SACRÁRIO: ENCONTRAR NELE NOSSO MELHOR AMIGO, JESUS

EVANGELHO – Mt 5, 43-48

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Vós ouvistes o que foi dito: “Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!” Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa?
Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
Como já comentamos em muitas homilias, Jesus é o ápice da Revelação. É ápice em dois sentidos: no sentido de cume, de perfeição e no sentido de fim, de término. Com Jesus termina a revelação de Deus para o mundo. Tudo o que precisávamos saber foi revelado por Deus até a vinda de Cristo à terra. E Jesus leva a revelação à sua altura máxima. E um destes ensinamentos que Jesus levou ao cume foi a caridade. Agora a perfeição da caridade é não só não ter inimigos, mas amar os inimigos. Diz Jesus: “Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem”!

Se por um lado a perfeição da caridade é não ter inimigos, no outro extremo, a perfeição da caridade é, com a vinda de Jesus à terra, poder agora ter o maior e melhor de todos os amigos: Jesus. E onde podemos encontrá-lo de modo especial? Nos Sacrários das igrejas. É o que Jesus vai dizer a um monge beneditino no livro In Sinu Iesu, “No Peito de Jesus”, que é um livro maravilhoso onde Nosso Senhor fala em todo ele sobre a importância de rezarmos diante do Sacrário, o que Ele nos oferece ao estarmos na sua presença eucarística. No trecho de hoje Jesus fala que é no Sacrário onde encontramos o Amigo, com maiúscula, que tanto procuramos:

Eu não estou aqui somente como um objeto inanimado. É o meu Coração que espera por ti no tabernáculo. Não estou no Sacrário para mim mesmo; estou para alimentar a todos e para cobri-los com as alegrias da minha presença.

Aqui falo aos corações, como falo agora ao teu. O que mais desejo é ser para cada um o Amigo que tanto procuram, o Amigo para quem podem dizer tudo, o Amigo que chorará por seus pecados, sem, por um segundo, deixar de amá-los.

Quero ser a tua companhia fiel (…) Quero ser o teu conforto e teu descanso. Quero ser o teu Amigo, sempre disponível para ouvi-lo, recebê-lo, curá-lo e renovar tuas esperanças.

Que bonitas são estas palavras de Jesus: O que mais desejo estando no Sacrário é ser para cada um o Amigo que tanto procuram.

Depois vai dizer, vejam só que maravilha, o que Ele quer nos conceder ao estarmos junto dEle no Sacrário:

É na Eucaristia que espero por vocês como médico e como remédio. Se estão doentes no corpo ou na alma, que me procurem, e Eu irei curá-los dos males que os afligem.

O que desejo, acima de tudo, é que vocês sejam santos, e para isso lhes ofereço minha presença na Eucaristia. Sim, este é o grande segredo da santidade (…) Aqueles que vêm a mim concederei amor e santidade.

Logo, nunca desperdices uma oportunidade de cumprimentar-me no Sacramento do meu Amor, de adorar-me, de permanecer diante de mim, mesmo que apenas por um instante. Na eternidade, tu verás o valor inestimável de cada momento passado em minha presença Eucarística.

Que venham ao meu encontro onde espero por vocês, e Eu, de minha parte, realizarei em vocês milagres de graça e santidade.

Aqui, em minha presença, preencherei tua alma (…)

Eu espero por todos os meus filhos no Sacramento do meu Amor, mas muitos fazem pouco caso de mim e do fato de que os espero no tabernáculo dia e noite. Se ao menos soubessem o que os aguarda em minha presença: a plenitude de misericórdia, rios de água viva para purificá-los, para revigorar suas vidas, para santificá-los.

Veja agora o que Jesus vai dizer aos sacerdotes:

Se meus sacerdotes passassem pelo menos algum tempo diante de minha Face Eucarística, Eu os curaria, purificaria, santificaria e os transformaria em apóstolos, todos inflamados pela chama viva que consome meu Coração no Santíssimo Sacramento. Mas eles não se aproximam. Meus sacerdotes preferem tantas outras coisas, tantas buscas e coisas vãs que os tornam vazios, amargos e fatigados. Eles se esqueceram das minhas palavras: “Vinde a mim… e eu vos darei descanso”. Meus sacerdotes serão renovados em santidade e em pureza quando voltarem a buscar-me no Sacramento do meu Amor.

