NOSSA SENHORA: DOR DIANTE DO SEU FILHO MORTO

EVANGELHO – Mt 28, 1-10

Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. De repente, houve um grande tremor de terra: o anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se, retirou a pedra e sentou-se nela. Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve. Os guardas ficaram com tanto medo do anjo, que tremeram, e ficaram como mortos. Então o anjo disse às mulheres: “Não tenhais medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava. Ide depressa contar aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos,
e que vai à vossa frente para a Galileia. Lá vós o vereis. É o que tenho a dizer-vos”. As mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos”! As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
Hoje é um dia alitúrgico, isto é, um dia sem liturgia, sem missa, pois Jesus está morto. O Evangelho que li é já o Evangelho da cerimônia da Vigília Pascal, isto é, a cerimônia da Ressurreição de Cristo celebrada na noite do sábado. A rigor esta cerimônia deveria ser celebrada à meia-noite, porém a Igreja permite que se adiante para não ser um incômodo para as pessoas assistir à missa numa hora tão tarde. Esta missa vale pela missa do Domingo de Páscoa que é celebrada no domingo pela manhã ou à tarde.

Como vocês ouvirão esta homilia pela manhã, penso que é melhor não falar ainda da ressurreição e sim, ainda, da morte de Cristo.

No ano passado eu vi um vídeo simplesmente maravilhoso de uma mística italiana que já comentei aqui em outras homilias, chamada Maria Valtorta. Deus revelou a esta mulher toda a sua vida. O vídeo que menciono é uma narração do que Nossa Senhora teria feito indo ao sepulcro neste dia diante do seu filho. É de cortar o coração. Gostaria aqui de reproduzir apenas o início dele.
Vocês podem vê-lo completo no meu canal Youtube e o link dele segue no final do texto da homilia que está no meu site homilias.fecomvirtudes.com.br

* * *

Que estas palavras de nossa mãe nos sirvam para crescer muito no amor por ela e, sobretudo, no desejo de amar o seu Filho com todo o nosso coração, sabendo quem Ele é e o que Ele fez por nós.

* * *

NOSSA SENHORA: DOR DIANTE DO SEU FILHO MORTO

You may also like

SANTÍSSIMA TRINDADE: AMAR CADA UMA DAS TRÊS PESSOAS
EVANGELHO - Mt 28, 16-20 Os onze discípulos foram para a Galileia, ...
NOSSA SENHORA: MÃE DA IGREJA
EVANGELHO - Jo 19, 25-34 Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, ...
PLANO DA SANTIDADE (12): 3 AVE-MARIAS
EVANGELHO - Jo 17, 20-26 Naquele tempo, Jesus levantou os olhos ao céu ...
NOSSA SENHORA: FESTA DA ANUNCIAÇÃO
EVANGELHO - Lc 1, 26-38 Naquele tempo: O anjo Gabriel foi enviado por ...
NOSSA SENHORA: DOR DIANTE DO SEU FILHO MORTO
EVANGELHO - Mt 28, 1-10 Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia ...
CONFISSÃO: MELHOR PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA
EVANGELHO - Mt 26, 14-25 Naquele tempo: Um dos doze discípulos, ...
DOMINGO DE RAMOS: COMEÇA A SEMANA
EVANGELHO – Mt 26, 14 – 27,66 Hoje o Evangelho é bastante longo, pois ...
SÃO JOSÉ: NOSSO PAI, SUA SANTIDADE
EVANGELHO – Mt 1, 16.18-21.24a Jacó gerou José, o esposo de Maria, da ...
PERDÃO: CAMINHOS PARA ELE
EVANGELHO - Mt 18, 21-35 Naquele tempo: Pedro aproximou-se de Jesus e ...
SALVAÇÃO: DOLOROSO APELO DE JESUS
EVANGELHO - Mt 21, 33-43.45-46 Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos ...
Page 1 of 25
Rolar para o topo