PROVIDÊNCIA DIVINA (16): INSTITUIÇÃO NO MEIO DA SELVA

EVANGELHO – Jo 15, 18-21

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: “O servo não é maior que seu senhor”. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
a partir do momento que decidimos seguir Jesus Cristo, já não somos mais do mundo, já não somos mais destes que buscam as máximas do mundo. E como são muitos os que seguem as máximas do mundo, é inevitável que sejamos perseguidos e odiados como Jesus o foi.

Alguém poderá dizer: puxa, eu sigo Jesus Cristo mas não sofro esta perseguição. Então o que acontece é que você não segue realmente Jesus Cristo ou é covarde e se esconde. Não tem como viver os ensinamentos de Cristo e não chocar com o ambiente. Não tem como ser honesto e não chocar com o ambiente. Não tem como não fofocar e não chocar com o ambiente. Não tem como viver a castidade e não chocar com o ambiente e assim por diante. Mesmo que tenhamos um amor muito grande pelas pessoas, mesmo que não queiramos o mal a ninguém, seremos odiados e perseguidos. Se Jesus que é o Amor infinito foi odiado e perseguido, muito mais nós. A perseguição é um sinal de que seguimos Jesus Cristo. Porém se seguirmos as máximas do demônio e do mundo, ninguém vai nos perseguir, só uns poucos que zelam pelas leis que ainda são justas.

Dando continuidade à nossa série sobre a Providência divina, gostaria hoje de citar um exemplo que me impactou muito quando o conheci. Ele está neste filme chamado “Terra de Maria” que, aliás, recomendo a todos.

Este filme é produzido por um cineasta espanhol que gosto muito e se chama, Juan Manoel Cotelo. Ele tem uma produtora de filmes que se chama “Infinito mais um”. Ele é muito inteligente e produz filmes que possam impactar no comportamento das pessoas. Este filme “Terra de Maria” tem um lado real e um lado divertido. Começa encenando a sua chegada numa igreja onde a sua chefe vai lhe passar uma missão, pois ele pertence a uma agência de espionagem. E a chefe vai dizer-lhe que existe uma tal Nossa Senhora que parece que tem feito muitos milagres e que se isso for verdade, isso é perturbador para a sociedade atual. Então ele vai investigar se isto é verdade ou não. Aí o filme começa a mostrar pessoas de várias partes do mundo que se converteram através de Nossa Senhora e o que elas estão fazendo hoje na sociedade.

Uma das pessoas “investigadas” é um padre do Panamá que, inspirado por Nossa Senhora, criou uma instituição para cuidar de moças em estado de vulnerabilidade. Quando este filme foi feito, cuidava de cerca de 900 moças. E esta instituição foi criada no meio da selva e, por querer de Nossa Senhora, sobrevive à base de contribuição das pessoas, inclusive para comer. E aí Juan Manoel pergunta ao sacerdote como que os alimentos chegam no meio da selva, sem que eles vão atrás. E aí o sacerdote diz que isso acontece, pois Nossa Senhora quis que fosse assim e Ela cuida para não faltar nada. Vejamos um trecho deste filme falando disso.

* * *

Impressionante, não é verdade? Mas assim como esta instituição, há muitas na Igreja que também se mantêm à base de doação para comer e para as outras necessidades. Há algumas que cuidam de pobres cuja comida doada vai primeiro para os pobres e depois para os membros da instituição. E estas instituições seguem adiante por querer de Deus e para mostrar entre outras coisas, a realidade da Providência divina.

Lição: termino hoje esta série sobre a Providência divina. Espero que estas reflexões tenham servido para fortalecer a fé e a confiança plena em Deus, de um Deus que é Pai e todo Amor e, como todo bom pai, cuida de nós e não deixa que falte o necessário.

PROVIDÊNCIA DIVINA (16): INSTITUIÇÃO NO MEIO DA SELVA

You may also like

NATAL: ESTRELA DOS MAGOS
EVANGELHO - Jo 1, 35-42 Naquele tempo, João estava de novo com dois de ...
NATAL: SÃO JOSÉ
EVANGELHO - Jo 1, 19-28 Este foi o testemunho de João, quando os ...
FIM DE ANO: PROPÓSITOS PARA O ANO
EVANGELHO - Jo 18, 1-18 No princípio era a Palavra, e a Palavra estava ...
SÃO JOÃO APÓSTOLO: SUA VIDA
EVANGELHO - Jo 20, 2-8 No primeiro dia da semana, Maria Madalena saiu ...
JESUS CRISTO: REI DO UNIVERSO
07:51
EVANGELHO - Jo 18, 33b-37 Naquele tempo, Pilatos chamou Jesus e ...
NOSSA SENHORA: NOSSA SENHORA APARECIDA, SEU PODER
EVANGELHO – Jo 2, 1-11 Naquele tempo: Houve um casamento em Caná da ...
CRUZ: FESTA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ
EVANGELHO - Jo 3, 13-17 Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: ...
COMUNHÃO: COMEMOS O CORPO DE CRISTO
EVANGELHO - Jo 6, 60-69 Naquele tempo, muitos dos discípulos de Jesus, ...
SÃO BARTOLOMEU: EXEMPLO DE SINCERIDADE
EVANGELHO - Jo 1, 45-51 Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: ...
EUCARISTIA: ALIMENTO DA VIDA ETERNA
EVANGELHO - Jo 6, 41-51 Naquele tempo, os judeus começaram a murmurar ...
Page 1 of 21
Rolar para o topo