EVANGELHO – Lc 4, 14-22a
Naquele tempo: Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor”. Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor
Olhar para Jesus: continuando nossas lições de Natal, gostaria de falar hoje da paz.
O profeta Isaías, anunciando a vindo do Messias, diz que Ele será o Príncipe da Paz (Isaías 9, 6), ou seja, virá não um representante da paz, mas o seu autor, a sua fonte. Por isso, na noite de seu nascimento, os anjos cantaram: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens de boa vontade” (Lucas 2, 14).
Que notícia tão boa é esta! Ontem, falando com uma moça, ela dizia, com razão, que a paz é o maior bem espiritual que podemos ter. Se temos paz, temos tudo. É verdade! De que adianta termos tudo se não temos a paz interior, a paz do nosso coração?
Nossa Senhora, no livro do Padre Gobbi, falando do nascimento de Jesus, diz-nos que a partir deste momento já não temos mais motivos para temer a nada. E aqui está a fonte de toda a nossa paz: não ter mais o que temer, pois veio até nós o Salvador, o Príncipe da Paz. Vejamos o que diz Nossa Senhora:
* * *
24 de dezembro de 1975
Noite Santa
“Esta é a noite santa, vive-a sobre o meu coração, meu filho amadíssimo. Quero fazer-te participar de todo o meu amor, da minha ânsia materna quando, arrebatada numa luz do paraíso, o meu Filho Jesus nasceu neste mundo. Nasceu virginalmente e milagrosamente de mim, sua mãe.
A noite era profunda. Mas era ainda maior a noite que envolvia a humanidade, escrava do pecado, que não esperava mais a salvação. A noite envolvia também o povo eleito, que não correspondia mais ao espírito da sua eleição, nem estava pronto para receber o seu Messias.
Nesta noite tão profunda, surgiu a Luz, nasceu o meu pequeno Menino. No momento em que ninguém o esperava, quando nenhum lugar se abriu para o receber. Inesperado, não acolhido, rejeitado pela humanidade e, contudo, é neste momento que começa para a humanidade a sua Redenção. O meu Jesus nasce para redimir todos os homens dos seus pecados. Assim surge a Luz no meio de tantas trevas e o meu Menino vem para salvar o mundo.
Nasce na pobreza e na dor desta rejeição e os seus primeiros vagidos são só de pranto, sente o rigor do frio, todo o gelo do mundo o envolve. O meu Coração Imaculado recolheu as primeiras lágrimas do divino Menino. Confundiram-se com as do meu coração e enxuguei-as com os meus beijos de mãe.
Nesta noite santa, enquanto ainda vos dou o meu Filho, repito-vos: não temais, Jesus é o vosso Salvador. Agora o mundo está, mais do que nunca, mergulhado nas trevas. O gelo do ódio, da soberba e da incredulidade envolve o coração dos homens. A Igreja toda, acolhe com alegria a vinda do teu Jesus. Ele vive em ti porque quer que todos estes meus pobres filhos sejam salvos.
Meus queridos filhos, não temais. Hoje anuncio-vos uma grande notícia, que é de alegria para todos: o meu Filho Jesus é o vosso Salvador. Todos fostes redimidos por Ele; agora, todos podereis ser salvos por Ele.
Não temais. Assim como o meu Coração vos deu o Salvador, assim também o meu Coração Imaculado vos dá, nestes tempos, a alegria da sua salvação. Em breve, o mundo inteiro, que é invadido pelas trevas e que foi arrancado do meu Filho, gozará finalmente o fruto desta noite santa.
O triunfo do meu Coração Imaculado acontecerá por meio dum novo nascimento de Jesus nos corações e nas almas dos meus pobres filhos perdidos. Tende apenas confiança e não se apodere de vós nem a ansiedade, nem o desânimo. O futuro que vos espera será uma nova aurora de luz para todo o mundo, já purificado.
Nesta noite, junto do pobre berço do meu Menino, sinto a presença de amor dos meus queridos filhos que estreito ao meu coração, a todos vos agradeço e abençoo”.
Lição: estas palavras de Nossa Senhora são tão bonitas que dá vontade de comentar todas elas. Mas fixemos nestas palavras: “não temais”! O mundo pode estar em plena escuridão, o mal pode estar espalhado por todas as partes, porém nossa Mãe nos diz: “não temais”! “Hoje anuncio-vos uma grande notícia, que é de alegria para todos: o meu Filho Jesus é o vosso Salvador”. Tenho sentido paz no meu coração apesar de todos os pesares? Ouçamos e gravemos as palavras de Nossa Senhora: “não temais”! Que a presença de Deus, do Salvador, entre nós nos infunda uma profunda paz à toda prova!