele tempo: Milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de escondido, que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados. Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto.
Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este temei. Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
Jesus, no Evangelho de hoje nos alerta: “Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno”.

Vemos como Jesus quer salvar-nos e se preocupa com a nossa alma. Fala-nos para temer aqueles que podem lançar-nos no inferno, isto é, o demônio. Então, é como se Jesus dissesse: “filhinhos, temei o demônio e o inferno”. Ontem nós falamos sobre a maravilha do Céu e de como vale a pena fazer o que for para conquistá-lo.

Hoje, gostaria de terminar a série sobre a salvação, falando um pouco mais sobre o Céu e de uma questão concreta que me ajudou a entender como o Céu é incrível, como estaremos neste lugar de delícias num êxtase de amor e de alegria insondáveis, totalmente além de toda imaginação.

A questão que me acompanhou durante anos foi esta: porque na Bíblia não há nenhuma descrição do Céu. Se o Céu é a grande meta da nossa vida, porque este silêncio, esta ausência de palavras falando sobre ele. Não é verdade que nos ajudaria se houvesse alguma descrição do Céu? O desejo de conquistá-lo seria muito maior e, consequentemente, seria também maior a luta contra o pecado. Pois bem, apesar disto, não há nenhuma descrição do Céu. Só há, unicamente, estas palavras de São Paulo: “nem olho viu, nem ouvido ouviu o que Deus preparou para os que os amam” (1 Cor 2, 9).

Fiquei anos e anos dando voltas nesta questão sem encontrar uma resposta até que uns anos atrás eu li o sonho de Dom Bosco sobre o Céu e encontrei a resposta. Recomendo a todos que leiam este sonho na íntegra.

Dom Bosco começa o sonho descrevendo um lugar belíssimo como jamais havia visto, com árvores, flores indescritíveis e até construções onde diz ele que se juntássemos todas as pedras preciosas da terra não daria para construir sequer uma casa que havia nesse lugar.

Havia no horizonte um facho de luz belíssimo com uma luminosidade indescritível. De repente ele vê ao longe um grupo de crianças cantando cada uma num tom diferente numa harmonia celestial. Na sua frente ia São Domingos Sávio que era seu amigo e havia falecido.

Eles foram se aproximando de Dom Bosco até que São Domingos parou a um metro de distância e ficou em silêncio. São Domingos voltou-se para Dom Bosco e lhe disse:
– Você não vai falar nada? Dom Bosco responde que estava sem palavras e não sabia o que dizer. Então cria coragem e pergunta:
– Aqui é o Céu? E São Domingos respondeu:
– Não, não. Dom Bosco diz:
– Mas eu pensei que aqui fosse o Céu. Então aqui não é o Céu? Respondeu São Domingos:
– Não, não. O que você está vendo são realidades humanas embelezadas pelo poder divino. Dom Bosco fica boquiaberto, pois realmente pensava que estava no Céu.

Depois São Domingos vai mostrar um facho de luz ainda mais belo do que já estava vendo, mas pede que primeiro feche os olhos. Ao abrir os olhos, vê esta luz e dá um grito fortíssimo tal foi o impacto que a beleza desta luz lhe causou. São Domingos lhe diz que esta luz também não é uma luz divina, mas apenas uma luz material embelezada pelo poder divino.

Neste momento Dom Bosco pergunta se pode ver uma luz divina. E aí São Domingos responde que não, pois qualquer realidade divina tira no mesmo instante a nossa vida, pois não é suportável a nós. E que seremos capazes de ver a Deus e o seu reino somente através de uma graça muito especial que Deus nos dará ao entrarmos no Céu para podermos suportar tamanha beleza, tamanho amor, tamanha felicidade etc.

Foi lendo estas palavras que entendi que não se pode fazer nenhuma descrição do Céu, pois nada, absolutamente nada aqui na terra é comparável com a beleza que há no Céu. Então a melhor forma de falar do Céu é dizer que não fazemos ideia do que ele é como faz São Paulo na carta aos Coríntios: “nem olho viu, nem ouvido ouviu o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1 Cor 2, 9).

Agora imaginem viver neste lugar para sempre, para sempre, para sempre! Para alcançá-lo vale a pena qualquer esforço, não é verdade? Como dizia São Josemaria: “Que importa padecer dez, vinte, cinquenta anos…, se depois vem o Céu para sempre, para sempre… para sempre?” (Caminho, 182). Ou seja: qualquer sofrimento que passemos aqui na terra é nada comparado com o que veremos e experimentaremos no Céu e isso não um dia ou dois dias, mas para sempre, para sempre, para sempre.

Lição: terminamos esta série sobre a salvação com chave de ouro, falando do Céu. Penso ter ajudado todos vocês a entenderem que a salvação é a realidade que mais importa, pois esta vida é nada em comparação com a eternidade. E o que realmente importa é que a eternidade seja uma explosão de amor e de felicidade e não um suplício sem fim, terrível, inimaginável. Que sejamos sábios escolhendo viver eternamente ao invés de morrer eternamente.

SALVAÇÃO (10): REALIDADE QUE MAIS IMPORTA (10)

You may also like

OTIMISMO: SEU FUNDAMENTO NA FÉ (I)
EVANGELHO - Lc 24, 35-48 Naquele tempo, os dois discípulos contaram o ...
NOSSA SENHORA: FESTA DA ANUNCIAÇÃO
EVANGELHO - Lc 1, 26-38 Naquele tempo: O anjo Gabriel foi enviado por ...
ESPERANÇA (5): AMOR CARINHOSO DE DEUS
EVANGELHO - Lc 24, 35-48 Naquele tempo: Os dois discípulos contaram o ...
ESPERANÇA (4): VISÃO SOBRENATURAL
EVANGELHO - Lc 24, 13-35 Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois ...
HUMILDADE: RECONHECER OS NOSSOS PECADOS
EVANGELHO - Lc 18, 9-14 Naquele tempo: Jesus contou esta parábola para ...
CARIDADE: DIVISÕES NA FAMÍLIA
EVANGELHO - Lc 11, 14-23 Naquele tempo: Jesus estava expulsando um ...
MULHERES DA BÍBLIA: A VIÚVA DE SAREPTA
EVANGELHO - Lc 4, 24-30 Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na ...
FELICIDADE: VAZIO AO COLOCARMOS NAS REALIDADES TERRENAS
EVANGELHO - Lc 15, 1-3.11-32 Naquele tempo: Os publicanos e pecadores ...
SALVAÇÃO: DOLOROSO APELO DE JESUS
EVANGELHO - Mt 21, 33-43.45-46 Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos ...
POBREZA: DESPRENDIMENTO; QUARESMA
EVANGELHO - Lc 16, 19-31 Naquele tempo, Jesus disse aos fariseus: ...
Page 1 of 22
Rolar para o topo