Quero preencher cada um dos meus sacerdotes com meu amor misericordioso, quero acolher cada um deles no abrigo do meu lado ferido, quero conceder a cada um as alegrias da minha amizade divina, mas tão poucos dos meus sacerdotes aceitam o que desejo lhes dar. Eles fogem de minha Face. Eles mantêm distância de meu Coração aberto. Eles se afastam de mim… Eles vêm a mim somente quando o dever lhes obriga. Não há caridade, não há desejo de conviver comigo por amor a mim em gratidão pelo fato de que estou aqui, presente, no Sacramento do meu Amor, esperando pela companhia e amizade daqueles que escolhi e convoquei dentre milhões de almas para serem meus sacerdotes e amigos especiais do meu Sagrado Coração. Se esses sacerdotes compreendessem que são chamados não só a pregar e assistir as almas em meu Nome, mas também a se unirem a mim, permanecerem em minha presença, a viverem em mim, para mim e através de mim e ninguém mais!

Muitos dos meus sacerdotes nunca conheceram e compreenderam verdadeiramente o chamado à minha amizade, que é exclusiva, e que tudo completa, tudo realiza — e por causa disso, sentem-se solitários. Eles são levados a buscar em outros lugares e em criaturas indignas do amor indiviso de seus corações consagrados a plenitude de esperança, felicidade e paz que só Eu lhes posso dar. Muitos avançam nesse caminho de amargura e frustração: eles tentam preencher seu vazio interior em buscas vãs, na luxúria, nos bens materiais, na comida e na bebida, e por mais que quase sempre me tenham por perto, no Sacramento do meu Amor, preferem deixar-me sozinho, dia após dia e noite após noite.

Para completar estas palavras de Jesus, cito a seguir umas palavras tocantes de Nossa Senhora ditas ao Padre Gobbi, dirigidas também aos sacerdotes com relação ao Sacrário:

Então, meus prediletos e filhos consagrados ao meu Coração, sede vós, hoje, um forte apelo ao pleno retorno de toda a igreja militante a Jesus presente na Eucaristia.

Porque só ali está a fonte da Água viva, que purificará a sua aridez e renovará o deserto a que ela se reduziu; só ali está o segredo da Vida, que abrirá para ela um segundo Pentecostes de graça e de luz; só ali está a fonte da sua renovada santidade: Jesus na Eucaristia.

Não são os vossos planos pastorais nem as vossas discussões, não são os meios humanos em que pondes confiança e tanta segurança que dará a toda a Igreja a força para uma completa renovação, esta renovação completa e esta força virá só de Jesus Eucarístico.

Lição: gravemos estas palavras de Jesus: é no Sacrário que encontraremos o Amigo que tanto procuramos. Saibamos rezar também para que os sacerdotes aumentem a fé na presença de Jesus no Sacrário e passem muitos momentos diante dEle e que sintamos as palavras de Jesus e de Nossa Senhora dirigidas aos sacerdotes também a nós.

SACRÁRIO: ENCONTRAR NELE NOSSO MELHOR AMIGO, JESUS

You may also like

DOUTRINA (13): JESUS CRISTO (1)
EVANGELHO - Jo 17, 11b-19 Naquele tempo: Jesus ergueu os olhos ao céu ...
JESUS CRISTO: O AMOR POR ELE (3)
EVANGELHO - Jo 16, 29-33 Naquele tempo: Os discípulos disseram a ...
JESUS CRISTO: O AMOR POR ELE (2)
EVANGELHO - Jo 15, 26 - 16, 4a Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
JESUS: O SEU CORAÇÃO REVELADO NA ORAÇÃO SACERDOTAL
EVANGELHO - Jo 17, 11b-19 Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu ...
JESUS CRISTO: SEM MIM NADA PODEIS FAZER
EVANGELHO - Jo 15, 1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: ...
JESUS CRISTO: SEGUI-LO É FAZER OBRAS MARAVILHOSAS; SEM ELE NADA PODEMOS FAZER
EVANGELHO - Jo 14, 7-14 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ...
JESUS CRISTO: É O BOM PASTOR, SEGUIR A SUA VOZ
EVANGELHO - Jo 10, 11-18 Naquele tempo, disse Jesus: Eu sou o bom ...
NOSSA SENHORA: DOR DIANTE DO SEU FILHO MORTO
EVANGELHO - Mt 28, 1-10 Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia ...
CONFISSÃO: MELHOR PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA
EVANGELHO - Mt 26, 14-25 Naquele tempo: Um dos doze discípulos, ...
DOMINGO DE RAMOS: COMEÇA A SEMANA
EVANGELHO – Mt 26, 14 – 27,66 Hoje o Evangelho é bastante longo, pois ...
Page 1 of 27
Rolar para o topo