POBREZA: NÃO JUNTEIS TESOUROS NA TERRA


EVANGELHO – Mt 6, 19-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. Se o teu olho está doente, todo o teu corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
No Evangelho de hoje Nosso Senhor nos ensina outra lição relacionada agora ao 10º. Mandamento: “Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam”.

Com palavras tão simples, Jesus nos ensina qual deve ser o foco da nossa vida: a vida eterna. Todo tesouro aqui desta terra vira pó ao passo que os tesouros celestiais ficarão para sempre. Do modo como Jesus fala, fica clara a estultícia de juntar tesouros aqui na terra e descuidar de juntar tesouros no céu. Porém, quantas e quantas pessoas estão seguindo este caminho. Parece que estas palavras de Jesus foram apagadas do Evangelho.

Qual é o foco da minha vida? Juntar tesouros na terra ou juntar tesouros no céu?

Quais são os tesouros celestiais? São as riquezas espirituais: ir atrás do amor de Deus, procurar crescer em todas as virtudes, procurar parecer-se cada dia mais com Cristo, procurar receber os sacramentos, ir em busca da santidade com todas as forças, cumprir os ensinamentos de Cristo, amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos etc etc.

Depois que Jesus nos alerta para não juntar tesouros na terra, nos dá a famosa chave para sabermos onde está o nosso tesouro: “onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração”. Esta frase de Cristo temos que gravá-la no fundo da nossa alma e repeti-la inúmeras vezes ao longo da nossa vida. Meu tesouro está onde está o meu coração. Que cada um de nós agora faça esta pergunta hoje: onde está o meu coração? Onde tem estado o meu coração?

Se o nosso coração não estiver no lugar certo, peçamos a Deus que nos ajude a colocá-lo no lugar. Peçamos a Deus que nos ajude a ver a transitoriedade das coisas terrenas, que nos ajude a perceber que nelas não está a felicidade, que nada desta terra poderá satisfazer a nossa sede infinita de felicidade, que nos ajude a dar-nos conta desta frase de Cristo que toca a raiz desta questão: “de que vale o homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder a sua alma”.

Colocar o coração no lugar. Esta é uma tarefa importantíssima. Se não fizermos isto, Santo Agostinho nos dirá: “corres bem, mas fora do caminho”.

Lição: Vemos como Jesus é muito claro e não deixa margem a dúvidas nas suas palavras: “não junteis para vós tesouros na terra”. Saibamos colocar em prática estas palavras de Nosso Senhor sabendo que disto, que de colocá-las em prática ou não, está em jogo a nossa verdadeira felicidade.

POBREZA: NÃO JUNTEIS TESOUROS NA TERRA

You may also like

PAI-NOSSO: A ORAÇÃO MAIS PERFEITA
EVANGELHO - Mt 6, 7-15 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ...
ESMOLA: GENEROSIDADE, QUARESMA
EVANGELHO - Mt 25, 31-46 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ...
TENTAÇÕES: SÃO BOAS E NÃO MÁS
EVANGELHO - Mt 4, 1-11 Naquele tempo: o Espírito conduziu Jesus ao ...
PENITÊNCIA: SEM BITOLAÇÃO, SABER FESTEJAR
EVANGELHO - Mt 9, 14-15 Naquele tempo: Os discípulos de João ...
QUARESMA: COMO VIVÊ-LA
EVANGELHO - Mt 6, 1-6.16-18 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
POBREZA: DESPRENDIMENTO DOS BENS MATERIAIS
EVANGELHO - Mc 1, 14-20 Depois que João Batista foi preso, Jesus foi ...
REIS MAGOS: SUA HISTÓRIA, EPIFANIA
EVANGELHO - Mt 2, 1-12 Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na ...
SANTOS INOCENTES: SENTIDO DA DOR
EVANGELHO - Mt 2, 13-18 Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor ...
SANTO ESTÊVÃO: SEGUIR SEU EXEMPLO
EVANGELHO - Mt 10, 17-22 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
NATAL: E A POBREZA
EVANGELHO - Mt 1, 18-25 A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua ...

Page 1 of 21

Rolar para o topo