NOSSA SENHORA: RAINHA; ORAÇÃO DA SALVE RAINHA

EVANGELHO – Lc 1, 26-38

Naquele tempo: O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”! Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”! E o anjo retirou-se.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
é com grande alegria que comemoramos hoje a festa de Nossa Senhora Rainha.

Como mencionei outro dia, Deus revelou à venerável Maria de Jesus Agreda que a primeira pessoa pensada pela Santíssima Trindade ao decidir realizar a criação foi Jesus Cristo. Jesus, que é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade que assumiu a natureza humana, seria o Rei de toda a criação. E a segunda pessoa pensada pela Santíssima Trindade foi Maria, pois dela Cristo viria à terra.

E se Cristo é Rei, e rei de toda a criação, Maria que é a sua mãe, é rainha e rainha de toda a criação.

Maria é rainha por este motivo e porque foi adornada por Deus, devido ao seu papel importantíssimo na criação, de dons inimagináveis. Ela simplesmente, afirma a Igreja, nasceu sem o pecado original e com mais graças do que todos os anjos e santos juntos. Como a graça é parte da natureza divina, imaginem quão divinizada é Maria! Imaginem um amor de mãe divinizado ao extremo! Imaginem um carinho, um cuidado, uma proteção, divinizados ao extremo! Essa é nossa mãe! É mãe de Jesus e, dada por Ele no alto da cruz, para ser nossa também.

Não dá alegria ter uma mãe assim? Não dá alegria que ela seja a nossa rainha?

Dando testemunho desta realeza de Maria, o Apocalipse diz: “apareceu no Céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça”. Vestida de sol quer dizer resplandecente de graça. Com a lua debaixo dos pés quer dizer soberana sobre todas as coisas criadas. E uma coroa de doze estrelas, o seu reinado. Por isso, na ladainho do terço dizemos: rainha dos anjos, rainha dos patriarcas, rainha dos profetas, rainha dos apóstolos, rainha dos mártires, rainha de todos os santos e assim por diante.

Como propósito da festa de hoje poderíamos aprender e repetir muitas vezes esta oração conhecida que é a Salve Rainha.

Salve rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
V. Rogai por nós, santa mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Vamos entender melhor o estado de ânimo de que brotou esta comovente oração se lembrarmos quem a compôs e em que circunstâncias. Ela é atribuída ao monge Herman Contrat que a teria escrito por volta de 1050, no mosteiro de Reichenan, na Alemanha. Eram tempos terríveis na Europa central: sucessivas calamidades naturais destruindo as colheitas, epidemias, miséria, fome e morte por toda parte. E, como não se bastasse, a ameaça contínua dos povos bárbaros do leste que invadiam os povoados, saqueando e matando, destruindo tudo, inclusive igrejas e conventos.

Frei Contrat tinha consciência da infortunada época em que vivia, mas tinha outras razões para a sua aflição e desconsolo. Ele nasceu raquítico e deforme. Sendo adulto, mal conseguia andar e escrevia com dificuldade, pois os seus dedos das suas mãos eram mirrados. Foi nessa situação que Frei Contrat elevou à rainha dos céus essa maravilhosa prece, carregada de sofrimento e esperança.

Contam que no dia do seu nascimento, ao constatarem o raquitismo e má formação, seus pais caíram em prantos. Sua mãe Miltreed, mulher muito piedosa, ergueu-se então do leito e, lá mesmo, consagrou o menino a Nossa Senhora. Consagrado a ela, foi educado no amor e na confiança por ela. Daí escrever esta oração tão pungente e confiante.

Quando esta oração veio a ser conhecida pelos fiéis, teve um sucesso enorme e logo passou a ser rezada e cantada em toda parte.

Um século mais tarde, ela foi cantada também na catedral de Espira, por ocasião de um encontro de personalidades importantes, entre elas, a do imperador Conrado e a do famoso São Bernardo de Claraval, conhecido como o “cantor da Virgem Maria”, pelos incendidos louvores que lhe dedicava nos seus sermões e escritos. São Bernardo foi um dos primeiros a chamá-la de “Nossa Senhora”.

Dizem que nesse dia, ao concluir o canto da “Salve Rainha” (cujas últimas palavras eram “mostrai-nos Jesus, o bendito fruto do vosso ventre”), no silêncio que se seguiu, ouviu-se a voz potente de São Bernardo que, num arrebato de entusiasmo por nossa mãe, gritou, sozinho, no meio da catedral: “ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria”. E a partir dessa data estas palavras foram incorporadas à “Salve Rainha”.

Nos quase mil anos que se passaram desde que Herman Contrat compôs a “Salve Rainha” uma multidão incontável de fiéis tem se servido desta oração para suplicar o seu socorro.

Lição: que encontremos nesta oração o apoio maravilhoso de nossa mãe que tanto pode perante Deus e tanto nos quer.

NOSSA SENHORA: RAINHA; ORAÇÃO DA SALVE RAINHA

You may also like

NOSSA SENHORA: COSTUME DO SÁBADO; FÉ
EVANGELHO - Lc 6, 1-5 Num sábado, Jesus estava passando através de ...
DIREÇÃO ESPIRITUAL: PODEROSA AJUDA PARA CONQUISTARMOS O CÉU
EVANGELHO - Mt 25, 1-13 Naquele tempo, disse Jesus, a seus discípulos, ...
SANTO AGOSTINHO: UM DOS MAIORES SANTOS DA IGREJA
EVANGELHO - Mt 23, 27-32 Naquele tempo, disse Jesus: Ai de vós, ...
SANTA MÔNICA: MODELO DE MÃE CRISTÃ
EVANGELHO - Mt 23, 23-26 Naquele tempo, disse Jesus: "Ai de vós, ...
VIRTUDES HUMANAS (19): PACIÊNCIA (9)
EVANGELHO - Mt 22, 34-40 Naquele tempo: Os fariseus ouviram dizer que ...
NOSSA SENHORA: HISTÓRIA DA SALVE RAINHA
EVANGELHO - Lc 1, 26-38   Naquele tempo: O anjo Gabriel foi ...
DOUTRINA (17): 3 ÚLTIMOS ARTIGOS DO CREDO
EVANGELHO - Mt 20, 1-16a Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
JESUS CRISTO (17): O AMOR POR ELE (6)
EVANGELHO - Mt 19, 16-22 Alguém aproximou-se de Jesus e disse: ...
NOSSA SENHORA: ASSUNÇÃO; IR AO CÉU ATRAVÉS DO TERÇO
EVANGELHO - Lc 1, 39-56 Naqueles dias, Maria partiu para a região ...
VIDA DE JESUS (1): NASCIMENTO
EVANGELHO - Mt 19, 13-15 Naquele tempo: Levaram crianças a Jesus, para ...
Page 1 of 31
Rolar para o topo