PENITÊNCIA: SEM BITOLAÇÃO, SABER FESTEJAR

EVANGELHO – Mt 9, 14-15

Naquele tempo: Os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”
Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão.
– Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
Este Evangelho tão curto nos traz uma questão interessante. Os discípulos de São João Batista se aproximaram de Jesus e lhes perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”

Diante desta pergunta, Jesus dará uma resposta que nos faz pensar: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”. O que Jesus quer dizer com estas palavras? Que aqueles dias dos discípulos de Jesus junto com Ele, que seriam ao cabo três anos, seriam dias de festa e nestes dias devemos festejar e não nos preocupar-nos tanto em fazer penitência. Ou seja, Cristo não quer que sejamos bitolados na penitência. Santa Teresa de Ávila a este respeito dizia umas palavras muito simpáticas. Ela adorava comer perdiz. Então ela dizia assim: “mortificação, mortificação, perdiz, perdiz”. Ou seja, é como se dissesse: sim, devo mortificar-me, mas quando tem perdiz, dá licença, pois vou comer perdiz. Lógico, de uma maneira moderada e não gulosa.

Vamos imaginar que fizemos a penitência nestes dias da Quaresma de não comer doce. Muito bem, é uma ótima penitência. Agora imaginem que no meio da Quaresma há o teu aniversário. E aí, como você escolheu a penitência de não comer doce, você não vai comer nada de doce neste dia, nem sequer o bolo do teu aniversário. Não é preciso ser tão bitolado assim. Não há nenhum problema em comer doce neste dia. Não é nenhum pecado comer doce e não é nenhum pecado “quebrar a Quaresma” como as pessoas dizem por aí.

Qual é o objetivo da penitência? São muitos os seus objetivos como vimos ontem. Mas o mais importante é que ela nos aproxime de Deus. E a proximidade com Deus é uma questão sobretudo do coração e não de uma prática externa. Não há dúvida que a prática externa ajuda na conversão do coração. Mas a conversão do coração pode ser obtida de muitas formas. O mais importante é o arrependimento interior dos nossos pecados e o propósito de nunca mais cometê-los.

Saibamos fazer as penitências da Quaresma com espírito de liberdade, como filhos que querem amar cada vez mais a Deus e que se alegram também, junto com Deus, quando é um dia de festa.

Uma observação que gostaria de fazer é quando termina a Quaresma. A Quaresma termina no sábado à noite que é véspera do Domingo de Páscoa. Se vocês assistem à cerimônia do Sábado Santo, a Quaresma termina com esta cerimônia. Assim, depois dela, já podem festejar a Páscoa.

PENITÊNCIA: SEM BITOLAÇÃO, SABER FESTEJAR

You may also like

NOSSA SENHORA: DOR DIANTE DO SEU FILHO MORTO
EVANGELHO - Mt 28, 1-10 Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia ...
CONFISSÃO: MELHOR PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA
EVANGELHO - Mt 26, 14-25 Naquele tempo: Um dos doze discípulos, ...
DOMINGO DE RAMOS: COMEÇA A SEMANA
EVANGELHO – Mt 26, 14 – 27,66 Hoje o Evangelho é bastante longo, pois ...
SÃO JOSÉ: NOSSO PAI, SUA SANTIDADE
EVANGELHO – Mt 1, 16.18-21.24a Jacó gerou José, o esposo de Maria, da ...
PERDÃO: CAMINHOS PARA ELE
EVANGELHO - Mt 18, 21-35 Naquele tempo: Pedro aproximou-se de Jesus e ...
SALVAÇÃO: DOLOROSO APELO DE JESUS
EVANGELHO - Mt 21, 33-43.45-46 Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos ...
POBREZA: DESPRENDIMENTO; QUARESMA
EVANGELHO - Lc 16, 19-31 Naquele tempo, Jesus disse aos fariseus: ...
CARIDADE: SERVIR; QUARESMA
EVANGELHO - Mt 20, 17-28 Naquele tempo: Enquanto Jesus subia para ...
PECADO: LUTA CONTRA A SOBERBA; QUARESMA
EVANGELHO - Mt 23, 1-12 Naquele tempo: Jesus falou às multidões e a ...
CARIDADE: ALGUNS PONTOS DE EXAME; QUARESMA
EVANGELHO - Lc 6, 36-38 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
Page 1 of 23
Rolar para o topo