PLANO DA SANTIDADE (6): ORAÇÃO MENTAL


EVANGELHO – Lc 17, 20-25

Naquele tempo: Os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente.
Nem se poderá dizer: “Está aqui” ou “Está ali”, porque o Reino de Deus está entre vós”.
E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. As pessoas vos dirão: “Ele está ali” ou “Ele está aqui”. Não deveis ir, nem correr atrás. Pois, como o relâmpago brilha de um lado até ao outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
os fariseus pensavam que o Reino de Deus se manifestaria de uma forma grandiosa. No entanto, o filho de Deus, desde o seu nascimento em Belém, dá testemunho de que a Redenção que Ele vai realizar seguirá por caminhos muito diferentes dos que eles imaginavam.

O Reino de Deus chegou com tal simplicidade e normalidade que muitos não podem acreditar que já esteja presente entre eles. Eles acham escandaloso demais que a Verdade mais profunda irrompa de uma forma tão simples e discreta.

Deus nos fala através do Espírito e Ele o faz como quer e quando quer. Santa Teresinha expressava assim: “o Doutor dos doutores, ensina sem o ruído de palavras… Nunca o ouvi falar, mas, a cada momento, sinto que está em mim. Guia-me, inspira o que devo dizer ou fazer. Bem no momento em que preciso, descubro luzes que nunca tinha visto antes, na maioria das vezes, não é durante as minhas orações que elas surgem mais abundantes, é no meio das ocupações diárias…” (Santa Teresa de Lisieux, História de uma alma).

Cabe a nós colocar desejos e atenção para ouvi-lo; em suma, deixar-lhe o leme da nossa alma e lutar para seguir as suas inspirações em cada momento.

Continuando nossa série sobre o Plano da Santidade, hoje vamos falar de um meio importantíssimo para crescermos a cada dia humana e espiritualmente: a oração mental.

Não é preciso dizer que estamos num mundo extremamente agitado, onde o que não faltam são tarefas a serem realizadas e pressões de todos os lados.

Num mundo assim é muito fácil que nos percamos sem ter espaço para um mínimo de reflexão para colocarmos as coisas no lugar. A reflexão é vital, é absolutamente fundamental para a vida humana. Um homem sem reflexão é um autômato vagando no mundo como um barco à deriva.

Até do ponto de vista espiritual a reflexão é fundamental. Até hoje me lembro de uma frase de Santa Teresa onde ela dizia que “com quinze minutos de meditação diária nos salvamos; senão nem precisamos de demônio que nos tente”. Ou seja, sem reflexão, sem meditação, o demônio nem precisa perder tempo conosco, pois nos perdemos sozinhos.
Por isso, queria recomendar vivamente a “meditação diária”. A meditação é uma oração onde conversamos com Deus como um amigo.

Como se faz a meditação? Faz-se:
– reservando um horário todos os dias para ela; recomendo cerca de 15 minutos por dia;
– abrindo o coração com toda simplicidade a Deus: contando as preocupações do dia, alegrias, tristezas;
– apoiando-se num livro para não nos perdermos; recomendo um texto fantástico que vocês podem pegar na internet diariamente; é de um sacerdote espanhol que é tão famoso que seus textos são traduzidos hoje para onze idiomas, inclusive o português; este texto é dividido em três partes com o intuito de se ler cada parte e depois conversar com Deus; este é o link do texto: http://www.hablarcondios.org/pt/meditacaodiaria.asp
– falando com Deus e o ouvindo; deve ser um verdadeiro diálogo.

Como disse acima, deve ser um verdadeiro diálogo, pois Deus deve nos guiar e nos lapidar por dentro. Aí as pessoas costumam me perguntar: como ouço a Deus? Como sei que é Deus quem está me falando ou é a minha consciência?

Costumo dizer que Deus fala na simplicidade. Costumo dizer também que as pessoas simples ouvem a Deus e as pessoas complicadas se complicam. É muito simples: uma vez que nos pomos na presença de Deus, tudo aquilo que vem de bom nesta hora é Deus quem está nos falando, nos inspirando.

Neste diálogo, Deus vai querer nos guiar, nos encher com seu Amor, nos fortalecer, nos consolar, nos encher de Paz. Vai querer nos lapidar também. Vai nos dizer tudo aquilo que podemos melhorar, que precisamos mudar. Ele quer que nos pareçamos cada vez mais com Ele e que vivamos todos os seus mandamentos. Amá-lo é fazer todo o esforço para colocar em prática o que Ele nos pede.

Dedicando este tempo diário à meditação podem ter a certeza de que:
– vocês começarão a se sentir muito melhor;
– vocês colocarão diariamente o coração, os sentimentos, no lugar;
– vocês saberão para onde devem ir na vida, se estão no caminho certo;
– vocês encontrarão uma paz sem igual;
– vocês começarão a melhorar seguindo os conselhos de Deus e isso será motivo de grande alegria; todos nós fomos feitos para crescer, para progredir;
– vocês terão a luz para resolver os problemas da vida etc.

Lição: façamos diariamente a meditação e nossa vida se encherá de um conteúdo inigualável! Vale a pena!

PLANO DA SANTIDADE (6): ORAÇÃO MENTAL

You may also like

NOSSA SENHORA: IMACULADA CONCEIÇÃO, COMBATER O PECADO
EVANGELHO - Lc 1, 26-38 Naquele tempo: O anjo Gabriel foi enviado por ...
CARIDADE (13): CEDER (2)
EVANGELHO - Lc 10, 21-24 Naquele momento, Jesus exultou no Espírito ...
VIGILÂNCIA: ESTARMOS VIGILANTES QUANDO DEUS NOS CHAMAR À SUA PRESENÇA
EVANGELHO - Lc 21, 34-36 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
VIRTUDES HUMANAS (7): FORTALEZA
EVANGELHO - Lc 21, 29-33 Naquele tempo: Jesus contou-lhes uma ...
DOUTRINA (7): SANTÍSSIMA TRINDADE (3)
EVANGELHO - Lc 21, 12-19 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
CARIDADE (12): CEDER (1)
EVANGELHO - Lc 21, 5-11 Naquele tempo: Algumas pessoas comentavam a ...
JESUS: CARTA DE SÃO JOÃO BATISTA AOS SEUS DISCÍPULOS
EVANGELHO - Lc 21, 1-4 Naquele tempo: Jesus ergueu os olhos e viu ...
BÍBLIA (13): GÊNESIS (9)
EVANGELHO - Lc 20, 27-40 Naquele tempo: Aproximaram-se de Jesus alguns ...
VIRTUDES HUMANAS (6): JUSTIÇA
EVANGELHO - Lc 19, 45-48 Naquele tempo: Jesus entrou no Templo e ...
PLANO DA SANTIDADE (7): VISITA AO SANTÍSSIMO
EVANGELHO - Lc 19, 41-44 Naquele tempo: Quando Jesus se aproximou de ...

Page 1 of 19

Rolar para o topo