QUARESMA: COMO VIVÊ-LA

EVANGELHO – Mt 6, 1-6.16-18

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
Começa hoje a Quaresma. A Quaresma sempre começa depois do Carnaval.

Na verdade, deveríamos dizer que o Carnaval sempre começa antes da Quaresma. Por quê? Porque, como antigamente as pessoas ficavam todo o período da Quaresma sem comer carne, criou-se um costume de festejar os dias anteriores à Páscoa com uma festa na qual as pessoas comiam carne à vontade, pois sabiam que depois passariam um bom tempo sem comê-la. Daí surgiu o nome de carnaval, que vem do latim: carne vale, vale comer carne, pode-se comer carne.

O que é a Quaresma, qual é o seu sentido?

A Quaresma é um período de preparação para a Páscoa. A Páscoa, por sua vez, é a grande festa da Igreja, a maior de todas, pois é a festa da salvação, a festa do dia em que se cumpriu a promessa de Deus, que nos perdoaria e nos abriria novamente as portas do Céu, as portas da felicidade infinita junto com Ele. E a nossa salvação se deu com a morte de Cristo na Cruz coroada com a sua ressurreição no domingo chamado, a partir deste dia, de Domingo de Páscoa. Cristo com a sua ressurreição provou a todos nós que é Deus e que venceu a morte, venceu o pecado. A palavra Páscoa vem de passagem, e nós lembramos a passagem memorável de Cristo na terra para nos salvar. É a mesma palavra que se utiliza para a Páscoa do Antigo Testamento, em que o Anjo exterminador passou salvando o povo judeu, o povo de Deus, da escravidão do Egito. A Páscoa do Novo Testamento, que é a Páscoa que comemoramos, é mais importante, pois foi a vitória da pior escravidão que existe, que é a escravidão do pecado, que nos afasta de Deus, dos homens, e nos impede de ter uma eternidade feliz junto de Deus.

Como a Páscoa é uma festa importantíssima, ela começou a ser preparada com dias de antecedência, até que se fixaram quarenta dias, fazendo alusão aos quarenta dias que Cristo passou jejuando, fazendo penitência no deserto, antes de começar a vida pública.

E a Quaresma começa com a Quarta-Feira de Cinzas. E aí alguém poderia perguntar: por que estas cinzas? Porque as cinzas nos lembram a brevidade da vida. É como se Deus quisesse nos dizer: olha, sua vida é breve; dentro em pouco você estará na minha presença e poderá ir ao Céu só se você me colocar em primeiro lugar na sua vida e só depois de ter se purificado de todos os seus pecados.

Então a Quaresma nos diz: olha, sua vida é breve. Esses quarenta dias são como toda a sua vida. Aproveite estes quarenta dias para se converter para mim, de todo o coração, e para você se purificar dos seus pecados.

Então a mensagem principal da Quaresma é de “conversão”, enquanto é tempo, e “purificação” dos pecados. Daí a Igreja recomendar as três práticas tradicionais: oração, jejum e esmola.

Oração: para nos convertermos de verdade para Deus, para colocá-lo em primeiro lugar, para amá-lo como Ele nos disse: “Com todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua força, com todo o teu entendimento”, para amá-lo cumprindo todos os seus mandamentos, temos que rezar bastante para conseguir isso, pois nos apegamos ao pecado e nos afastamos de Deus.

Jejum: o jejum são as penitências. Como eu consigo converter o meu coração? Como eu consigo purificá-lo? Fazendo penitência. Dizendo não a coisas para as quais eu estou dizendo sim e estão me afastando de Deus. Ou dizendo sim a coisas para as quais eu estou dizendo não e estão me afastando de Deus. Assim, por exemplo, posso fazer o jejum do egoísmo, pois ele está me impedindo de ir à missa aos domingos, por pensar só em mim; posso fazer o jejum dos olhos, pois eles estão me fazendo pecar olhando para coisas que não devo. E assim por diante.

Esmola: quem dá esmola faz uma caridade. Ou seja, a esmola é fruto do amor. De fato, se nosso amor por Deus é pequeno, não vamos estar tão perto dEle, não fazemos força para nos converter, não vamos entender a penitência e nem ter força para fazê-la. A Quaresma é um tempo, portanto, para crescer no amor a Deus e no amor ao próximo. Para sermos mais generosos em dar tempo a Deus e sermos mais generosos em dar tempo aos outros.

É assim que se vive a Quaresma. Pensemos, portanto, qual é a conversão que Deus me pede neste ano, rezemos e façamos penitência para alcançá-la. E pensando com a imposição das cinzas que esta vida é breve.

QUARESMA: COMO VIVÊ-LA

You may also like

NOSSA SENHORA: DOR DIANTE DO SEU FILHO MORTO
EVANGELHO - Mt 28, 1-10 Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia ...
CONFISSÃO: MELHOR PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA
EVANGELHO - Mt 26, 14-25 Naquele tempo: Um dos doze discípulos, ...
DOMINGO DE RAMOS: COMEÇA A SEMANA
EVANGELHO – Mt 26, 14 – 27,66 Hoje o Evangelho é bastante longo, pois ...
SÃO JOSÉ: NOSSO PAI, SUA SANTIDADE
EVANGELHO – Mt 1, 16.18-21.24a Jacó gerou José, o esposo de Maria, da ...
PERDÃO: CAMINHOS PARA ELE
EVANGELHO - Mt 18, 21-35 Naquele tempo: Pedro aproximou-se de Jesus e ...
SALVAÇÃO: DOLOROSO APELO DE JESUS
EVANGELHO - Mt 21, 33-43.45-46 Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos ...
POBREZA: DESPRENDIMENTO; QUARESMA
EVANGELHO - Lc 16, 19-31 Naquele tempo, Jesus disse aos fariseus: ...
CARIDADE: SERVIR; QUARESMA
EVANGELHO - Mt 20, 17-28 Naquele tempo: Enquanto Jesus subia para ...
PECADO: LUTA CONTRA A SOBERBA; QUARESMA
EVANGELHO - Mt 23, 1-12 Naquele tempo: Jesus falou às multidões e a ...
CARIDADE: ALGUNS PONTOS DE EXAME; QUARESMA
EVANGELHO - Lc 6, 36-38 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
Page 1 of 23
Rolar para o topo