PAZ: VEM AO ESTARMOS EM ESTADO DE GRAÇA E REZANDO MAIS


EVANGELHO – Mc 10, 28-31

Naquele tempo: Começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida – casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições – e, no mundo futuro, a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
o Evangelho de hoje é continuação do Evangelho do jovem rico que é aquele rapaz que apareceu diante de Jesus e lhe perguntou o que devia fazer para conquistar o Reino dos Céus. Jesus lhe respondeu que para isso devia cumprir os mandamentos. O jovem, então, lhe disse que já os vivia. Então Jesus, sabendo que podia dar mais, lhe disse para vender tudo o que tinha, dar aos pobres, e segui-lo. Porém, diz o Evangelho, que o jovem foi embora triste, pois era rico e não quis desfazer-se dos seus bens.

Ao ver o jovem indo embora, Simão Pedro se volta para Jesus e lhe pergunta: Senhor, o que será de nós que deixamos tudo e te seguimos? E Jesus responde que todo aquele que o seguir receberá 100 vezes mais nesta vida e a vida eterna na outra. Saber que Deus nos premia assim, enche o nosso coração de alegria e de paz.

Vamos continuar nossa reflexão sobre a paz retomando o fio da semana passada. Terminamos a última reflexão com esta questão: como encontrar a paz se sempre terei problemas em minha vida? E falamos que há dois caminhos para encontrar a paz: um de preenchimento do coração e o outro de libertação, de esvaziamento dele.

Comecemos pelo caminho mais importante de todos: o de preenchimento do coração – mais concretamente, do preenchimento de Deus.

Iniciamos todas estas reflexões dizendo que Deus é a Paz. Em Deus reina uma paz infinita. Ora, se Deus é a Paz, a paz infinita, quanto mais eu preencher o meu coração de Deus, mais paz eu terei.

E como eu faço para preencher o meu coração de Deus? Das seguintes formas:

a) em primeiro lugar, estando em “estado de graça”

O que é o “estado de graça”? É o estado da alma em que ela não tem nenhum pecado grave ou mortal. Nessas condições, Deus prometeu que estaria de um modo especial dentro de nós: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada” (Jo 14, 23).

Assim, uma pessoa que não tem nenhum pecado grave no seu coração, pois pediu perdão por eles na confissão, está em estado de graça. E, estando em estado de graça, Deus faz morada nesta alma.

Que Deus more na nossa alma!!! Isso não é maravilhoso? Não é incrível?

Assim, as pessoas que conheço que têm uma profunda paz interior são aquelas que estão em estado de graça. Veja, por exemplo, a vida dos santos. É impressionante como conseguiam ter paz em meio a enormes tribulações. Uma vez, por exemplo, São João Bosco foi chamado pelo prefeito da cidade com o intuito de extinguir aquilo que seria o germe da sua congregação. Qualquer um nessa situação ficaria tenso, aflito, angustiado. O que aconteceu com São João Bosco? Dormiu na sala de espera. Quando o prefeito entrou na sala de espera para chamá-lo e o viu dormindo placidamente, pensou: “Este homem não fará mal nenhum a ninguém. Vou deixá-lo em paz”. Assim, despediu-o sem fazer nada.

Como os santos têm a consciência de que Deus está realmente junto deles, pois procuravam estar em estado de graça e tentavam fazer a sua vontade, viviam sempre em paz.

b) em segundo lugar, rezando mais

Ter Deus dentro do nosso coração é o ponto mais importante. Mas esse preenchimento de Deus aumentará ainda mais se rezarmos mais durante o dia.

Um santo comparava a oração à possibilidade de ter o ar para respirar. E dizia que se parasse de rezar começava a lhe faltar o ar, a se asfixiar. Se parasse de rezar, abria espaço para o inimigo e, portanto, abria espaço para perder a paz.

Assim, se queremos ter mais paz, ter mais Deus, procuremos estar em estado de graça e rezemos mais, estejamos o dia inteiro unidos a Deus, quer estejamos trabalhando, quer estejamos descansando, quer estejamos praticando um esporte ou realizando qualquer outra atividade.

PAZ: VEM AO ESTARMOS EM ESTADO DE GRAÇA E REZANDO MAIS

You may also like

JESUS CRISTO: SEGUI-LO, VALE A PENA
EVANGELHO - Jo 1, 35-42 Naquele tempo: João estava de novo com dois de ...
NATAL: LIÇÃO DE PUREZA
EVANGELHO - Jo 1, 43-51 Naquele tempo, Jesus resolveu partir para a ...
NATAL: LIÇÃO DE MANSIDÃO
EVANGELHO - Jo 1, 29-34 Naquele tempo: João viu Jesus aproximar-se ...
NATAL: LIÇÃO DE CUMPRIMENTO DA VONTADE DE DEUS
EVANGELHO - Jo 1, 19-28 Este foi o testemunho de João, quando os ...
SÃO JOÃO APÓSTOLO E EVANGELISTA: CRESCER NO AMOR A JESUS
EVANGELHO - Jo 20, 2-8 No primeiro dia da semana, Maria Madalena saiu ...
NATAL: PRESENÇA DE JESUS NA EUCARISTIA
EVANGELHO - Jo 1, 1-18 No princípio era a Palavra, e a Palavra estava ...
NATAL: E A PAZ
EVANGELHO - Lc 1, 5-25 Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um ...
ALEGRIA: ESTAR COM DEUS, NATAL
EVANGELHO - Jo 1, 6-8.19-28 Surgiu um homem enviado por Deus; Seu nome ...
NOSSA SENHORA: FESTA DE APARECIDA, PRINCESA ISABEL
EVANGELHO - Jo 2, 1-11 Naquele tempo: Houve um casamento em Caná da ...
SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL: TRÊS GRANDES ARCANJOS
EVANGELHO - Jo 1, 47-51 Naquele tempo, Jesus viu Natanael que vinha ...

Page 1 of 14

Rolar para o topo